O empreendedorismo corporativo, também conhecido como “intraempreendedorismo,” refere-se à prática de estimular a inovação e a mentalidade empreendedora dentro de empresas já estabelecidas. No Brasil, esse conceito tem ganhado força nos últimos anos, à medida que as organizações buscam maneiras de se adaptar às mudanças do mercado e inovar internamente.
Entenda os dados
Pesquisa, divulgada pela Agência Conversion, aponta um interesse crescente dos brasileiros pelo empreendedorismo corporativo. Segundo dados, entre o período de junho de 2023 e junho de 2024, houve um aumento significativo nas buscas por esse formato.
Em estados da região Norte do país houve um aumento de mais de 400% nas buscas relacionadas. Já em alguns lugares do Nordeste e Centro-Oeste o crescimento médio foi de 300%. O Pará lidera o ranking, com aumento de 420% nos 12 meses apurados. O estado da Bahia fica um pouco atrás, registrando 400% de crescimento nas buscas de termos relacionados.
Em seguida, temos o Mato Grosso (320%) representando o Centro-Oeste, seguido por Roraima (300%), mais um estado da região Norte. O Mato Grosso, em especial, segue em crescente evolução no quesito empreendedorismo corporativo. As empresas da região estão aproveitando as tendências para expandir seus horizontes e garantir uma retenção maior de talentos. Dentre os exemplos, está a terceirização de frota em Cuiabá, uma das soluções sugeridas pelos empreendedores, que beneficiam a organização em curto e médio prazo.
Já o Sul e Sudeste, representados pelo Rio de Janeiro e Santa Catarina, também seguem a tendência, mas de forma um pouco mais moderada, Nesse locais os números variam de 50% a 182%.
Empreendedorismo corporativo na prática
Quando se fala em empreendedorismo, as pessoas automaticamente assimilam ao ato de investir no seu próprio negócio e começar uma empresa do zero. Contudo, existem diferentes abordagens dentro da prática, e uma delas é o empreendedorismo corporativo.
A proposta dessa tendência é investir em uma empresa que não é sua, necessariamente, mas que possui alguma ligação com você. Podemos citar como exemplo um colaborador que faz parte do quadro de funcionários da empresa. Em vez de enfrentar todo o processo de iniciar um novo negócio, o indivíduo passa a se dedicar com a mesma intensidade à corporação em que já está inserido, buscando crescer junto com seu empregador.
Para que essa metodologia funcione, é necessário que a empresa esteja aberta a tal possibilidade e ofereça espaço para que seus colaboradores compartilhem suas ideias, quando houver interesse em empreender. Aqueles que contribuírem positivamente com o crescimento do negócio precisam ser recompensados adequadamente – afinal, tudo funciona à base de uma troca.
Quando o assunto é ambiente corporativo, é fundamental também que as empresas não só incentivem o compartilhamento de ideias, mas também criem uma cultura de reconhecimento e valorização dos colaboradores que se destacam. Quando os esforços e inovações dos funcionários são devidamente recompensados, isso fortalece o engajamento e a motivação de toda a equipe, criando um ciclo virtuoso de crescimento e inovação que beneficia tanto a organização quanto seus profissionais.