Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

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Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas impulsionam as vendas. E com os consumidores dispostos a fechar negócio, fica mais fácil obter resultados positivos em um curto intervalo de tempo. 

Datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal favorecem, em especial, as atividades do varejo, gerando boas expectativas na procura por produtos e serviços.

De acordo com a última Sondagem Econômica dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), houve um aumento de 1 ponto no Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE), atingindo 93,9 pontos, e em um avanço de 1,6 no Índice de Expectativas das MPE (IE-MPE), alcançando 93,6 pontos, revertendo uma queda de 44% do mês anterior.

No setor do comércio, o Índice de Expectativas das Micros e Pequenas Empresas (IE-MPE), relacionado às vendas futuras, aumentou de 87,3 para 91,4 pontos, representando um acréscimo de 4,1 pontos nas MPE do Comércio.

De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, “existe um otimismo e ao mesmo tempo uma certa cautela por parte de quem empreende, já que a demanda por produtos e serviços ainda estão abaixo do desejado. No entanto, os sinais concretos de melhora da economia, como o crescimento do PIB, tendência de queda nas taxas de juros e os dados de geração de empregos vão fazer com que o cenário se torne mais robusto e favorável”, afirmou ele. 

Planejamento para o Dia das crianças

Para aproveitar o gancho oferecido pelo mercado, é necessário entender o público alvo e focar no planejamento. Quando o empreendedor projeta as ações, as chances de sucesso aumentam. Alguns, inclusive, possuem um calendário com as datas comemorativas e comerciais. Assim, é possível, por exemplo:

  • planejar as estratégias de marketing; 
  • personalizar e antecipar campanhas;
  • negociar com os fornecedores para garantir os itens a tempo. 

Outubro, por exemplo, é marcado pelo dia das crianças, que desperta o interesse por consumo de itens voltados para o público infantil e infantojuvenil ao longo de todo o mês e não só no dia 12, data oficial de comemoração.

Para aproveitar a ocasião, alguns comerciantes realizam sorteios e promoções específicas para atrair novos clientes, fidelizá-los e se diferenciar da concorrência. 

O planejamento também possibilita a criação de peças específicas para as redes sociais da loja e o engajamento do público com as postagens. Esse canal pode induzir o consumidor a comprar o seu produto, seja na loja virtual ou física. 

Black friday e suas vantagens

Esperada entre os consumidores, a “Black Friday” movimenta a economia dos negócios todos os anos. Os descontos em diversos produtos não se limitam na sexta-feira inicial, alguns estabelecimentos estipulam um período de vigência da promoção.

Há quem opte por antecipar essa campanha ou mantê-la em um só dia. O planejamento é criado de acordo com a estratégica de alcance. Esta é, inclusive, uma oportunidade para zerar os estoques parados.  

Lembrando que é importante estabelecer uma estrutura de atendimento e volume de itens para garantir que o público seja bem sucedido na hora da compra.

Natal: maior data de compra para o varejo

Devido a alta procura por presentes, o Natal requer um planejamento robusto e muito bem feito, envolvendo controle de estoque e variedade de produtos a preços competitivos. 

Esta é, sem dúvida, a data mais importante para a economia. A intenção de trocar presentes no período resulta em um aumento significativo nas vendas, impulsionando os lucros do comércio varejista. Muitos deles dependem das vendas de Natal para equilibrar suas contas anuais e compensar períodos de menor movimento ao longo do ano.

Para aproveitar esta oportunidade da melhor forma:

  • esteja atento às tendências de mercado;
  • organize o estoque previamente para garantir a disponibilidade dos itens;
  • ofereça produtos e preços variados;
  • avalie a necessidade de contratação antecipada para garantir a qualidade no atendimento. 

Com um planejamento cuidadoso, promoções atrativas e um bom atendimento ao cliente é possível aquecer o financeiro do seu negócio e fechar o ano com chave de ouro.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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