Controle de metas: saiba como fazer de maneira eficiente

Certamente, a figura do gestor déspota é aquela que prevalece no imaginário da coletividade. Estamos falando daquele típico empresário que delega tarefas no início do expediente e só aparece no final do dia, cobrando os resultados. Infelizmente, são muitos os que ainda agem dessa forma, o que pode ser péssimo para o desempenho da organização, principalmente quando o assunto é o controle de metas.

Sim, de nada adianta realizar todo um planejamento, definir boas metas e traçar planos de ação bem elaborados, se o gestor ignora completamente a fase do monitoramento dos resultados. Essa atividade, inclusive, é considerada como uma das tarefas primordiais da administração de empresas. Sabendo disso, resolvemos trazer algumas dicas para você fazer um monitoramento efetivo das metas. Confira:

Use a tecnologia como aliada

Quando pensamos no monitoramento, devemos sempre lembrar da palavra eficiência. É fundamental garantir o melhor desempenho nessa tarefa, assegurando não só a qualidade dos resultados apurados, mas também a agilidade de todo o processo — afinal, o objetivo final é reunirmos informações para melhorar a tomada de decisão, certo?

Por isso, a tecnologia pode servir como uma poderosa aliada no monitoramento. Softwares contábeis, por exemplo, são indispensáveis para acompanharmos o desempenho financeiro da empresa por meio de indicadores, que são medidos e podem ser atualizados em tempo real. Assim, o gestor consegue as informações que precisa de maneira tempestiva.

Determine os indicadores de desempenho

Toda meta precisa de um indicador de desempenho para que possamos acompanhá-la. Ele funciona como um termômetro das atividades da empresa e nos ajuda a avaliar o seu desempenho. Cada setor precisa de indicadores específicos, afinal, têm diferentes prioridades e buscam resultados específicos.

Se formos avaliar o time de vendas, por exemplo, podemos considerar o ticket médio. Por outro lado, se o objetivo é acompanhar os resultados do marketing digital, monitorar a taxa de conversão é outra boa pedida. Por fim, se for o caso de acompanhar resultados financeiros, podemos monitorar a lucratividade, o nível de endividamento, entre outros.

Dê feedbacks constantes

Grande parte do monitoramento envolve uma postura proativa do gestor. Como vimos na nossa introdução, os tempos em que o empresário apenas delega tarefas e se esconde atrás da escrivaninha acabaram. É preciso evoluir e participar ativamente da rotina dos colaboradores, garantindo, dessa forma, não só um controle de metas efetivo, mas também a melhoria dos resultados.

A melhor maneira de marcar presença entre os colaboradores é dar feedbacks constantes ao time. Existem, basicamente, dois tipos de feedback que podem ser usados para garantir o bom desempenho e, ao mesmo tempo, monitorar os resultados: o primeiro deles é o feedback de desenvolvimento, que tem como objetivo aprimorar as habilidades do colaborador; e temos também o feedback de reforço, quando pretendemos manter e encorajar boas práticas.

Defina prazos para o monitoramento

Nossa última dica é simples: defina prazos claros para o monitoramento das metas. É só dessa forma que se consegue realmente priorizar aquilo que é mais urgente, o que nos ajuda, ainda, na gestão de tempo do negócio.

Com isso, podemos realizar um controle de metas efetivo, pois, além de saber o que nós estamos buscando, também vamos definir o “quando”. Pode ser interessante, ainda, definir prazos intermediários para verificarmos se as coisas estão fluindo bem e se as metas serão alcançadas até o prazo final.

Gostou do artigo? Então confira também nossas dicas para que você realize uma gestão baseada em dados!

Related Posts

Entenda como fazer um demonstrativo de resultados...

Saiba como melhorar o atendimento ao cliente no...

Entrega da ECD (Escrituração Contábil Digital)

Deixe uma resposta