Varejo

Como se preparar para vender mais na Black Friday da sua loja

4 Mins de leitura

A Black Friday é uma estratégia de vendas criada no estrangeiro que tem encantado cada vez mais o lojista brasileiro. Esse encantamento se deve ao fato de vender mais na Black Friday. Para ter uma ideia sobre o volume de vendas, no ano passado, o e-commerce nacional cresceu 5,8% durante a Black Friday.

Mas é importante destacar que parte desse sucesso não se deve apenas às ofertas imperdíveis. Além disso, é preciso ter bastante planejamento, escolha correta dos produtos a serem vendidos, investir em propaganda e treinamento da equipe.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça como surgiu o movimento black friday. Também descubra dicas de como se organizar para essa estratégia.

De onde surgiu a Black Friday?

Como o próprio nome já sugere, a black friday é um termo em inglês, e é de origem norte-americana. Esta estratégia de vendas acontecia com duração de 24 horas. No entanto, o sucesso foi grande que os comerciantes começaram a estender esse prazo. Hoje em dia, é possível ter a Black Friday com duração de um final de semana ou ao longo de sete dias.

No Brasil, a Black Friday geralmente é realizada no mês de novembro. E antecipa justamente aquele momento em que o varejista precisa fazer uma renovação no estoque para abastecer a loja com novos produtos. Ou ainda a preparar o clima para as vendas do Natal.

Como vender mais na Black Friday?

Black Friday é uma época do ano onde as pessoas estão dispostas a economizar dinheiro a partir dos descontos oferecidos pela campanha, No entanto, o sucesso desse tipo de estratégia vai depender muito do lojista. Afinal, é preciso ter um estoque bem ajustado e também propagandas eficientes. A seguir, vamos conhecer dicas de como organizar a Black Friday na sua loja.

Trabalhe com os produtos mais desejado pelo público

Black Friday é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do comércio. Isso é fato. No entanto, muitos comerciantes acabam aproveitando a oportunidade para baixar os preços daqueles produtos que estão há muito tempo no estoque. Essa atitude, a princípio, pode ser bastante interessante para fazer circular os produtos parados.

Contudo, se esses não estiverem dentro da lista dos mais desejados pelos clientes, eles vão acabar atrapalhando a estratégia de vender mais na Black Friday. Isso porque esses produtos vão acabar ocupando o espaço daqueles que poderiam ter maior apelo do público.

Assim, cria-se uma imagem ruim perante o consumidor. E o resultado pode ser o cliente trocar a loja pela concorrência, que oferece produtos mais interessantes para o público.

Sendo assim, é fundamental conhecer bastante o cliente. É preciso saber quais são os produtos que eles mais almejam comprar. E a partir disso, organizar toda a loja para que esses produtos estejam de fato evidentes na divulgação durante a Black Friday.

Não ofereça descontos falsos

Recentemente no mercado brasileiro o termo black friday começou a ser entendido por muitos comerciantes como uma oportunidade para maquiar preços. Ou seja, divulgar o produto com se estivesse com desconto, mas na prática, ele está com o valor original.

Essa prática, embora não seja recorrente em todos os seus comércios, acaba desvalorizando a importante oportunidade que é a Black Friday. Portanto, é necessário que o comerciante faça um esforço maior e convença o cliente de que de fato aquele produto que está sendo ofertado está recebendo um desconto interessante. Assim, o consumidor terá mais confiança para continuar comprando com aquele comércio, inclusive em outras ocasiões.

Prepare-se para o aumento da demanda

Se o objetivo é vender mais na Black Friday, então é preciso estar preparado para o aumento da demanda. Isso quer dizer que o estoque de produtos deve estar abastecido e facilmente articulado numa logística que garanta a saída dele o mais rápido possível. Assim, à medida que os produtos vão sendo adquiridos e levados pelos clientes, eles serão repostos, atraindo ainda mais outros clientes.

Dessa maneira, é importante criar um bom relacionamento com os fornecedores a fim de que a entrega dos produtos seja feita na medida certa para o estoque da empresa.

Invista em propaganda online

A Black Friday é conhecida pela grande exposição de produtos e banners que já tomam conta de todas as lojas físicas. De fato essa comunicação é importante e atrai a atenção do público. Mas hoje em dia o consumidor está bastante habituado com o uso de tecnologias, como redes sociais. E ele se utiliza delas para se informarem, inclusive para realizar compras.

Assim, é importante investir em divulgação online para vender mais na Black Friday. Crie novas postagens nas redes sociais, organizando os produtos que estarão em oferta. E também informe o cliente sobre aqueles produtos que já foram vendidos. Dessa forma, ele consegue acompanhar e se organizar para realizar as compras durante o período de Black Friday.

Faça treinamento da equipe de atendimento

A qualidade do atendimento é um dos fatores que mais vão definir a compra do cliente durante a Black Friday. Isso porque geralmente os clientes até gostam de ir direto à loja para terem certeza de que vão ser informados sobre a os detalhes a respeito dos produtos e com isso realizar uma ótima compra.

Nesse sentido, para vender mais na Black Friday é importante treinar os atendentes. É o momento em que será preciso ter maior paciência, pois o número de clientes aumenta. Afinal, todo mundo quer ser bem tratado para sair da loja com o seu produto desejado.

Essas foram algumas informaçẽos de como vender mais na black friday. Também é importante frisar que vale a pena investir em tecnologia para que haja uma integração entre as vendas e o estoque. Assim, cada produto que é vendido deve ser dado baixa no sistema e sua nota fiscal emitida imediatamente. Essas medidas garantem que o aumento das vendas da Black Friday não interfira no gerenciamento e no registro correto das vendas do comércio.

E neste mês de novembro, temos uma campanha incrível rolando. O Novembro de Vantagens, onde você adquire seu sistema e só começa a pagar em 2023. Clique aqui e fale com um especialista!

372 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Varejo e qualidade de vida: entenda essa relação de sucesso

1 Mins de leitura
Uma das grandes verdades que impulsiona o varejo vencedor é sempre centrar todas as ideias, conceitos, projetos e ações em torno do…
Varejo

Novas taxações sobre compras internacionais no comércio varejista

2 Mins de leitura
Nos últimos dias, o Senado aprovou importantes mudanças legislativas que impactarão diretamente o comércio varejista no Brasil.  O foco principal está na…
Varejo

TEF vs. Máquina de Cartão: qual a melhor para o seu negócio?

4 Mins de leitura
A escolha da solução de pagamento ideal para o seu negócio pode ser um desafio. Duas opções populares são o TEF (Transferência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *