Salões de beleza são, em geral, negócios com um bom retorno. Porém, também são negócios comuns: eles estão em todos os bairros do país. Por isso, é sempre importante buscar novas ideias para salão de beleza para diferenciar o seu.
Essas ideias para salão de beleza podem surgir de muitas formas. Em alguns casos, é possível atrair mais clientes com uma nova fachada. Em outros, é preciso reformar toda a identidade visual do negócio. Mas algumas ideias nunca saem de moda. E esse é o caso das promoções.
Pensando nisso, vamos falar de 7 tipos de promoções para o seu negócio. Confira abaixo 7 ideias para salões de beleza que vão fidelizar seus clientes antigos e garantir clientes novos!
7 promoções que são boas ideias para salão de beleza
Promoções são maneiras eficientes de encontrar novos clientes. As vantagens e preços mais baixos são diferenciais que todos os públicos procuram. Quem já estava pensando em dar uma olhada no seu salão vai ver a promoção como a oportunidade perfeita.
Mas, mais do que isso, elas podem cativar os clientes que o seu salão já tem. Promoções exclusivas para clientes são ideais para mostrar como eles são importantes. E valorizar seu cliente é essencial para garantir que ele volte e indique seu salão.
Pensando nisso, selecionamos promoções que são boas ideias para salão de beleza e que você pode aplicar facilmente. Confira:
1. Descontos em dias com menor movimento
Todos os salões de beleza têm dias com menos movimento. Quanto mais perto do fim de semana, maior é a clientela. Mas nas terças-feiras, o salão fica vazio.
Isso porque, quanto mais perto do fim de semana, mais as pessoas têm motivos para querer ir ao salão. Reuniões, festas e mesmo viagens são alguns motivos comuns.
Além disso, todos ficamos mais ocupados durante os dias de semana. Segunda e terça costumam ser dias de trabalho intenso. Por isso encontramos mais oportunidades de ir ao salão no fim da semana.
Para colher o que há de melhor nessa tendência, seu salão pode promover desconto nos dias menos movimentados. Pode ser um desconto percentual em cima de qualquer procedimento.
Assim, os clientes terão um bom motivo para marcar um horário em um dia menos movimentado. E seu salão consegue equilibrar a demanda de forma mais efetiva.
2. Descontos progressivos por procedimento
Essa é uma das ideias para salão de beleza mais populares. E muitos clientes a aproveitam para fazer mais de um procedimento em suas visitas.
A ideia é que, quando o cliente fizer mais de um procedimento, ele ganha um desconto. Então, ele pode pagar menos se fizer, por exemplo, corte e pintura. Se fizer corte, pintura e maquiagem, o desconto é ainda maior.
Isso atrai tanto clientes antigos, que sabem que a quantidade vai fazer diferença no preço, quanto novos clientes. Uma noiva vai adorar fazer todos os procedimentos para o grande dia com muito desconto!
3. Brindes por procedimento
Os brindes são maneiras muito interessantes de encantar clientes. É como receber um presente por ter ido ao salão de beleza. São poucas as pessoas que recebem um brinde e não ficam felizes.
Por isso, oferecer brindes junto a determinados procedimentos é sempre uma boa ideia. Por exemplo, uma amostra de shampoo ou condicionador para quem fizer corte. Ou uma ampola de tratamento para quem pintar o cabelo.
A ideia é que o brinde tenha a ver com o procedimento em questão. Mas isso não precisa ser uma regra.
4. Cartão fidelidade
Cartões fidelidade são bastante populares em negócios do setor alimentício. Mas eles podem ser aplicados em todos os setores.
Nesse tipo de promoção, o cliente ganha um cartão quando faz um procedimento. Esse cartão é marcado ou carimbado a cada novo procedimento que ele faz. Quando o cartão tiver sido marcado um determinado número de vezes, o cliente ganha um benefício.
Esse benefício pode variar. Ele pode ser, por exemplo, um grande desconto em algum procedimento mais caro. Ou mesmo um procedimento inteiramente gratuito.
Mas o benefício também pode ser um brinde. Uma maquiagem, uma nécessaire, ou um cosmético, por exemplo.
5. Promoção por indicação
Outra das ideias para salão de beleza que é bastante popular: quando seu negócio oferece um bom serviço e um bom atendimento, os clientes o indicam para outras pessoas. Algumas vezes, de modo indireto, apenas falando bem dos serviços.
Por isso, que tal agradecer esse gesto com uma ótima promoção? Criar promoções por indicação é uma das ideias para salão de beleza que beneficia tanto o salão quanto os clientes.
Você pode fazer isso de maneira casual, como um bônus surpresa para os clientes. Se você sabe que um cliente indicou o salão a um amigo, ofereça um desconto na próxima visita.
Mas você também pode fazer isso de forma mais direta. É só dizer aos clientes que as indicações valem descontos. Assim, quando as pessoas a quem eles indicaram o salão chegarem, elas dizem quem indicou. Você anota os nomes e oferece os descontos na próxima visita.
Essa é uma maneira do seu salão encontrar novos clientes, principalmente quando está começando. E os clientes, é claro, vão adorar o bônus.
6. Descontos para seguidores de influenciadores
Hoje em dia, mesmo cidades pequenas têm influenciadores digitais. Busque, nas principais redes sociais, quem são os nomes da sua cidade.
Depois, os convide para conhecer seu salão e fazer uma promoção que beneficie ambos os lados. É importante dizer que, nesse tipo de relação, é esperado que o salão faça procedimentos gratuitos. O influenciador paga por esses procedimentos com visibilidade.
Ele pode falar do seu salão nas redes sociais, mostrar como são os procedimentos e exaltar os resultados.
Para melhorar esse relacionamento, você pode oferecer um desconto para os seguidores dele. Os seguidores que forem ao seu salão só precisam mencionar o influenciador.
Essa é uma ótima forma de divulgar seu trabalho nas redes sociais. E ainda criar um relacionamento de confiança com um especialista em marketing.
7. Parcerias com outras empresas
Nossa última das ideias para salão de beleza realmente funciona. Quando se tem um negócio, é muito importante encontrar parceiros confiáveis. Outras empresas que estejam crescendo e queiram trilhar o caminho junto com seu salão.
Você pode encontrar empreendimentos que sejam associados ao salão de alguma forma e criar promoções especiais. Por exemplo, farmácias, clínicas de estética e lojas de roupas.
Alguns exemplos de promoções que podem vir com essas parcerias são:
- Quem faz limpeza de pele no seu salão ganha desconto em procedimentos em uma clínica de estética;
- Quem compra uma linha de produtos em uma farmácia ganha desconto no corte e pintura no seu salão;
- Quem compra em uma loja de roupas ganha um cupom de desconto para usar no se salão em qualquer procedimento.
É importante que essa parceria seja, de fato, benéfica para ambas as partes. Por isso, o diálogo com as outras empresas é fundamental.
Essas 7 ideias para salão de beleza são apenas o começo. Sendo criativo e pensando sempre no bem-estar dos clientes, você pode ter ideias ainda melhores. O mais importante é lembrar que essas promoções são feitas para cativar clientes novos e antigos. Elas são eventos especiais para que as pessoas sempre queiram voltar para o seu salão.
E então, gostou dessas ideias para salão de beleza? A Alterdata está sempre buscando novas ideias que possam ajudar no crescimento do seu negócio. Quer conferir mais dicas? Siga nossas páginas nas redes sociais!