Especialmente em tempos de crise e acirramento da concorrência, apostar na gestão estratégica de qualidade é a chave para se manter relevante. Isso significa que, para se sobressair, é preciso muito mais que simplesmente manter a empresa funcionando.
Nessas horas, é vital saber exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito para alcançar os objetivos traçados. Para ajudá-lo nessa tarefa, resolvemos listar aqui 5 passos essenciais para transformar a gestão em um diferencial competitivo. Confira!
1. Conheça a realidade da empresa
Antes de sequer tentar descobrir onde sua empresa pode chegar no médio e longo prazos, bem como quais são os passos que o negócio deve dar para efetivamente alcançar seus objetivos, é preciso ter uma ideia clara da atual realidade da organização.
Para isso, aposte em um diagnóstico amplo da empresa, mapeando processos produtivos, custos, despesas e investimentos em andamento, assim como o tamanho e a qualidade da sua equipe de trabalho. Com isso, você saberá quais são os pontos fracos da empresa, aqueles que precisam ser corrigidos, e também os pontos fortes, que devem ser aprimorados.
2. Estabeleça metas e prazos
Agora que você já sabe exatamente onde sua empresa está, chegou a hora de apontar para o horizonte: onde ela deve chegar? Para isso, estabeleça metas e objetivos ao mesmo tempo desafiadores e alcançáveis. Nesse sentido, é preciso equilibrar as expectativas do negócio com as limitações impostas pelo contexto mercadológico.
As metas devem ser objetivas, com pontos claros a serem atingidos. Que tal um aumento nas vendas em 7% ao ano ou a diminuição dos custos de produção em 20% nos próximos 6 meses? Lembrando que é crucial que as metas possam ser acompanhadas e mensuradas, tendo uma data certa para serem atingidas. Com isso, a capacidade dos gestores de controlar e analisar os resultados aumenta significativamente.
3. Compartilhe a gestão estratégica
Grande parte da responsabilidade sobre a gestão estratégica cabe às lideranças. No entanto, traçar os caminhos da empresa também deve ser uma tarefa compartilhada por todos.
Por um lado, a equipe tem a chance de ajudar desde o começo, com o diagnóstico que citamos no primeiro tópico, até o fim, oferecendo sugestões de metas e melhorias que podem ser atendidas para o alcance dos objetivos. Por outro lado, quando todo o time entende que suas ações são guiadas por motivações estratégicas, os profissionais se sentem mais motivados, conseguindo avaliar o real peso do seu trabalho para os resultados globais da empresa.
4. Meça os resultados
Tudo bem que ter metas e objetivos claros é importante para guiar a empresa rumo ao caminho da excelência. Mas a verdade é que só isso não basta. Esses objetivos precisam ser monitorados de forma constante, mesmo quando a organização está no meio do trajeto para cumpri-los.
Para isso, apoie sua análise de performance do negócio sobre indicadores e dados confiáveis, que possam ser coletados com frequência e analisados de forma conjunta. O acompanhamento constante dessas métricas permite que a empresa corrija sua trajetória mesmo estando já no meio do caminho. Com isso, transforma seu plano em algo flexível e voltado para resultados reais.
5. Desenvolva continuamente a gestão estratégica
Uma gestão estratégica não pode se basear em planos imutáveis ou que inibam a inovação. Assim como acompanhar os resultados de forma constante é essencial para aprimorar processos e práticas, fazer uma comparação entre o planejamento e o resultado final obtido também pode ser uma ótima maneira de identificar pontos que precisam ser aprimorados no próximo ciclo de gestão.
Dessa forma, tanto a melhoria do controle estratégico sobre a empresa como a tomada de decisões vão se aprimorando de tempos em tempos, garantindo que os resultados continuem aparecendo mesmo diante de mudanças de cenário ou de contexto econômico.
Por fim, se quer saber mais sobre gestão estratégica, aproveite para ler nosso artigo com dicas de gestão, abordando a competência para além do fator técnico!