Varejo

Varejo e qualidade de vida: entenda essa relação de sucesso

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Uma das grandes verdades que impulsiona o varejo vencedor é sempre centrar todas as ideias, conceitos, projetos e ações em torno do benefício do consumidor que vira cliente que, se o trabalho é bem-feito, permanece cliente.

Nos anos que se seguiram às tremendas rupturas que tivemos no comportamento humano por conta da tecnologia, pela ordem cronológica computadores, internet e celulares, esta foi se desenvolvendo com incrível velocidade. Nos últimos 20 anos não foi feito nenhum avanço de qualidade de vida que não envolvesse de forma crucial o emprego de programas, aplicativos e ferramentas diversas.

Foram criadas milhares de empresas de TI, e uma grande parte da população passou a trabalhar em tecnologia, com consequências diretas no nosso comportamento.

Minha praia é varejo há dezenas de anos. Os conceitos básicos de planejar e gerir o varejo físico foram ampliados e adaptados com o varejo virtual, que por sua vez juntou-se ao varejo físico num “juntos e misturados” sem volta: o Omnichannel.

Este minitexto é um alerta para muitos que cedem à tentação de achar que a tecnologia é um fim em si mesma. Não é! A tecnologia é um avanço maravilhoso da civilização desde o final do século XX para nos possibilitar termos uma qualidade de vida melhor, e realizar progressos impensáveis há um século atrás.

Mas no varejo, em especial, a tecnologia é o meio e não o objetivo. O objetivo é a satisfação dos clientes em toda a jornada do consumo de bens e serviços, que estão aí para uma qualidade de vida melhor.

Lido ao longo dos dias com muitos textos, relatórios, planos, reuniões, nas quais uma boa parte do que se debate e se conclui gira mais em torno de detalhes tecnológicos do que, de fato, naquilo que resultará de positivo para atender melhor, vender melhor, garantir um clima melhor na empresa – desde escritórios às lojas aos depósitos –, que tenha como resultado permanente o clima de qualidade na marca, que gera o orgulho de se trabalhar nela.

É a equipe. Para o cliente. Através da tecnologia.

Autor: Luiz Antonio Secco
Fonte: Linkedin

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