Informativos

Apagão cibernético afeta serviços em todo o mundo

2 Mins de leitura

Bancos do Brasil também apresentam instabilidade

Bancos, televisões e companhias aéreas estão sofrendo com um apagão global de tecnologia nesta sexta-feira (19/7). Há relatos de diversas operações suspensas em diferentes partes do mundo.

Voos no aeroporto de Sydney, na Austrália, não puderam decolar. As companhias americanas Delta e United Airlines também suspenderam todos os seus voos. No Reino Unido, houve um apagão na bolsa de valores de Londres, linhas de trem também estão suspensas e diversos aeroportos estão relatando atrasos.

A autoridade australiana de segurança cibernética disse que o problema é um “apagão técnico de grande escala”. A polícia no Estado americano do Alasca noticiou um apagão nas linhas de telefone de emergência. No Facebook, a polícia disse que “muitos call centers de emergência e de 911 [o número de emergência nos EUA] não estão funcionando devidamente no Estado do Alasca”.

Possíveis causas do apagão

Diversas empresas e entidades afetadas apontaram um problema técnico com softwares da empresa de segurança Crowdstrike em sistemas Windows, da Microsoft. A Crowdstrike, então, divulgou um comunicado, assinado pelo CEO George Kurtz, em que afirma que o apagão global não se trata de um ataque cibernético, mas sim de um defeito em uma atualização de sistema.

“A Crowdstrike está ativamente trabalhando com clientes impactados por um defeito encontrado em uma atualização de conteúdo para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram impactados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, afirma a nota.

“O problema foi identificado, isolado e um conserto está sendo feito. Encaminhamos os clientes ao portal de suporte para as mais recentes atualizações e vamos continuar oferecendo atualizações completas e contínuas em nosso site.”

A Microsoft também emitiu uma declaração, pelo seu porta-voz: “Estamos cientes de um problema afetando aparelhos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software terceirizada. Nós avisamos que uma solução está por vir”.

Embora o comunicado aponte para falhas na atualização, o mundo aguarda por notícias atualizadas sobre o assunto, principalmente por conta de desconfortos internacionais.

Bancos no Brasil sofrem instabilidade

Após o apagão cibernético, alguns bancos e fintechs brasileiros apresentaram problemas em seus aplicativos. O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.

Vários clientes também reclamavam nas redes, alertando que os aplicativos estavam fora do ar e relatando problemas para fazer login e pagamentos. Procurado, o Bradesco afirmou que os sistemas dos seus canais digitais ficaram indisponíveis nesta manhã por conta do apagão cibernético global.

“Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, informou o banco em nota. As demais instituições financeiras não haviam respondido até a última atualização desta matéria.

Fontes: G1, bbc

Artigos relacionados
Informativos

Inteligência Artificial: como os profissionais devem se posicionar no novo mercado?

4 Mins de leitura
Entenda o case Alterdata, pioneira no uso da IA, e saiba como aproveitar a nova tecnologia a favor da sua carreira. Nos…
Informativos

Teresópolis Sedia o 6º Encontro Fluminense FBHA

3 Mins de leitura
Integração do Turismo Regional terá palestras do Ginasta Diego Hypólito e do Diretor Comercial e de marketing da Alterdata, Hugo Dias. Nesta…
Informativos

Saiba tudo sobre o DET: sistema obrigatório para MEIs e empregadores domésticos

3 Mins de leitura
A utilização do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) passou a ser obrigatória para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empregadores domésticos. A cobrança do uso, iniciada em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *