Entenda o case Alterdata, pioneira no uso da IA, e saiba como aproveitar a nova tecnologia a favor da sua carreira.
Nos anos 2000, era praticamente inimaginável pensar em aplicativos como Uber, 99 e EasyTaxi. Um dispositivo móvel, compacto, sensível ao toque, capaz de mostrar em tempo real a localização de pessoas e veículos? Era algo difícil de acreditar!
Agora, em 2024, isso parece tão comum que já não causa mais surpresa. Hoje, automóveis autônomos, robôs de produtividade e ferramentas super inteligentes fazem parte do nosso dia a dia e são completamente normais.
No entanto, a tecnologia da Inteligência Artificial não se destaca apenas nos produtos de alta visibilidade. O verdadeiro extraordinário está nos detalhes que economizam tempo, tornam nossas vidas mais fáceis e, muitas vezes, passam despercebidos.
Exemplo de IA aplicada na Alterdata
A Alterdata, por exemplo, é pioneira em adotar uma visão futurista focada em economizar o tempo dos clientes, simplificando operações e aumentando a rentabilidade. Com a AVA (Assistente Virtual Alterdata), a empresa oferece muito mais do que informações inteligentes, mas correções operacionais e análises estratégicas que proporcionam aos gestores maior autonomia e segurança na tomada de decisões.
Além de integrar a IA em seus produtos, criamos um canal de atendimento automatizado, no qual os clientes podem acessar o suporte de forma rápida e eficaz, assegurando um atendimento preciso e ágil. Isso ilustra como as novas tecnologias podem ser poderosas, abrindo um vasto leque de oportunidades.
Preparar-se para inovações futurísticas não é apenas uma escolha profissional; é acreditar que a IA pode ser usada como copiloto em uma jornada para viver melhor.
Mas como podemos pegar essa onda e garantir um posicionamento sólido?
Embora as oportunidades oferecidas pela IA sejam imensas, ainda é notável como muitas pessoas resistem às mudanças que o mercado exige. Esse receio, muitas vezes, se torna um obstáculo significativo para aproveitar plenamente as inovações tecnológicas.
Para ilustrar melhor o caso, trouxemos alguns números.
A pesquisa também foi documentada em vídeo. Clique aqui e veja o conteúdo.
Case Alterdata: como a IA fortalece o posicionamento da empresa no mercado
Para explorar essa questão, conversamos com Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata Software. Ele liderou o desenvolvimento da AVA e hoje é reconhecido como um dos principais executivos do mercado nacional de software.
Há uma década, a AVA surgiu como uma ideia futurista em um momento em que o mercado brasileiro ainda não havia experimentado o boom das Inteligências Artificiais que vivenciamos atualmente. A Alterdata, pioneira nesse aspecto, já estava à frente do seu tempo.
Sobre a evolução da IA, Ladmir compartilhou insights valiosos sobre como ela está moldando o futuro da Alterdata, garantindo que a empresa se mantenha à frente em um mercado cada vez mais competitivo.
Com uma IA madura e estável, a empresa se destaca hoje em um cenário brasileiro cada vez mais preparado para a aplicação dessas tecnologias. Durante a entrevista, Ladmir traçou a jornada dessa iniciativa revolucionária. “A AVA sempre foi inovadora. Quando uma empresa de tecnologia cria algo muito inovador, corre o risco de o mercado não entender, e foi o que aconteceu com a AVA, pois durante vários anos os clientes não acreditavam. Mas, atualmente, e a cada dia mais, ela tem contribuído com o apontamento de problemas e riscos”, contou.
O empresário ressaltou também que o objetivo é tornar esse recurso ainda melhor. “Estamos, em 2024 numa outra fase, colocando mais inteligência de dados e uso da IA Generativa para ter um ambiente mais amigável e fluido com os seres humanos. Acredito que, no futuro, ela estará tomando decisões importantes para tornar as empresas ainda mais eficazes”.
Análise de Dados e Experiência do Cliente
Desde a sua criação, a Alterdata tem como foco a organização de suas demandas, isso viabiliza o controle de informações, agilidade nas respostas e relacionamentos duradouros com seus clientes. No livro de sua autoria “Dicas de Gestão & Carreira de um Empreendedor “, da Editora Leader, existe um capítulo dedicado ao tema “CRM: Cultura e Tecnologia”, reforçando a importância desse modelo de gestão, usado pela empresa mesmo antes da existência da nomenclatura.
Questionado sobre o potencial da Inteligência Artificial (IA) em aprimorar a análise de dados, ampliar a capacidade de organização e melhorar a experiência do cliente, Ladmir destacou a relevância desse recurso. No entanto, ele ressaltou que os profissionais precisam se adaptar as mudanças para progredirem em suas carreiras.
“A IA vem ganhando espaço todos os dias, tanto na análise de dados complexos quanto na interpretação de possíveis riscos. O problema não está nos modelos matemáticos, mas sim no comportamento das pessoas frente a esse tipo de tecnologia. As mudanças são tão profundas que exigirão novos aprendizados, novas ferramentas e novas fontes de dados. Muitos profissionais não conseguirão se adaptar a ter a IA como assistente, como copiloto do que precisam fazer, e certamente serão superados por outros profissionais mais ágeis e completos”, reforçou ele.
IA e Liderança
Em um cenário de rápida transformação digital, os profissionais precisam se especializar para dominar o uso da IA e usá-la de forma assertiva para transformação digital, desenvolvimento e melhoria de produtos e processos.
Recentemente, Ladmir realizou uma palestra na Alterdata Matriz sobre IA, na qual comentou sobre esse novo perfil que os profissionais precisam ter. Segundo ele, saber escrever e interpretar tornou-se uma competência essencial. “A IA Generativa é dependente do ser humano escrever bem para que o resultado seja profundo, mas os brasileiros, em geral, não gostam de escrever e, por isso, terão dificuldades com essa tecnologia. Outro elemento fundamental é saber analisar dados, pois a IA é dependente de grandes massas de dados para entender o que é certo ou errado, e profissionais hábeis em tratar dados terão um valor diferenciado no mercado, alertou.