A organização das contas do escritório de contabilidade é essencial para manter uma ótima saúde financeira. É importante ter um controle rigoroso dos gastos, receitas e investimentos, para que seja possível tomar decisões estratégicas e garantir o sucesso do seu negócio.
Neste artigo, vamos falar sobre como organizar as contas do escritório, com dicas para manter tudo em ordem.
Organização das contas
Para organizar as contas do escritório, é preciso ter um sistema eficiente de controle financeiro. Isso pode ser feito por meio de planilhas, softwares de gestão financeira. É importante registrar todas as despesas e receitas, separando por categorias para facilitar a análise. É recomendável fazer uma análise mensal das contas, para identificar possíveis problemas e tomar medidas para melhorá-las.
Agora vamos conferir quais são as principais contas de um escritório de contabilidade!
Contas a pagar
As contas a pagar são aquelas que a empresa precisa quitar com fornecedores, prestadores de serviços e outros parceiros. É importante manter um controle, para evitar atrasos no pagamento e problemas com juros e multas. Para isso, um software de gestão financeira, que permita o registro de todas as contas a pagar e o acompanhamento dos prazos de vencimento é importante.
Contas a receber
As contas a receber são aquelas que o escritório tem a receber de clientes e outros. É fundamental manter um controle sobre essas contas, para evitar atrasos no recebimento e possíveis problemas de fluxo de caixa.
Impostos
Os impostos são uma das principais preocupações dos contadores no escritório. É preciso manter um controle de prazos das obrigações fiscais, para evitar problemas com o fisco e possíveis multas e penalidades. É indispensável que o contador utilize um software que permita a gestão fiscal, para o registro de todas as obrigações fiscais e o acompanhamento dos prazos de pagamento.
Folha de pagamento
A folha de pagamento é uma das principais despesas de um escritório de contabilidade. É preciso manter um controle rigoroso sobre todos os salários, benefícios e encargos trabalhistas, para evitar problemas com os colaboradores e possíveis processos trabalhistas. Utilizar um software que tenha a funcionalidade de gestão de recursos humanos, que permita o registro de todas essas informações.
Despesas gerais
As despesas gerais são aquelas relacionadas ao funcionamento do escritório, como aluguel, água, luz, telefone, internet, entre outros. É importante manter um controle rigoroso sobre essas despesas, para evitar desperdícios e possíveis problemas de fluxo de caixa. É necessário utilizar um software de gestão financeira, que permita o registro de todas as despesas gerais e o acompanhamento dos prazos de pagamento.
Dica bônus
É indispensável, que você contador, tenha algumas estratégias para garantir o pagamento em dia dos clientes, evitando assim a inadimplência.
Para isso, você pode oferecer algumas bonificações para os clientes, como:
- Desconto para pagamentos antecipados;
- Brindes exclusivos (assim você também fortalecerá a sua marca);
- Mentorias, consultorias ou grupos vip.
Assim, organizar as contas do escritório será mais fácil e garantirá a saúde financeira da sua contabilidade. Para isso, é imprescindível se planejar, ter um sistema eficiente de controle financeiro e seguir algumas dicas valiosas como essas, para evitar problemas e otimizar os investimentos.
Essas dicas foram relevantes para você? Então confira agora o que Software Alterdata pode oferecer para o seu negócio!