A medida em que se aproximam as principais datas do segundo semestre para o varejo, como o Natal e a Black Friday, lojistas de todo o país começam a se preparar para as vendas de fim de ano. Em 2022, esse período é marcado por grandes expectativas. Afinal, é a primeira vez, desde o início da pandemia, que os consumidores poderão ir às compras sem se submeter a restrições de circulação e a medidas sanitárias mais severas.
No entanto, outros fatores que alimentam as expectativas do mercado são a retração do desemprego e a desaceleração da inflação. Ainda que a crise econômica persista, podemos esperar um aumento do poder de compras das famílias.
E para aproveitar todas essas oportunidades, nada melhor do que planejar as vendas de fim de ano, não é mesmo? Para quem ainda não empreendeu os primeiros esforços, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema. Falaremos sobre projeção de estoque, gestão de pontos de venda, criação de promoções e muito mais. Continue a leitura para conferir.
Quais datas são mais significativas para as vendas de fim de ano?
O último trimestre do ano concentra três datas de comércio altamente aquecido. São elas: Black Friday, Natal e Ano Novo.
Cada uma delas, ao seu modo, traz oportunidades significativas para quem atua no varejo, sobretudo se pensarmos que entre outubro e dezembro quase todos os trabalhadores formais e aposentados terão recebido seu 13° salário.
A Black Friday, em especial, traz um apelo relacionados a descontos. Quem deseja ser competitivo neste período, portanto, precisa posicionar sua marca sob essa perspectiva.
O Natal, por sua vez, é a data de mais amplo alcance. Toda família brasileira, incluindo as mais humildes, conservam o hábito de trocar presentes, o que traz oportunidades para todos os segmentos de mercado.
Já o Ano Novo coincide com o período de férias escolares, momento no qual também temos um aumento do gasto das famílias, sobretudo no setor de serviços, como transportes, hotelaria e restaurantes.
6 dicas para planejar suas vendas de fim de ano
Vejamos, então, algumas dicas para planejar suas vendas de fim de ano.
1. Defina quais produtos e serviços serão protagonistas
Ao planejar suas vendas de fim de ano, é muito importante definir quais produtos ou serviços serão os chamados carros-chefes de seu negócio. Durante a Black Friday, por exemplo, é importante identificar antecipadamente quais itens serão comercializados com descontos.
Como sabemos, nesta data, o público aguarda por descontos significativos. Isso não significa que toda a sua loja deva estar em liquidação, mas convém apostar em poucos itens com condições realmente vantajosas. Assim, você não frustrará as expectativas de seus clientes nem comprometerá as finanças de sua empresa.
2. Faça projeções de estoque
Por se tratar de um período de mercado aquecido, é muito importante realizar projeções de estoque. Dessa forma, você garante a provisão de produtos para as vendas de fim de ano.
O ideal é que você inicie pelo processo de inventário, desta forma você evita comprar o que já tem. Ficar atento aos preços e prazos dos seus fornecedores assegura que você não perca venda. E, por fim, tenha controle do histórico de compras ele vai direcionar sobre o comportamento do seu cliente. Mas você deve estar se perguntando: Como tenho acesso a todos esses dados? É nesse momento que uma boa solução de gestão automatizada de estoque pode te ajudar!
Assim, você passa a ter todos os dados do seu estoque em um só lugar, sendo mais fácil de gerenciar e mais assertivo e econômico.
3. Invista em um layout especial nas lojas
O fim de ano é um momento especial não somente para os lojistas, mas também para os clientes. O Natal, por exemplo, é uma das datas comemorativas mais simbólicas para os brasileiros, assim como o Ano Novo.
Pensando nisso, é interessante que as lojas reflitam este clima de festa e comunhão. Uma decoração simples já seria o suficiente para cumprir tal propósito.
4. Considere a realização de contratações temporárias
As contratações temporárias são um expediente muito utilizado por empresas que precisam contar com uma força de trabalho extra para as vendas de fim de ano. No caso de vendedores, por exemplo, sua empresa pode realizar um cadastro antecipado de profissionais que tenham interesse nas vagas disponíveis.
O vínculo pode durar alguns meses ou semanas e deve sempre respeitar a legislação trabalhista vigente. Caso sua empresa não tenha experiência neste tipo de contratação, faça uma avaliação junto a uma consultoria jurídica para validar como tudo pode ser feito.
5. Funcione em horários diferenciados
A depender da demanda observada nas semanas de maior movimentação em sua loja, é interessante optar por funcionar em horários diferenciados. Dessa forma, você garante um melhor aproveitamento em vendas.
Na negociação com seus funcionários, ofereça folgas compensativas ou pagamento de horas-extras. Afinal, além de se tratar de uma determinação legal, é preciso garantir o engajamento da equipe.
6. Crie campanhas promocionais
Para impulsionar as vendas de fim de ano, nada melhor do que realizar campanhas promocionais. Além dos tradicionais descontos sobre o preço final dos produtos, considere a oferta de brindes, a realização de sorteios em redes sociais e vantagens diversas, como programas de fidelidade, para compras recorrentes. Existe uma ampla variedade de abordagens que podem ser exploradas.
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