Ícone do site Blog Alterdata

Como escolher o melhor programa para loja de roupas?

Programa para Loja de Roupas

Quando se fala em moda, pouco se pensa em todo o planejamento que está por trás. Isso vai desde a elaboração de uma confecção até a venda no comércio. Independentemente do segmento, uma empresa conta com diversos setores, que precisam ser administrados harmonicamente. Por isso, contar com um programa para loja de roupas é fundamental para a gestão.

Por auxiliar na administração de diversos setores do seu negócio, um programa para loja de roupas permite que você tenha mais tempo para fazer análises estratégicas. Além disso, gera relatórios com dados precisos. Consequentemente, você tem subsídios suficientes para gerar insights.

Mais do que um software, um bom programa para loja de roupas precisa ser criado e utilizado por quem entende do assunto. Neste post, você vai conferir o que ele precisa ter para oferecer o melhor para seu negócio, tanto o ambiente físico quanto o e-commerce. Confira!

O que um bom programa para loja de roupas precisa ter?

Veja o que não pode faltar no software da sua empresa:

Diferenciais tecnológicos

A tecnologia precisa facilitar o dia a dia de um negócio. Portanto, procure por um software que possa oferecer dados precisos sobre sua loja e, de quebra, sejam exibidos de maneira simples de entender.

Um exemplo é a utilização de gráficos. Com eles, fica muito mais fácil visualizar as métricas importantes para seu negócio, como movimentações por período, números de atendimentos prestados, ticket médio e os horários de atendimento de pico.

Assim, você não precisa imprimir relatórios para comparar os dados, pois já tem tudo especificado na tela do seu computador. Economia de tempo, dinheiro e ainda deixa sua empresa mais sustentável sem tantos gastos com papel.

Facilidade na execução

De nada adianta ter o software mais avançado do mercado se você não sentir facilidade ou não tiver auxílio para executá-lo. Um bom software para loja de roupas precisa ser intuitivo e, ao mesmo tempo, contar com uma boa equipe técnica que possa ajudá-lo sempre que houver problemas.

Então, ao escolher um programa para loja de roupas, entenda bem qual a empresa que está por trás dele e o atendimento que ela oferece em caso de dúvidas ou problemas de execução. Além de se assegurar para escolher o melhor do mercado, você saberá que terá auxílio nos momentos críticos.

Evolução financeira

Para que um programa para loja de roupas seja realmente funcional, ele precisa ter uma área em que você possa acompanhar a evolução financeira do negócio. Por meio dela, será possível controlar melhor os seus gastos e ganhos, o que também dá diretrizes para a tomada de decisão estratégica.

Quer saber quais foram as despesas e receitas da loja de roupas em um determinado período? Precisa identificar o que foi baixado no financeiro e quais foram as movimentações do caixa?

Então, verifique se o programa tem o recurso Evolução Financeira, que apresenta todas as informações relacionadas a despesas e receitas de um determinado período.

Outro elemento importante é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) que demonstra receitas, custos e despesas e permite que você veja se a loja de roupas está dando lucro ou prejuízo. Assim, automaticamente o programa registra os recebimentos e pagamentos a partir das vendas e entradas de notas fiscais.

E-mail marketing

Tendo loja física ou e-commerce, você sabe da importância das estratégias de marketing digital . Para o mercado de moda, então, são praticamente indispensáveis. Por isso, o e-mail marketing — a mensagem que você recebe de uma loja com promoções e novidades — é crucial para uma loja de roupas.

Existem sistemas de gestão que funcionam também como CRM, possibilitando a criação de modelos personalizados de e-mail de forma simples e eficiente. Assim, você pode criar mensagens que sejam a cara da sua loja.

Aproveite o programa para criar campanhas de e-mail marketing personalizadas, por exemplo. Em datas comemorativas, como o Natal, a Páscoa e o Dia das Mães, envie mensagens especiais para os seus clientes. Além de criar uma relação, essa estratégia vai marcar sua loja na mente do cliente.

Por fim, com o e-mail marketing você pode avisar o cliente sobre coleções-cápsula, promoções, descontos, queima de estoque e muito mais.

Gestão e acompanhamento de diferentes lojas

Se você tem mais de uma loja de roupas, pode sim ter um programa que possa centralizá-las e permita monitorá-las a distância. Dessa maneira, você pode gerenciar o estoque, o financeiro, as vendas e os clientes de qualquer lugar.

E o melhor: como os bons sistemas de gestão operaram na nuvem, você não precisa usar o computador da loja para acessá-los. Toda a análise pode ser feita em qualquer livraria, hotel ou cafeteria que tenha uma conexão com a internet.

Além disso, com os relatórios, você pode comparar o desempenho de cada loja, garantindo mais rentabilidade. Assim, é possível ver pontos fortes e fracos, estipular metas, criar estratégias específicas e muito mais.

Vendas e movimentações

Como visto, os gráficos são essenciais em um programa para loja de roupas. Eles permitem que você visualize toda a movimentação e as vendas em períodos distintos e com mais facilidade.

Além disso, também pode definir a melhor estratégia para que as vendas cresçam. Se você percebeu que a venda de peças mais confortáveis aumentou com a expansão do home office, por exemplo, pode criar vitrines e editoriais de moda inspirados no tema.

A divulgação de campanhas e promoções pode ser feita por meio das redes sociais, como o Instagram da loja de roupas. Assim, você mostra novidades para o público com mais rapidez, gera engajamento, conquista novos clientes e retém os mais antigos.

O controle de vendas na loja de roupas também ajuda o gestor a ganhar mais tempo ao tomar conta da sua empresa. Como os dados são precisos, há menos perda de tempo com retrabalhos. Além disso, as tomadas de decisão são mais certeiras.

Pedidos de compras

Observe se o programa para loja de roupas tem uma área dedicada para os pedidos de compras. Assim, será possível efetuá-los e fazer os envios por e-mail pelo sistema, diretamente ao fornecedor. Isso pode ser feito com mais rapidez importando a Nota Fiscal eletrônica emitida  pelo fornecedor diretamente no sistema.

Contas

Para facilitar o controle financeiro e do fluxo de caixa da sua loja de roupas, verifique se o programa permite a vinculação das contas a pagar. Assim, você vai recebê-la diretamente no sistema, e todos os valores que entram e que saem do seu caixa estarão concentrados nele.

Alterdata: melhor programa para loja de roupas do mercado

Todos os pontos que um bom programa para loja de roupas precisa ter você encontra no software da Alterdata, independentemente de ser uma loja física, virtual, com franquias ou filiais.

No mercado desde 1989, a Alterdata tem mais de 32 anos de experiência no mercado de softwares, atuando sempre com soluções próprias e pensadas para facilitar a vida do empreendedor. Além de um excelente produto, a empresa também pensa em oferecer o melhor atendimento que você pode encontrar.

Ouvindo empresários da moda e de diversos segmentos, a Alterdata consegue garantir um excelente software para seu negócio. Se você deseja conhecer mais sobre o programa para loja de roupas, acesse a nossa página exclusiva, que traz todas as informações sobre o assunto.

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita do software da Alterdata. Bastar acessar a página e preencher as informações solicitadas. Em seguida, a Alterdata entrará em contato com você!

Sair da versão mobile