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Como motivar o time de vendas na loja de roupas neste Natal

Motive o seu time neste natal!

A época do final de ano é sempre agitada e cheia de desafios para quem tem uma loja de roupas. Black Friday, Natal e liquidações após o Ano Novo vêm todos um atrás do outro, trazendo promoções e muitos dias de loja cheia. Nesse contexto, motivar o time de vendas é fundamental.

Afinal, trabalhar todos os dias no momento mais complicado do ano não é fácil. Porém, com a motivação certa, sua equipe vai encarar esses dias como desafios instigantes e importantes para o negócio.

Confira abaixo algumas dicas para motivar o time de vendas!

Comece pelo planejamento

Quantas campanhas sua loja de roupas vai fazer durante esses dois meses? Quantas serão internas e quantas serão externas? Quais são os resultados esperados do time de vendas? E quais são os resultados esperados das campanhas, em geral?

Não adianta querer motivar sua equipe quando nem você, nem eles sabem para que propósito estão trabalhando tanto. Ter metas específicas para esse período é uma forma de otimizar a gestão da loja e criar uma base sólida para todos os processos desse período.

Utilize metas desafiadoras para motivar o time

Criar metas desafiadoras é uma das melhores maneiras de motivar sua equipe. Porém, é preciso ter atenção ao nível desse desafio: metas tão desafiadoras que são quase impossíveis tem o efeito reverso, desmotivando os funcionários, fazendo com que eles se sintam incapazes.

Mas uma meta muito fácil, que o time pode bater todos os dias sem esforço, nem mesmo vai se parecer com uma meta de verdade. Uma dica legal é pedir a opinião dos próprios funcionários para chegar a um bom número.

Participe do desafio

Seus funcionários não vão ficar felizes tentando alcançar metas todos os dias enquanto você está de braços cruzados. Estipule metas também para a gerência da loja de roupas e participe ativamente dos dias com maiores vendas. Por meio de exemplo e participação, é mais fácil motivar o time.

Ajude a equipe a se desenvolver

Essa é uma dica que vale também para o resto do ano: ajude seus funcionários a se desenvolverem como profissionais – e como pessoas, também. Cada vez mais os profissionais se preocupam com seu crescimento e se sentem mais motivados quando a empresa os ajuda nessa tarefa.

Treinamentos com as novidades da loja, por exemplo, são essenciais. Instalar novos softwares, organizar melhor o estoque ou mesmo ter em mente um novo processo de atendimento não vale muito se sua equipe não for bem treinada.

Palestras ou reuniões motivacionais também fazem muita diferença, especialmente nessa época do ano. Todos chegamos mais cansados aos últimos meses, e ter alguém para nos dar mais ânimo nos dias de trabalho é fundamental. Não tenha medo de soar brega: às vezes, precisamos de motivações mais simples.

E não se esqueça também de manter os feedbacks recorrentes, sejam eles negativos ou positivos. Saber elogiar e valorizar seus funcionários é uma maneira bem direta e clara de motivar o time de vendas. Ao dar feedbacks negativos, no entanto, lembre-se de procurar uma solução em conjunto com o funcionário, e não apenas fazer críticas de modo vazio.

Transforme as metas em um jogo

Gamificação é a palavra-chave para transformar qualquer meta em algo divertido para motivar o time de vendas. Mas o que isso significa? Transformar os processos em um jogo. Assim, quem bater a meta, ou alcançar acima da meta, ganha boas recompensas.

Mas, assim como em um jogo, é importante que as recompensas não sejam dadas apenas para quem chega ao topo. Em um jogo de videogame, por exemplo, pequenas missões também trazem recompensas valiosas. Por isso, ao invés de oferecer algo apenas para quem bate a meta, ofereça benefícios que estimulem seus funcionários a prosseguirem fazendo seu melhor.

Por exemplo, criar uma gincana para essa época do ano é bem interessante. Você pode criar um tabuleiro, no estilo “Jogo da Vida”, ou uma roleta com prêmios para quem demonstra um bom desempenho.

Outra ideia bastante popular é o estouro de balões, em que o funcionário que alcança um número específico de vendas estoura um balão que tenha um prêmio dentro.

Esses prêmios podem vir de diversas maneiras: dinheiro, dias de folga, horários extras para sair mais cedo ou mesmo presentes como um dia no spa, um kit de cuidados com a pele, um jantar em um bom restaurante, etc.

Recompense quem ultrapassar as metas

Mesmo quando as metas são desafiadoras, vão existir funcionários que conseguem ultrapassá-las. Isso exige muito esforço e muita dedicação. Por isso, para motivar o time de vendas, é preciso recompensar generosamente quem consegue ultrapassar as metas estipuladas.

Uma dica é aumentar o comissionamento de acordo com o quanto a pessoa atingiu acima da meta. No fim de ano, todos precisamos de um reforço financeiro, e aumentar as comissões é uma forma de incentivar esse esforço extra.

Outra forma eficiente de motivar o time é oferecendo uma recompensa para o melhor funcionário nessa época do ano. Quem vender mais, e não apenas bater a meta, ganha um prêmio muito desejado.

Esse prêmio é claro, deve estar de acordo com as possibilidades da sua loja. Ele pode ser uma viagem, uma estadia em um hotel, um jantar a dois em um restaurante ou mesmo um vale presente de um bom valor para uma massagem, um dia em um spa ou uma loja.

Se a sua loja puder oferecer mais de um prêmio, também é possível premiar o primeiro, segundo e terceiro lugar que ultrapassarem a meta. Assim, a possibilidade de ganhar uma boa recompensa é maior, e você vai motivar o time na loja de roupas.

Comemore o fim de ano com a sua equipe

O fim de ano e suas comemorações são muito aguardados por todos, mesmo pelos funcionários que participam pouco de confraternizações. Por isso, não deixe de fazer alguma coisa para celebrar esse momento e dar um encerramento para o ano que passou.

Festas de Natal e Ano Novo são um exemplo. Elas não precisam ser grandiosas ou espalhafatosas para serem especiais. Muitas empresas fazem um jantar em uma pizzaria, ou mesmo um café da tarde especial no último dia de trabalho antes das festas de fim de ano.

Fazer ou não fazer Amigo Secreto, no entanto, fica por conta da sua equipe. Muitos gostam do momento e o veem como uma forma de confraternizar com os colegas. Mas muitas pessoas também detestam a prática e a acham desnecessária. Por isso, é sempre melhor confirmar o que a maioria dos seus funcionários prefere.

Além de motivar o time de vendas, essas comemorações também mostram a importância de se dar bem com sua equipe. O espírito de celebração deixa a todos mais animados e felizes na hora de trabalhar, sabendo que há um propósito por trás do esforço diário.

Com essas dicas, você está pronto para motivar o time de vendas no fim de ano. Tudo o que os funcionários precisam é incentivo, recompensas e animação.

Cuide da sua equipe durante todo o ano, mas dê uma atenção especial nos momentos em que eles mais precisam. Assim, as datas comemorativas e promoções de fim e começo de ano serão menos estressantes, e os resultados serão muito melhores do que o esperado.

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