Ícone do site Blog Alterdata

Conheça o passo a passo de como vender atacado online

como vender atacado online

O mercado varejista ao longo dos anos sempre passa por variações. Sejam aquelas baseadas na escassez ou demanda excessiva de produtos, ou então oriundas das transformações tecnológicas. Por exemplo, hoje em dia, as empresas atacadistas precisam necessariamente saber como vender atacado online para conseguir aumentar a sua lucratividade.

Esse tipo de estratégia é importante, principalmente para encontrar públicos além da fronteira da cidade onde a empresa se localiza. É possível, por exemplo, vender para as outras regiões do país. Mas para isso, é necessário se adequar e buscar procedimentos corretos.

Falando sobre isso, elaboramos o texto de hoje. Acompanhe e conheça o passo a passo para saber como vender atacado online. Confira!

1. Mantenha-se atualizado em relação ao mercado

Com o acontecimento da pandemia do coronavírus, diversos empreendimentos no mercado sofreram alterações. Alguns não conseguiram sobreviver principalmente porque a clientela acabou assumindo novos modelos de consumo.

Nesse sentido, para inicialmente saber como vender atacado online é importante fazer uma boa pesquisa de mercado. Assim vai ser possível criar estratégias que estejam de acordo com o público-alvo do empreendimento. Também é uma maneira de descobrir novos nichos onde a empresa pode atuar.

2. Tenha bons fornecedores para saber como vender atacado online

Praticamente todas as operações realizadas no atacado online exigem uma boa rede de fornecedores. Isso porque, como os pedidos são feitos quase que instantaneamente, é preciso ter bons fornecedores para garantir que o produto de fato seja entregue dentro do prazo estipulado e informado ao cliente.

Afinal de contas, se o produto não chegar no tempo hábil, o cliente tem direito ao cancelamento ou à devolução. Isso pode fazer com que a empresa tenha sua imagem manchada. Sendo assim, é importante ter um bom padrão de qualidade dos fornecedores e fomentar o bom relacionamento com eles.

3. Escolha uma boa plataforma

Ainda seguindo dicas de como vender atacado online, é importante escolher uma boa plataforma. Ela deverá assumir diversas funções na relação entre empresa e cliente. Por exemplo, a plataforma será o local de hospedagem do site onde serão oferecidos os produtos. Assim, essa plataforma será como se fosse uma vitrine da loja.

Por outro lado, a plataforma também deve fazer a parte de todo o gerenciamento das compras. Tanto recebendo os pagamentos quanto na questão da logística e autorização dos pedidos. Dessa maneira, a escolha de uma plataforma é fundamental para o sucesso de vender atacado online.

4. Dê atenção a logística

Já falamos anteriormente sobre a necessidade de ter bons fornecedores. Mas um detalhe que é preciso explicar é sobre a questão da logística. Se a sua loja de atacado for vender online para todo território nacional, precisa garantir que o produto chegue às mais variadas distâncias.

Por isso é importante ter uma parceria de logística que seja de fato eficiente. Especialmente para situações como datas comemorativas, onde o atraso da chegada de produtos pode acontecer com frequência.

Agora, outro detalhe importante é que se a equipe de logística não tiver grande abrangência nacional, é recomendável deixar isso claro no site da empresa. Por exemplo, alguma informação do site que explique sobre as limitações da entrega dos produtos. Assim, a empresa evita de ter problemas e desistência de clientes.

5. Cuidado redobrado com o estoque

Saber como vender atacado online é também saber como gerenciar um estoque. Isso porque geralmente as vendas online acabam sendo bastante rápidas e exigem um gerenciamento de estoque da mesma intensidade.

Por isso é preciso que a empresa determine onde irá armazenar os produtos, garantindo a logística de retiradas dos mesmos. É interessante ter um sistema de gerenciamento capaz de registrar as entradas e saídas desse estoque. Também vale a pena verificar os produtos que mais tem saída e aqueles que costumam ficar encalhados.

Para aqueles que costumam ter grande apreço pelo público, é importante reforçar a parceria com os fornecedores, evitando que eles faltem. Agora, aqueles produtos que estão mais tempo na loja, é preciso elaborar estratégias de vendas capaz de fazer com que eles circulem nas sacola dos consumidores.

6. Tenha a competitividade em mente

Ser competitivo é também saber como vender atacado online. No momento de determinar a margem de lucro do seu negócio, é importante pensar que o cliente está interessado em pagar pelo seu produto quando comprar em grande quantidade.

Por isso, é preciso apresentar um valor que seja interessante para o cliente e que consiga bancar o valor da concorrência. O segredo para isso é conhecer bem os custos de produção e venda. Além de trabalhar com uma boa margem de lucro. Vale a pena também buscar fornecedores com um custo-benefício interessante.

Uma estratégia válida é criar cupons de desconto ou fidelidade que garantam que o cliente retorne na próxima compra.

7. Utilize um software de gerenciamento

Todas essas etapas de saber como vender atacado online podem ser facilmente desenvolvidas com a utilização de um software de gerenciamento. Essa tecnologia tem a capacidade de fazer um gerenciamento holístico de todo empreendimento.

Isso quer dizer que serão contemplados dos mais diversos setores da empresa, desde a parte de vendas, estoque, passando pelo financeiro. Um software de gerenciamento pode, por exemplo, garantir o controle das vendas em tempo real.

Outro detalhe que esse software garante é um bom controle financeiro. Ele consegue realizar emissão de notas fiscais eletrônicas e também emissão de relatórios detalhados.

É possível, por exemplo, a verificar o fluxo de caixa de forma simples e detalhada. Outra característica é que o software tem um layout intuitivo que seja fácil buscar a informação desejada.

Esse foi o passo a passo para saber como vender atacado online. Assim como os falamos da importância de escolher uma boa plataforma para sediar a loja de atacado online, é importante também buscar ter uma boa procedência de software.

Apenas empresas especializadas e que desenvolvem essa tecnologia de acordo com as necessidades do negócio conseguem fazer com que o empreendimento tenha sucesso a longo prazo.

Quer conhecer tecnologias para o seu negócio crescer sempre mais? Conheça as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Alterdata.

Sair da versão mobile