Ícone do site Blog Alterdata

Como saber qual o melhor programa para livraria?

Melhor programa para livraria

Você sabe qual é o melhor programa para livraria? Olha, essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores e gestores desse tipo de negócio. A livraria é e sempre foi um lugar especial, um verdadeiro espaço que fomenta a cultura e ainda oferece produtos de papelaria e informática.

O problema é que muitas livrarias acabam ficando presas a determinados conceitos do passado, como a gestão de estoque sem a utilização de um software — o que acaba tornando os processos lentos e imprecisos.

A livraria, bem como outros negócios, também precisa passar pela transformação digital e receber melhorias que otimizam a rotina de todos, tanto de quem compra quanto de quem vende. O programa para livraria faz parte dessa evolução.

Quer saber qual é o melhor programa para livraria? Continue a leitura e conheça ainda todos os benefícios dessa transformação digital. 

O que é essa tal de transformação digital?

Para entender a necessidade de um programa para livraria, antes devemos explorar o conceito de transformação digital. Trata-se do processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia com o objetivo de:

Você também gostaria de alcançar esses resultados? Se respondeu que “sim”, saiba que a transformação digital também pode fazer parte da rotina do seu negócio.

A transformação digital coloca a tecnologia como protagonista dentro das companhias, mas isso não significa ter um negócio robótico e sem seres humanos. Trata-se de usar a tecnologia com inteligência, usufruindo o máximo de benefícios que ela pode proporcionar.

Na atualidade, a tecnologia é tão importante que merece o máximo de atenção, pois oferece meios para garantir a sobrevivência do negócio. Duvida?

O que a pandemia de Covid-19 ensinou às empresas?

Basta olhar para a situação caótica que a pandemia de Covid-19 causou no mundo. De repente, tudo fechou e somente quem estava preparado para atender por meio digitais conseguiu “tocar o barco”, mesmo que com dificuldade.

Sim, a pandemia de Covid-19 impulsionou as empresas para a tecnologia. Grandes, médios, pequenos e micro negócios passaram a utilizar mais os recursos digitais. Mais que isso, a pandemia transformou os negócios de forma definitiva.

A consultoria McKinsey fez um estudo global que trouxe dados significativos sobre essa transformação digital. Dá uma olhada:

E o que isso quer dizer? Se você não digitaliza a operação da sua livraria, ela provavelmente ficará menos competitiva e adequada às necessidades atuais do mercado.

Como eu sei qual o melhor programa para livraria?

Agora que você sabe o que é transformação digital, imagina a necessidade de ter um bom programa para livraria, não é verdade? A dica, portanto, é buscar uma solução com ótimos diferenciais tecnológicos.

São eles que possibilitam uma análise muito mais estratégica, com relatórios e gráficos precisos e atualizados. Eles permitem conferir a evolução de sua livraria, filtrando até:

Nós separamos algumas funcionalidades para você ficar de olho na hora de escolher o melhor programa para livraria. Confira abaixo.

Acesso imediato a uma visão geral de sua papelaria

Quando um cliente entra em sua papelaria e não encontra o que precisa, ele vai embora. Sair sem comprar por falta de estoque é algo ruim para seu negócio. Também é ruim não saber qual o ticket médio de venda, quais são as contas a pagar e receber, bem como a lista de produtos mais vendidos.

Além disso, um bom programa para livraria te mostra os horários que têm mais e menos movimentação — informação importantíssima até para montar a escala de trabalho dos colaboradores.

O melhor programa de papelaria te proporciona uma visão geral do seu negócio.

Estimula as vendas e facilita o recebimento

Quer vender mais? Escolha um bom programa para livraria! Para isso, ele precisa dar agilidade ao processo de vender, lançando as vendas, emitindo cupons e notas fiscais em poucos cliques.

Usa Inteligência Artificial para trabalhar 24×7

Que tal ter alguém trabalhando o tempo todo para sua livraria?

O melhor programa oferece uma solução assim, de preferência com Inteligência Artificial para analisar constantemente e de modo completo sua base de dados. Esse tipo de recurso ainda verifica incompatibilidades e outros problemas nas notas fiscais, cadastros que estão incompletos e demais aspectos que são fundamentais para o bom funcionamento do negócio.

Aumenta seu lucro por meio do assistente de compras

Outra funcionalidade que o melhor programa para livraria deve ter é o assistente de compras, que ajuda a manter o estoque na quantidade ideal, considerando os fatores que impactam na venda.

Ele contribui ainda para saber o que, quando e a quantidade para se comprar. Tenha em mente que o estoque é parte do seu capital, portanto, quando está parado significa que seu dinheiro está da mesma maneira.

Com Inteligência Artificial, o assistente de compras faz buscas detalhadas no programa para livraria e considera dados como compra e venda, entrada e saída, devoluções, demanda reprimida, sazonalidade e outros.

Baseado nessas informações, o assistente usa estes dados para sugerir uma quantidade a ser comprada. Isso facilita a rotina do gestor do negócio ou responsável pela área de compras, que pode tomar decisões com precisão e tranquilidade.

Permite o pagamento com PIX

Trata-se de uma facilidade de pagamento e tanto para os seus clientes. Não há dúvidas de que o PIX facilita as transações financeiras por meio de transferências instantâneas, sem a limitação de horários ou cobrança de taxas.

Sendo assim, o melhor programa para livraria permite esse tipo de pagamento direto no caixa por meio de leitura de QR Code. É simples, rápido e eficiente como o seu negócio precisa ser.

Armazena o programa para livraria em nuvem

Se é para aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia, por que ainda contar com programas que precisam ser instalados em computadores? Isso é coisa do passado! 

O melhor programa para livraria é aquele que permite gerenciá-la de onde você estiver. Por isso, ele deve estar armazenado em nuvem, possibilitando o acesso a partir de qualquer lugar conectado à Internet.

Viu como é fácil escolher o programa para livraria? A melhor escolha é aquela que proporciona o máximo de benefícios. Conheça agora o melhor programa para livraria e solicite sua demonstração do software empresarial da Alterdata!

Sair da versão mobile