O cálculo da margem de lucro é um dos mais importantes para um supermercado. Ele deve ser feito para garantir a saúde financeira do estabelecimento, tendo em vista que pode ser usado de forma estratégica para garantir que se tenham mais ganhos e também para formular preços.
Ao dar atenção à margem de lucro, o seu negócio terá longevidade, uma vez que, em conjunto com outras circunstâncias, será possível saber se o índice está na média, abaixo ou acima do que você deseja para poder crescer.
O problema é que muitos proprietários ou gestores de supermercado não dão a devida atenção à margem de lucro e acabam se prejudicando por conta disso.
Neste artigo, você aprenderá como descobrir esse indicador no seu estabelecimento e também a fazer uma tabela para acompanhá-lo. Siga conosco e confira!
Aprenda o que é a margem de lucro
A margem de lucro pode ser definida com uma porcentagem da receita que resta após a dedução de todas as despesas fixas e variáveis que o supermercado tem em determinado período, tais como manutenção de equipamentos, compra de mercadorias, pagamento dos funcionários, contas de serviços como água, luz, telefone e internet, custos logísticos, investimentos em marketing e outros.
O principal objetivo da margem de lucro é mensurar o quanto o supermercado ganha sobre as suas vendas. De tal maneira, está relacionada com a porcentagem adicionada aos custos totais dos produtos que você comercializada.
É importante também saber diferenciar margem de lucro de margem de contribuição! Os conceitos costumam ser confundidos e isso acaba prejudicando o bom andamento do planejamento do supermercado.
A margem de contribuição é o indicador que representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá o supermercado cobrir todos os seus custos e despesas, ainda gerando lucro.
A ideia, nesse caso, é que se saiba a quantidade mínima de produtos que deve ser vendida para que se possa operar no azul, sem sair no prejuízo e ainda tendo lucro.
Veja como calcular a margem de lucro em um supermercado
Agora que você já sabe como calcular a margem de lucro em um supermercado, bem como a diferença desse conceito para o de margem de contribuição, precisa saber como fazer essa conta.
Isso é bastante simples, com o cálculo sendo realizado a partir da aplicação dos dados na seguinte fórmula matemática:
MARGEM DE LUCRO = LUCRO/RECEITA X 100
Na fórmula, o lucro é dado pela receita das vendas, já reduzidas as deduções, as despesas e os custos. Vamos para um exemplo prático!
Imagine que o seu supermercado tem com receita anual o valor de R$ 1 milhão e que o seu lucro é de R$ 750 mil. Nesse caso, fazendo a aplicação na fórmula, teríamos o seguinte resultado:
MARGEM DE LUCRO = LUCRO/RECEITA X 100
MARGEM DE LUCRO = 750 MIL / 1 MILHÃO X 100
MARGEM DE LUCRO = 75
Logo, nesse caso, a margem de lucro do supermercado em questão é de 75%. Quanto mais alta for a margem de lucro, melhor. Caso o valor seja muito baixo, recomenda-se que se revisite o planejamento estratégico para buscar soluções para aumentar o indicador.
Veja como montar uma tabela para acompanhar a margem de lucro do seu supermercado
Uma boa maneira de acompanhar a margem de lucro do seu supermercado é por meio de tabelas. O Excel é um bom programa para construir uma planilha e fazer esse acompanhamento.
Veja o passo a passo para montar uma tabela para acompanhar a margem de lucro do seu supermercado!
1º passo
Crie uma tabela com cinco colunas, que devem seguir a seguinte ordem:
-
período de tempo;
-
receita;
-
custos;
-
lucro;
-
margem de lucro.
2º passo
Agora, na segunda linha da coluna “lucro”, escreva a fórmula “=B2-C2” e clique na tecla “Enter” do seu computador.
De tal maneira, o programa fará o cálculo do lucro automaticamente, de acordo com os valores preenchidos nas colunas “receita” e “custos”.
3º passo
Na segunda linha da coluna “margem de lucro”, insira a fórmula “=D2/B2). Em seguida, aperte a tecla “Enter”.
Da mesma forma, o Excel fará o cálculo da margem de lucro automaticamente, de acordo com os valores informados nas outras colunas.
4º passo
Agora é necessário mudar o formato da célula E2 para porcentagem. Para fazer isso, você precisa clicar dentro da primeira linha da coluna “margem de lucro”, com o botão direito do mouse.
Um menu se abrirá e você precisa escolher a opção “Formatar Células”. Depois disso, clique em “Número” e, em seguida, em “Porcentagem”.
5º passo
Para não precisar repetir todo o processo em outras linhas, é preciso dar um comando para que os cálculos se repitam nas demais partes da tabela.
Para isso, preencha as primeiras células das linhas e selecione a D2 e a E2. Um quadradinho aparecerá na lateral inferior direito e você deve arrastá-los para baixo, em direção às demais partes da tabela.
Perceba que algumas mensagens com alguns códigos aparecerão nas próximas linhas. Isso é normal e apenas indica que ainda faltam ser inseridos dados para que as contas sejam feitas em cada uma das linhas.
Na coluna período de tempo, coloque em cada linha o mês referente ao cálculo. Assim, ao final do ano, poderá ter uma média da sua margem de lucro mensal.
Feito isso, a sua planilha para acompanhar a margem de lucro de um supermercado está pronta. As tabelas do Excel são muito úteis, mas também exigem que você dedique tempo para preenchê-las.
Sabemos que, no dia a dia de um supermercado, o tempo é um bem precioso e que seria muito mais fácil fazer esse cálculo de forma automatizada. Isso é possível quando você escolhe um bom ERP que tem essa funcionalidade.
A margem de lucro é de extrema importância para que um supermercado possa ter um bom desempenho e possa crescer. É por isso que fazer essa análise é muito recomendada e esperamos que este conteúdo tenha contribuído para que você possa colocar isso em prática no seu estabelecimento.
Nós, da Alterdata, mantemos vários canais com dicas e informações relevantes para o setor supermercadista. Siga-nos no Twitter, no LinkedIn, no YouTube, no Facebook e no Instagram!