Você sabia que o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo? Ele ultrapassa a 1 bilhão de usuários e tem um forte crescimento no Brasil. Aqui, no país, há mais de 91 milhões de inscritos. Portanto, o seu pet shop não pode ficar de fora dessa rede social, concorda?
Vivenciamos a era digital e, considerando que o Instagram tem uma visibilidade muito grande, é impossível uma empresa alavancar as suas vendas sem utilizar desta ferramenta como estratégia de atrair consumidores.
Aliás, você sabe como utilizar o Instagram para promover o seu pet shop e, com isso, dar uma turbinada no comercial da sua empresa? Não? Então, fique tranquilo! Neste post daremos algumas dicas para o seu negócio decolar. Vamos a elas? Continue conosco!
Não deixe o Instagram do seu pet shop abandonado
A primeira coisa que você precisa saber ao investir em uma estratégia para o Instagram é: você vai precisar se dedicar a ele. Deixá-lo abandonado só prejudicará a imagem do seu negócio.
Inclusive, não é raro ver o Instagram de um pet shop que, por mais que tenham um grande potencial de crescimento, pecarem pela falta de informações — ou melhor, pela falta de planejamento com o que vai postar.
Vivemos em uma sociedade extremamente corrida; e isso é um fator que nos impossibilita de mantermos uma certa constância de postagens no Instagram, tornando-o abandonado e esquecido. Isso influencia negativamente. Cuidado!
Como o cliente saberá que ainda está funcionando se a página parece um perfil fantasma, onde a última publicação foi há 2 meses? Possui frequência nas postagens, ter um calendário de conteúdos e saber, antes de qualquer coisa, o que e quando postar são as peças principais para que o engajamento dos seguidores aumente.
Crie um calendário de conteúdo para feed e stories
Planejamento é a palavra-chave para todo empreendimento que desejar alcançar patamares maiores de eficiência e, com isso, entregar serviços mais especializados aos seus clientes. Dessa forma, uma dica fundamental é a criação de um calendário de conteúdo visando a alimentação do feed e do stories que conduzam a jornada do cliente.
Para que se crie os conteúdos, é necessário saber quais os tipos de postagens que a sua empresa vai fazer. Aqui, é muito importante utilizar a técnica 80/20, ou seja, 80% de informação relevante para a sua persona e apenas 20% de comercial. Não sabe o que postar no feed e nos stories? Confira algumas dicas!
- serviços;
- curiosidades;
- produtos;
- datas comemorativas relacionadas ao segmento;
- institucionais;
- feiras e eventos que você participa;
- legislação;
- mensagens motivacionais;
- promoções;
- memes e conteúdos mais divertidos; e
- muito mais!
Faça fotografias incríveis
Já ouviu aquela expressão: “uma imagem fala mais do que mil palavras”? No Instagram, ela é um mantra que, por sinal, deve ser seguido com orientações bem específicas. Afinal, postar as fotos dos serviços que o seu pet shop oferece é fundamental.
Entretanto, existe a preocupação com a qualidade das fotos; até porque, você convencerá o seu cliente por meio das imagens. Fotografias sem planejamento, desfocadas, pixeladas, borradas ou sem um cenário apropriado podem arruinar as suas estratégias no Instagram.
Então, antes de iniciar a fotografar os serviços e produtos oferecidos, prepare o cenário. Como? Calma! Preparamos uma listinha que vai te ajudar. Confira!
Prepare o cenário
Mostre, em primeiro plano, os serviços e produtos que você está querendo apresentar. Evite utilizar uma foto para apresentar vários produtos ao mesmo tempo — isso pode mostrar ao cliente um certo desleixo pelo Instagram do pet shop.
Pouca gente se preocupa, mas tome cuidado com o que está no fundo da foto; cuide para que pessoas (ou produtos diferentes) não apareçam, mesmo que sem querer. Além disso, informações pessoais não devem aparecer nas fotos (por exemplo: planilhas com dados pessoais dos clientes abertas na foto, dentre outros).
Tenha cuidado com a iluminação
A câmera tem a função de captar a luz; logo, quanto mais luz, maior será a qualidade da sua fotografia (regra estendida aos vídeos e stories).
Você não precisa ter aquelas iluminações dignas de Hollywood ou similares. Até a luz do sol proporciona um bom contraste na sua foto. Com isso, não há desculpas! Tendo uma boa iluminação e uma câmera (mesmo que não seja profissional), você já consegue captar imagens incríveis.
Aliás, de certa forma, existem hoje no mercado diversos celulares que têm uma câmera digna de ótimas fotografias. Mas não erre: quando mais escuro estiver o ambiente, mais a sua imagem ficará granulada (o que não é muito legal, certo?).
Utilize as hashtags certas no Instagram do seu pet shop
As hashtags, simbolizadas pelo # (conhecido, carinhosamente, como “jogo da velha”), são importantes para aumentar a audiência do seu pet shop. Muitas pessoas não dão a devida importância para elas, porém as hashtags têm um poder muito grande de fazer com que o seu perfil seja encontrado por um número maior de usuários.
Esses códigos (que qualquer usuário pode desenvolver) tem a função, como dito anteriormente, de encontrar conteúdos no Instagram. Mas você sabe como deve usá-los? Preste atenção nas seguintes dicas:
- desenvolve hashtags que sejam simples e fáceis de encontrar (olha a importância do planejamento de conteúdo, viu?);
- as hashtags devem ser escritas juntas, por exemplo: “#banhopet” e não “#banho pet”; sem erros ortográficos e #NãoCriarUmaHashtagGrandeDemaisPorqueNinguemVaiPrestarAtenção;
- quanto mais clara e objetiva for a sua hashtag, mas fácil será de encontrar.
Divulgue (e muito!) o Instagram do seu pet shop
Ok. O Instagram do seu pet shop está lindo. Qual é o próximo passo? Simples. Conquistar um número maior de seguidores, a fim de aumentar o engajamento da sua página. Mas como fazer isso? Acompanhe.
Todos os seus amigos e clientes precisam ficar sabendo da sua página no Instagram. Por isso, divulgue-o! Coloque o nome da sua página (@nomedapetshop) em todos os seus materiais: sacolinhas, vitrines, cartões de visita, panfletos e etc. Também vale a pena investir em cartazes informativos dentro do seu pet shop e instruir os colaboradores e divulgarem o Instagram nos atendimentos.
Invista em posts patrocinados no Instagram
Post patrocinado é uma publicidade paga a fim de realizar a divulgação de um perfil comercial, nesse caso, no Instagram. Investir nessa estratégia ajuda a atingir usuários mais específicos, pois sua principal ferramenta é criar uma segmentação a fim de alcançar os possíveis clientes do seu pet shop. Será impactado até mesmo aquele seguidor que não segue o seu perfil. Ótima notícia, concorda?
Um post patrocinado utiliza-se de diferentes meios para atingir o seu objetivo específico: imagem, notícia, vídeo, texto e outros conteúdos pertinentes, os quais podem ser alocados em distintos espaços no seu Instagram: stories, feed etc.
Apostar em posts patrocinados tornou-se uma necessidade irrefutável, pois, de acordo com alguns estudiosos da área do marketing digital, o alcance de forma orgânica (posts gratuitos), diminuiu nos últimos anos. Invista nessa modalidade estratégica para atrair mais pessoas. Além disso, os anúncios podem ser baratos (há anúncios que são criados gastando-se menos de R$ 10,00); eles podem ser mensuráveis, observando o nível de crescimento; e permite realizar uma gama de segmentações, para você adequar ao seu público-alvo.
Faça parcerias com microinfluenciadores regionais
Uma dica bem importante para alcançar mais pessoas para o Instagram do seu pet shop é apostar em parcerias valiosas com os microinfluenciadores regionais. Portanto, busque na sua cidade e até mesmo estado pessoas influentes e ofereça cupons de desconto, brindes exclusivos e oportunidades incríveis para que eles ajudem a divulgar a sua marca.
Inclusive, diversos tutores criam Instagram para os seus pets, dessa forma, se você encontrar algum Insta de um animal e que tenha um bom engajamento, vale a pena falar com o dono do perfil e propor uma parceria. Isso aumenta (e muito!) o engajamento da sua página.
Faça sorteios e ofereça cupons de desconto no instagram
Crie ofertas exclusivas para o Instagram do seu pet shop. Aqui, vale a pena criar sorteios (aqueles famosos: siga a página, curta e compartilhe o post e marque os amigos nos comentários) para aumentar o número de seguidores e o engajamento da sua página. Também é legal criar cupons de desconto que podem ser resgatados tanto na loja física quanto virtual.
Atentando-se às dicas distribuídas ao longo deste post, você será capaz de, além de aumentar o número de seguidores do Instagram do seu Pet Shop, bombar e se posicionar como influência no seu ramo de atuação.
E aí, curtiu aprender como aproveitar o Instagram para vender mais no seu Pet Shop? Se sim, aproveite para ler também: como montar um pet shop em 12 passos. Boa leitura!