Ícone do site Blog Alterdata

Networking 4.0 e a era digital

Networking 4.0

Estamos em um mundo cada vez mais Globalizado, a crise do Covid 19 acelerou nosso processo de relacionamento através das mídias. O que eu quero dizer com isso? Se antes pensávamos que a tecnologia afastava as pessoas, hoje comprovamos que ela é uma ferramenta poderosa de relacionamento e negócio, mas como podemos gerar oportunidades nesse mercado virtual? Será que é necessário fazer grandes investimentos?
Bom, falar de networking 4.0, requer métricas e uma visão ampla do seu negócio.
O melhor caminho a seguir é começar simples, porém, assertivo. Então, deixo para vocês algumas boas dicas, listadas abaixo e que vão requerer apenas dedicação e uma mente aberta às novas experiências.

Quebre paradigmas

O networking não é somente para uma simples venda de produto ou serviço. Humanize suas relações, pois ninguém compra algo que não engaje com suas expectativas ou com seu estilo de vida. Ser essencial é engajar, ornar com as pessoas oferecendo algo realmente relevante e isso vai além das vantagens específicas de um serviço ou produto. É preciso se conectar com as pessoas ao ponto de entendê-las, tornando relação mais profunda e produtiva criando, assim, uma rede sistêmica de negócios, oportunidades, indicações, vendas e muitas outras vantagens.

Seja focado

Tenha em mente a missão, visão e valores de sua empresa. Quanto mais claro tiver isso em você, melhor vai se relacionar e por consequência, engajará com pessoas de valores similares aos seus, fortificando a sua rede. Essas pessoas serão seus replicadores, gerando uma cadeia sistêmica e sustentável de oportunidades, que beneficiam a todos. Alguns chamarão esta prática de parcerias, outros de grupo de negócios, outros de indicadores. O fato é que esses são seus parceiros de caminhada.

Procure ser objetivo

Fale dos objetivos de sua empresa perante o mundo, o retorno de seu trabalho para a sociedade… conte sua história! As pessoas engajam com isso e costumam replicar. Essas ações vão lhe abrir novas oportunidades.
Um grande exemplo disso é o engajamento que a persona de Steve Jobs deu à Apple e tantos outros produtos e serviços de sua rede. Não espere estar no topo para contar a sua história, é justamente ao contrário: a sua história precisa ser contada durante a sua trajetória para que outras pessoas engajem e caminhem com você, ajudando a construir bases sólidas, através destas relações.

Tenha empatia

Promova sempre a justa troca, uma relação nunca deve ser predatória, interesseira e bajuladora, esteja atento às oportunidades, mas nunca se distancie de sua missão, visão e valor, pois esses requisitos vão te ajudar a negar algumas “oportunidades” e seguir assertivo para outras. Quanto mais humano você for, quanto mais se importar, cuidando de sua rede de amigos, mais será abundante. É fundamental ser verdadeiro e motivado em suas relações, pois esse comportamento por si só atrai pessoas.

Apareça

 E, por fim, pegue essas dicas e leve com você para o mundo virtual, divulgue conteúdos em suas mídias digitais, troque conteúdo com amigos em blogs e lives, esteja presente em grupos de tira-dúvidas, grupos empresariais e muitos outros.


Lembre-se: O que para você é fácil, para outro pode ser um grande desafio e ao ajudar, ao contribuir com sua expertise no mercado, além de fomentá-lo, isso vai gerar notoriedade para sua marca, expansão de sua rede de relacionamento e, por consequência, novas oportunidades.
A tônica aqui é: Ajude e será ajudado, seja resiliente nessas ações, pois novos e bons resultados chegarão até você… acredite no caminho!

Gostou do nosso artigo sobre Networking 4.0? Leia também em nosso blog sobre Networking para crescer

Quer continuar aprendendo com os conteúdos da Alterdata? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as novidades por lá! Estamos no FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube!

Sair da versão mobile