Vamos começar este texto fazendo uma pergunta: como você acha que é possível alcançar inovação na contabilidade?
O setor foi bem estável em sua forma de fazer negócios por décadas. Porém, a transformação digital e as novas demandas de um público cada vez mais focado em experiências e relacionamento exigem que o gestor se destaque pela diferenciação.
Então, para ajudar você a criar essa cultura dentro da sua empresa, listamos 7 dicas fundamentais neste post. Seguindo as indicações, será possível melhorar a velocidade de adaptação e se antecipar às novidades antes dos concorrentes. Confira!
1. Otimize os processos de gestão e operação do negócio
Uma coisa que fica mais aparente com o passar do tempo é que não dá para inovar nesse cenário de transformação digital se a empresa ainda está presa a modos ultrapassados de gestão.
Sem integração de dados, inteligência de negócio e automação focada em eficiência, não há como acompanhar o mercado — mesmo que você tenhas as ideias perfeitas para isso.
A busca por inovação na contabilidade começa com uma reestruturação de processos na administração e até na forma como você e sua equipe trabalham.
O foco é fazer mais com menos, utilizando ferramentas e metodologias recentes de operação para flexibilizar o trabalho. Assim, você precisa de menos tempo para se dedicar a tarefas repetitivas e pode utilizar esse fôlego nas estratégias para alcançar novos públicos ou se adequar a mudanças.
2. Invista na nuvem
Os serviços na nuvem são grandes exemplos de como as tecnologias proporcionam a eficiência e a adaptabilidade de que você precisa para o futuro da sua empresa.
Com a cloud computing, você inclui naturalmente:
- mais inteligência ao negócio, com a capacidade de coletar e analisar dados de operação e de mercado em volume muito maior;
- otimização das informações que você utiliza no dia a dia, com acesso fácil e confiável;
- velocidade na leitura e na utilização de dados;
- redução do retrabalho;
- melhoria na colaboração entre a equipe;
- liberdade para trabalhar com um acesso remoto.
Toda essa infraestrutura se torna a plataforma de inovação do seu negócio. É a partir daí que você constrói uma nova cara para a sua empresa.
3. Crie uma identidade inovadora para a marca
Então, vamos falar um pouco do que você pode fazer em termos de imagem para demonstrar essa inovação para o seu público.
Uma dificuldade que percebemos com frequência no setor é a de gestores que criam marcas que se destacam mais do que a necessidade que seu serviço apresenta para pessoas e empresas.
Ser um escritório de contabilidade eficiente e confiável é o principal objetivo. Mas para que os resultados sejam maximizados, é também importante oferecer experiências diferenciadas e um relacionamento mais prático com os clientes.
Essas ideias inovadoras podem ser, por exemplo, um aplicativo exclusivo, uma plataforma facilitada para contato ou talvez uma reformulação no serviço que simplifique os processos.
O que vemos nos negócios inovadores que explodem de um mês para o outro é o senso de comodidade e até a conexão emocional que criam com o público.
Mas é possível fazer isso em um escritório de contabilidade? Claro! Basta foco e aproximação com o cliente para que ideias diferenciadas comecem a surgir.
4. Alcance um novo posicionamento de mercado
Queremos reforçar essa parte do foco no cliente porque aqui esbarramos em uma oportunidade que a transformação digital trouxe: um relacionamento mais próximo que cria um novo posicionamento de mercado.
Uma contabilidade inovadora, por exemplo, não precisa se limitar mais a prestar um serviço. Você pode repensar seu negócio e criar uma identidade mais como consultoria. Assim, com processos otimizados e comunicação facilitada, conseguirá entender melhor a demanda de cada cliente e seus objetivos.
Além disso, usando ferramentas tecnológicas, sua empresa pode adaptar a forma de entregar um serviço caso a caso, garantindo exclusividade para cada cliente. Hoje, esse é um dos diferenciais mais atrativos para o público.
5. Aposte no marketing digital
Parte das mudanças que todo o mercado sofreu nos últimos tempos tem a ver com a forma de atrair e converter clientes.
Atualmente, uma estratégia de divulgação bem-sucedida é aquela que encontra o público certo no canal mais utilizado por ele, um foco em direcionamento da mensagem. Por isso é tão importante contar com campanhas de marketing digital, seja planejando internamente, seja contratando uma empresa especializada.
E isso não é uma questão apenas de saber como falar com seu cliente. Conhecê-lo e entender seus hábitos de comunicação e consumo é essencial para a verdadeira inovação: isto é, antecipar as demandas que ele terá e entregar um serviço que o surpreenda antes da concorrência.
6. Incentive uma cultura de inovação na empresa
Mais uma dica interessante que gostamos de dar é que a inovação não é responsabilidade apenas de diretores ou do dono da empresa. Um negócio do futuro tem todos os seus colaboradores enxergando novas oportunidades no dia a dia.
Para criar uma cultura natural de inovação, invista no treinamento constante dos funcionários, inclusive capacitações em outras áreas que não sejam diretamente ligadas à contabilidade.
Outra estratégia que dá certo em empresas inovadoras é permitir e até incentivar a realização de projetos paralelos e pessoais dos integrantes da equipe. Além de isso ajudar a desenvolver a criatividade necessária para a inovação, dos projetos podem surgir ideias que transformem a sua empresa aos olhos do público.
7. Utilize sistemas integrados como suporte à inovação na contabilidade
Nossa última dica é mais prática e favorece tudo o que dissemos até agora: empregar sistemas integrados facilita a utilização da nuvem, a criação de estratégias de divulgação e a maior união dos colaboradores.
É como já dissemos, a tecnologia é a base para o futuro de qualquer empresa. Com a integração de todo os seus sistemas em um só lugar, você ganha visão e eficiência para a implementação de mudanças.
E se muitos profissionais da área têm dificuldade de enxergar como é possível conquistar inovação na contabilidade, esse pode ser o seu diferencial. Basta investir em automação e otimização e usar o tempo economizado para projetar o futuro do negócio.
Que tal então começar a construir esse degrau que vai fazer você enxergar mais longe? Entre em contato conosco! A Alterdata é a maior empresa de softwares contábeis do Brasil!