Ícone do site Blog Alterdata

Contabilidade gerencial: aprenda o que é e como fazer

Como fazer Contabilidade Gerencial?

Você já ouviu falar do conceito de contabilidade gerencial? Essa estratégia muito importante para negócios acaba sendo naturalmente trabalhada por profissionais contábeis no meio corporativo, mas conhecer a fundo suas características ajuda a potencializar e otimizar o uso de recursos na empresa.

Interessante, não é? Então vamos conversar mais sobre o assunto respondendo às suas dúvidas sobre o que é, por que e como aplicar a contabilidade gerencial na sua rotina. Acompanhe!

O que é contabilidade gerencial?

A melhor forma de definir a contabilidade gerencial é fazendo um paralelo com outro processo com o qual você já deve ter muita experiência: a contabilidade financeira.

Enquanto essa segunda se preocupa com uma definição rígida de valores que atendam a normas e obrigações externas (governo, acionistas, público geral, fornecedores), a contabilidade gerencial é um controle de recursos voltado para a gestão interna do negócio.

Ela diz respeito à administração de recursos do ponto de vista contábil:

A ideia é exatamente ter um controle interno aprimorado sobre como se gasta e o retorno desse gasto somando toda a operação da empresa.

Por isso, ao contrário da contabilidade financeira, esse processo é mais flexível e pode ser trabalhado de acordo com a natureza do negócio e os objetivos da diretoria, como economia, otimização, expansão ou realocação de recursos.

Trata-se de uma forma de usar dados como origem de mais inteligência na hora de gastar. Isso torna o gestor contábil da empresa ponto-chave do sucesso — ainda mais quando pensamos na importância que a otimização operacional vem ganhando nos últimos anos.

Quais são as vantagens de aplicar contabilidade gerencial na sua empresa?

Destrinchando melhor o assunto, podemos falar sobre as vantagens práticas que a contabilidade gerencial é capaz de trazer para a sua empresa. Você vai perceber que o foco dessa estratégia está em transformar o seu trabalho em ações reais de mudança. Confira:

Definição melhor sobre valores ótimos de venda

Quando se fala em contabilidade gerencial, esse é geralmente o ponto mais citado. Como a estratégia faz uma ponte entre situação financeira e eficiência operacional, desses dados podem ser extraídos valores muito mais adequados sobre quanto a empresa deve cobrar por um produto ou serviço.

Muitas vezes essa decisão é tomada com base na análise de mercado — tentar se aproximar do que os concorrentes estão praticando. O problema disso é que vocês podem estar perdendo dinheiro ou a chance de lucrar mais sem definir esse valor de dentro para fora.

Economia de recursos

A economia de recursos é um ponto interessante da contabilidade gerencial. Como ela relaciona diretamente a utilização de recursos com seus resultados práticos, fica mais fácil identificar onde a empresa está gastando muito para pouco retorno.

Geralmente se pensa que a otimização da operação é uma função apenas de diretores e gerentes produtivos, mas as grandes ideias muitas vezes vêm do setor financeiro.

A partir da identificação e segmentação de gastos, você pode descobrir ferramentas, serviços e processos possíveis de ser modificados ou substituídos por outros que sejam mais adequados e eficientes.

Seja como for, apenas o controle gerencial das finanças já é suficiente para regular o uso de recursos e incentivar sua otimização, evitando assim desperdícios em todos os departamentos.

Lucratividade maior

Gastar menos produzindo o mesmo tanto é tudo o que uma empresa precisa para lucrar mais. Como dissemos no primeiro tópico, o sucesso da contabilidade gerencial pode aumentar o faturamento de duas formas:

Otimização da gestão financeira

Em termos gerais, a contabilidade gerencial faz parte da contabilidade financeira. Uma se relaciona com a outra, e o controle de um lado sempre afeta positivamente o outro. Por isso, ter um olhar mais amplo sobre os gastos da operação vai facilitar muito na hora de gerar relatórios e documentos contábeis para o fisco e outras obrigações. 

Decisões de negócio mais embasadas para o futuro

Ao reunir todos esses aspectos (operação otimizada, economia, gestão e preços bem definidos), o gestor contábil tem muito mais ferramentas para enxergar o futuro da sua empresa.

Com a apresentação dessas informações à diretoria, todos vocês têm mais facilidade e confiança para tomar as decisões certas. Assertividade e velocidade fazem toda a diferença no mercado.

Como implementar o conceito do jeito certo?

Depois de todos esses pontos levantados, fica fácil defender a construção de uma contabilidade gerencial na sua empresa. Portanto, queríamos terminar deixando algumas dicas de como começar esse processo. 

Padronize sua contabilidade gerencial

Como dissemos lá no início, a contabilidade gerencial já é algo que um profissional da área faz naturalmente. Mas é hora de formatar e padronizar esse processo. Pense nas questões abaixo.

A definição desses pontos vai facilitar o seu trabalho e garantir dados confiáveis, comparáveis e claros para todos os envolvidos.

Crie metas para esse controle

É importante começar qualquer estratégia com metas bem definidas. Elas vão guiar seus esforços e dar um ponto de referência para a análise relevante da sua contabilidade gerencial, sempre olhando para frente.

Implemente um software de gestão integrada

A realização de uma contabilidade gerencial é uma estratégia que envolve muitos valores, origens e retornos de recursos, aspectos produtivos e pessoas, ou seja, trata-se de uma visão geral sobre gestão de finanças na sua empresa.

Por isso, ter sucesso com esse tipo de processo é muito mais simples quando todos esses dados são coletados e estruturados de forma automatizada, em um sistema que integre todas as fontes de informação em um único lugar.

Um software especializado nesse tipo de controle é fundamental, portanto, para que você consiga não só analisar esses relatórios, como traduzi-los em planejamento prático dentro da empresa — assim como o seu monitoramento.

Se você conta com um sistema desse tipo e segue nossas dicas de padronização, definição e foco, a contabilidade gerencial é muito simples e, mais importante, muito eficiente para aumentar o faturamento da empresa. O que você está esperando para começar?

Se você gostou do artigo e quer ler mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo! 

Sair da versão mobile