Ter excelência no atendimento deve ser uma das prioridades para o seu salão de beleza. Afinal, quando você promove uma ótima experiência ao seu cliente, ele se torna um promotor do seu negócio.
Dessa forma, ajuda no crescimento dos negócios e contribui de forma significativa para aumentar a lucratividade do salão.
Portanto, saiba que promover a excelência no atendimento é essencial para se destacar da concorrência, encantar os seus clientes e criar uma marca forte na sua região.
Além disso, existem pequenas ações que podem ser implementadas que não geram custos expansivos ao seu salão. Ao mesmo tempo, proporcionam um ótimo retorno quando o assunto é excelência no atendimento.
Vamos conferir algumas dicas para promover a excelência no atendimento no seu salão de beleza? Continue conosco!
Entenda qual é o perfil do cliente
O primeiro passo para promover a excelência no atendimento é conhecer o perfil do seu consumidor.
Ele gosta de conversar? Se sim, devemos conversar. Ele é mais reservado? Então, a ideia é ficar em silêncio enquanto ocorrem os procedimentos.
Promover este tipo de atendimento personalizado é importante para agregar valor à experiência que ele tem com o seu salão de beleza.
Afinal, precisamos considerar que cada pessoa é única e merece ser tratada com respeito e na sua individualidade.
Assim, saiba que prestar um atendimento personalizado não custa nada. Basta ser atencioso e ter estratégia para identificar o que o cliente espera do seu salão.
>> Dica: para aperfeiçoar ainda mais essa estratégia, conte com a ajuda da tecnologia. Ter um bom cadastro de clientes é essencial para coletar preciosas informações sobre o seu público.
Além disso, permite ter um registro do histórico das preferências do cliente. Assim, fica mais fácil prestar um atendimento único e diferenciado.
Disponibilize um wi-fi seguro e gratuito
Normalmente, os procedimentos em um salão de beleza demoram. Por isso, oferecer uma rede de internet segura, rápida e gratuita é importante para que o cliente passe o tempo enquanto aguarda.
Antigamente, as pessoas costumavam esperar no salão lendo uma revista ou um jornal físico. Claro, você também pode apostar no universo off-line. No entanto, a internet traz inúmeras possibilidades de entretenimento.
Além disso, você pode ter um mural contendo o QR Code com o título de matérias que o seu cliente possa se interessar.
Assim, você seleciona alguns sites com notícias relacionadas ao seu segmento e convida o cliente a ler mais sobre o assunto de forma dinâmica e personalizada.
Preocupe-se com a ambientação do salão de beleza
Ter um ambiente aconchegante, organizado e agradável ao público é uma boa dica para promover a excelência no atendimento.
Invista em uma boa decoração que transmita a personalidade e os valores da sua marca. Isso não significa que você precisa investir muito: apostar na tendência minimalista de decoração é uma alternativa viável e interessante.
Além disso, selecione uma playlist neutra e tranquila, para que o cliente possa relaxar enquanto aguarda.
Outro ponto que você precisa considerar é a temperatura: o ambiente não pode estar nem muito frio, tampouco, muito calor.
Viu? São pequenos detalhes que fazem uma enorme diferença quando o assunto é excelência no atendimento ao cliente.
Avalie quais são os diferenciais que você pode oferecer para promover a excelência no atendimento
Analise a realidade do seu salão de beleza e identifique algumas pequenas ações que você pode investir. Por exemplo:
- cupom de desconto no mês do aniversário;
- um brinde em datas comemorativas;
- uma promoção exclusiva com os procedimentos que ele gostaria de experimentar;
- um programa de fidelidade;
- eventos exclusivos;
- clube VIP;
- dentre outros.
Além disso, pense em algumas atividades que podem servir como agrado ao cliente e que ele não está esperando. Assim, você consegue surpreendê-lo de forma muito positiva.
Por exemplo, é possível fazer uma massagem no couro cabeludo durante o procedimento de lavagem e hidratação?
Ou uma massagem nos pés e mãos durante os procedimentos de manicure e pedicure? Enfim, essas são apenas algumas ideias que não geram custos extras ao seu salão, mas que fazem a diferença quando o assunto é atendimento ao cliente.
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Ofereça comes e bebes para o cliente
Você não precisa oferecer um banquete ao seu cliente. No entanto, ter a preocupação de fazer com que ele se sinta bem, oferecendo-lhe algumas opções de comes e bebes é interessante.
Água filtrada, cafés, chás, doces e biscoitos: são algumas alternativas que não geram tantas despesas para o salão de beleza.
No entanto, fazem com que o cliente perceba que o seu salão se preocupa em pensar em todos os detalhes para que ele se sinta bem.
Afinal, precisamos considerar que, normalmente, o cliente passa muito tempo em um salão de beleza — ou agenda um horário depois do trabalho. Assim, certamente está com fome e com sede. Portanto, ter algumas alternativas é uma demonstração de carinho e cuidado.
Além disso, se houver a possibilidade de acordo com a categoria do seu CNPJ e com o espaço do ambiente, você pode até mesmo ter uma cafeteria ou lanchonete dentro do salão.
Assim, é uma alternativa para fidelizar o seu cliente, ao proporcionar uma experiência completa e aumentar a lucratividade dos negócios.
Dessa forma, poderá ser oferecido sorvetes, doces, salgados, comidas embaladas e até mesmo bebidas alcoólicas — a escolha dos comes e bebes varia de acordo com o estilo do salão.
Fique atento aos feedbacks do seu cliente
Uma dica muito importante para criar um planejamento de excelência no atendimento mais focado na realidade do seu negócio é aplicar pesquisas de satisfação com regularidade.
A pesquisa permite coletar preciosos feedbacks do seu cliente. Assim, é a oportunidade ideal para conhecer os pontos fortes e fracos do seu salão na visão do seu consumidor.
Dessa forma, fica muito mais fácil criar ações personalizadas e que realmente atendam às suas expectativas e necessidades.
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