Ícone do site Blog Alterdata

Confira 7 ideias práticas de decoração para loja de sapatos

decoração para loja de sapatos

Você possui uma loja de sapatos e sempre fica pensando na possibilidade de melhorar as vendas? Já tentou fazer promoções e intensificar as estratégias de atendimento, e mesmo assim, o resultado esperado não veio? Talvez seja o momento de repensar o aspecto visual do seu estabelecimento, considerando novidades de decoração para loja de sapatos.

Para alguns, a decoração pode ser algo supérfluo. Mas principalmente para lojas varejistas, a decoração tem grande potencial de encantar o cliente, fazendo-os comprar cada vez mais. A decoração ajuda a melhorar a experiência do cliente no ambiente da loja e ressaltar a qualidades dos produtos.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça algumas dicas fundamentais para melhorar a sua decoração para loja de sapatos.

1. Considere o seu público alvo

Decoração para loja de sapatos deve considerar a público-alvo. Isso quer dizer que cada consumidor tem preferência quanto as cores, o estilo do mobiliário e elementos que compõem toda a decoração do ambiente.

Essas características influenciam diretamente na decisão de compra, mesmo que o sapato seja muito bom e atraente. Dessa maneira, é importante identificar qual o público mais alvejado pelo negócio. Certamente aquela loja que pensa em produtos especialmente para mulheres terá que ter uma decoração diferente daquela destinada ao público masculino. Isso ocorre por isso é necessário saber como tornar o ambiente mais apropriado para cada público.

Mas não basta pesquisar apenas a questão de gênero. É importante ir mais a fundo, buscando outras características do seu cliente. Como, por exemplo, quais são seus hobbies, qual classe social pertence, dentre outras preferências. Assim será possível montar uma decoração mais agradável e que realmente chame atenção do público-alvo.

2. Capriche no mobiliário

É impensável que uma loja de sapatos não possua entre seu mobiliário itens como cadeiras, bancos ou poltronas para que seus clientes experimentem os produtos. Mas também não pode ser algo genérico.

É preciso investir em um mobiliário que seja confortável, de modo que o cliente se sinta seguro para fazer as provas dos sapatos. Na decoração desses móveis a recomendação é utilizar o estilo, a textura e as cores que fazem parte da identidade visual da marca da loja.

É preciso ter uma harmonia entre essas cores para que elas consigam fazer parte de toda a estrutura do estabelecimento. Também é importante pensar na distribuição desses móveis na loja. Eles não podem estar em grande quantidade e espalhados pelo estabelecimento, ao ponto de atrapalhar o fluxo de clientes no interior do ambiente. Por isso deve-se pensar estrategicamente onde colocar as poltronas, os bancos e as cadeiras.

3. Considere os materiais a serem utilizados na decoração para loja de sapatos

Hoje em dia a decoração para loja de sapatos apresenta uma variedade de materiais das mais diversas funcionalidades. Isso acaba deixando a escolha de qual material utilizar cada vez mais difícil para aquelas pessoas que não compreendem.

Nesse sentido, é importante buscar ajuda profissional para definir quais materiais são mais adequados para a decoração para loja de sapatos. Mas, de modo geral, os materiais utilizados na decoração devem transparecer aspectos de limpeza, clareza e sintonizados com a identidade da marca.

Um dos materiais mais favoritos é o vidro. Ele geralmente é utilizado em estantes e vitrines. O vidro ajuda a deixar a visualidade dos sapatos em primeiro plano. Espelhos também podem ser utilizados, mas é preciso ter cuidado, colocando em altura baixa para facilitar a visualização dos pés.

4. Organize os sapatos nas prateleiras

Os sapatos que estão à venda devem estar muito bem organizados e bem apresentados. A distribuição deles na loja e na vitrine deve ser suficientes para valorizar e deixá-los bem amostra para o cliente.

Ao decorar uma loja de sapatos deve se adotar uma estrutura de organização desses calçados. Por exemplo, separando por cores, tamanhos, marcas, gênero e idade. Um bom planejamento desse tipo de organização ajuda a fazer com que a decoração e a disposição dos produtos criem uma relação harmoniosa.

5. Trabalhe com decoração temática

Embora dissemos que é preciso que a decoração da loja seja sincronizada com identidade da marca, que geralmente é fixa, isso não quer dizer que o ano inteiro a loja deve ficar com o mesmo aspecto.

É preciso aproveitar as oportunidades para diversificar a decoração. Por exemplo, em datas comemorativas. Podem ser feitas modificações no mobiliário e também na vitrine para mostrar ao cliente que está sendo comemorado determinada data. Assim, criam-se estímulos para que ele compre.

Realize uma boa pesquisa de referências para encontrar quais as tendências de decoração em datas especiais do ano. Vale a pena inclusive construir um calendário onde serão identificados mês a mês quais elementos devem ser destacados na decoração da loja de sapatos.

6. Faça um bom planejamento financeiro antes de aplicar a decoração para loja de sapatos

Investir na decoração não é algo supérfluo. Ela ajuda a estimular a decisão de compra do cliente. Nesse sentido, é preciso realizar um planejamento financeiro adequado para cada modificação na decoração.

É preciso pensar na hora de fazer pequenos ajustes, principalmente para evitar pecar pelo exagero. Afinal, a decoração deve ser algo pontual, não tendo a dimensão de uma reforma.

Algo interessante nesse aspecto é a loja adotar o minimalismo. Trata-se de um conceito que diz que menos é mais. Quer dizer que, ao invés de realizar grandes investimentos na declaração, é possível fazer pequenos ajustes, privilegiando detalhes. Como, por exemplo, mudando a ordem de exposição dos produtos para valorizar a iluminação natural e a circulação de ar.

7. Cuide da iluminação

A iluminação é fundamental para garantir a boa exposição dos produtos e até mesmo melhorar o aspecto da decoração para loja de sapatos. Uma luz que está bem posicionada destaca os pontos fortes, detalhes do sapato, oferecendo mais brilho e ressaltando a textura.

A mesma coisa vale para as espaços da loja que podem ser melhor iluminados para garantir maior visibilidade pelos clientes. Nesse sentido, é importante solicitar instalação de alguns pontos de luz estratégicos no estabelecimento.

Essas foram algumas informações sobre como decorar uma loja de sapatos. Nesse aspecto, é importante sempre ter cuidado para não exagerar na decoração de vitrine. Ela deve ser construída para divulgar as novidades e ser atraente para ser contemplada pelo cliente.

Quer ficar por dentro de mais de dicas sobre gestão de lojas? Continue lendo os artigos do nosso blog.

Sair da versão mobile