Ícone do site Blog Alterdata

Como fazer marketing de uma loja pequena?

Como fazer marketing de uma loja

Investir em diversas ações de divulgação dos seus produtos é fundamental para se tornar mais conhecido na sua região, concorda? Portanto, se você é dono ou trabalha em uma loja pequena, precisa aprender a como fazer marketing de uma loja adequado à realidade do seu negócio.

Muitas pessoas não apostam nas técnicas de marketing porque pensam que é necessário investir muito dinheiro. No entanto, você não precisa se preocupar! Existem pequenas ações que podem ser realizadas sem que você precise desembolsar muito. Vamos conferir quais são elas? Continue conosco!

7 dicas sobre como fazer marketing de uma loja pequena

Separamos aqui as formas mais interessantes de como fazer marketing de uma loja pequena, levando em consideração a facilidade da operacionalização das ações e o custo envolvido em cada uma delas. Confira nossa seleção e aumente suas vendas no curto prazo:

1. Invista na panfletagem nas ruas próximas ao seu negócio

Atualmente, muito falamos em investimentos no universo digital. Claro, ele é mais que essencial para atingir os resultados da sua loja. No entanto, apostar em técnicas offline também é importante. Por exemplo, a panfletagem é uma ideia interessante para mostrar aos moradores daquela região que a sua marca está ali, pronta para atendê-lo bem.

Portanto, crie um flyer, folder ou um panfleto criativo e com chamadas interessantes para divulgar os seus produtos. Invista na panfletagem nas sinaleiras próximas ao seu estabelecimento e nos prédios comerciais e residenciais da sua região. Essa é uma excelente forma de como fazer marketing de uma loja pequena.

É importante organizar as informações do folder de uma forma estratégica e bem organizada. Por isso, conte com a ajuda de um designer ou agência para ajudar a elaborar uma divulgação que seja efetiva. Afinal, é a imagem da sua marca que está em jogo.

2. Aposte em ações de marketing digital regionalizadas

O marketing digital é uma ótima opção de baixo investimento para lojas pequenas. Um dos maiores benefícios é que você pode divulgar (tanto no Google quanto nas redes sociais) de uma forma mais segmentada. Além das publicações orgânicas (não pagas) você pode investir em anúncios. Nesse caso, consegue segmentar bem o seu público.

Dessa forma, pode direcionar os anúncios para o público-alvo da sua região. Assim, as chances de conquistar novos clientes que realmente comprarão na sua loja, são muito maiores.

Nesse processo de como fazer marketing de uma loja, é bem importante ter um bom planejamento de mídia digital, investindo em publicações chamativas e interessantes. Lembre-se: as mídias on-line são focadas em criar um bom relacionamento com o seu público. Então, aposte em conteúdos que sejam relevantes a ele.

3. Faça promoções no ponto de venda

As ofertas e promoções também são bem interessantes para chamar a atenção das pessoas que passam na frente da sua loja. As promoções diretas no ponto de venda são ótimas alternativas para captar a atenção do consumidor e fazê-lo entrar na sua loja.

Assim, invista em boas estratégias visuais de merchandising para atingir as suas metas e objetivos. Veja alguns exemplos baratos e interessantes:

4. Promova boas parcerias com outros comércios locais

Outra forma de como fazer marketing de uma loja pequena é unindo forças com outros varejistas. Ter uma boa gestão de loja é um constante desafio, principalmente quando o assunto é a divulgação dos seus produtos e serviços. No entanto, saiba que o comércio local também pode ajudá-lo com o marketing da sua empresa. Mas claro, você não deve fazer uma parceria com um concorrente direto. Entretanto, existem inúmeras possibilidades.

Por exemplo, imagine que você tenha uma loja de roupas e não venda sapatos. Entretanto, do outro lado da rua há uma sapataria que atende o mesmo público que você. Dessa forma, você pode fazer uma parceria: clientes que comprarem sapatos ganham 10% de desconto na sua loja de roupas, da mesma maneira que os clientes que compraram na sua loja também ganham um benefício na sapataria.

Dessa forma, você cria uma ótima oportunidade de desenvolver bons programas de fidelidade. Uma loja pode ajudar a outra a conquistar novos clientes — uma forma cooperativa de como fazer marketing de uma loja pequena.

5. Aposte no poder do e-mail marketing

O e-mail marketing também é uma ótima alternativa de divulgação e relacionamentos com o seu público. Portanto, sempre que você atender um cliente, solicite o seu cadastro completo e solicite autorização para o envio de materiais interessantes. Lembre-se: é importante que o cliente aceite o envio dos e-mails para que você não tenha complicações com a legislação, principalmente com a LGPD.

Dessa forma, quando o cliente já comprou na sua loja, pode continuar recebendo informações interessantes. Assim, a sua marca é sempre lembrada e sempre que ele precisar, vai voltar a fazer negócios com a sua empresa.

Já dizia o pai do marketing, Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”. Portanto, saiba que o e-mail marketing é uma das melhores formas de como fazer marketing de uma loja pequena. Você pode enviar por e-mail:

6. Faça vendas pelo WhatsApp

Você já sabe que o consumidor atual está cada dia mais exigente, concorda? Sendo assim, quando ele busca uma informação, precisa que ela seja respondida rapidamente. Portanto, o WhatsApp é uma ferramenta interessante para manter esses relacionamentos e vender mais.

Para isso, é importante ter um número comercial e ter um time especializado em atender as reais necessidades dos seus clientes. Afinal, de nada vai adiantar divulgar que você tem um número de WhatsApp, se os atendentes não souberem conduzir o cliente pela jornada de compra.

Portanto, é fundamental ter um atendimento excelente no WhatsApp para que o seu cliente se sinta especial e acolhido. Dessa forma, você consegue vender mais e ainda por um investimento muito baixo, o que é bem importante, concorda?

7. Analise os seus concorrentes

Analisar os concorrentes não é uma dica tão direta de como fazer marketing de uma loja. No entanto, vamos explicar a importância: você precisa sempre se sobressair da concorrência, concorda? Afinal, o cliente tem a opção de escolha e vai sempre optar pela marca que apresentar um diferencial interessante.

Então, você não pode deixar de lado o seu concorrente. É preciso estar sempre atento ao que ele está fazendo para que você encontre formas para se diferenciar e conquistar o coração do cliente. Veja o que você precisa analisar com frequência:

Ao fazer um estudo da concorrência você pode comprar com o seu negócio e avaliar o que está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado. Portanto, jamais deixe de lado a análise constante da concorrência, está bem?

E então, gostou de aprender como fazer marketing de uma loja pequena? Se sim, que tal acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais? Seguidamente estamos apresentando dicas incríveis de empreendedorismo para MEIs e MEs. Que tal? Estamos presentes no Twitter, LinkedIn, YouTube, Facebook e Instagram.

Sair da versão mobile