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Como administrar uma loja de celular? Entenda 6 passos importantes

como administrar uma loja de celular

Quer saber como administrar uma loja de celular? Então saiba que o negócio de venda e conserto de celular é um dos mais rentáveis não só do Brasil, mas do mundo. A realidade é que o aparelho celular hoje faz parte do dia a dia de qualquer um.

É muito difícil que alguém se concentre apenas em fazer e receber chamadas com o aparelho. Hoje, já existe uma infinidade de aplicativos. Jogos, filmes, livros, entre outros, podem ser consumidos online, na palma da mão.

Logo, isso gera um mercado poderoso que é também desafiador: o de loja de celular. Se a sua ideia é se dedicar a ele, então confira o conteúdo na sequência com os passos essenciais para administrar esse tipo de negócio.

1. Pense no controle de estoque

A organização das suas peças de reposição é essencial para o bom andamento do negócio. Sem isso, um produto muito solicitado pode ficar em falta justo na hora que o cliente o procurar. Então a dica é pensar na forma como será gerenciado o estoque.

Existem alguns modelos conhecidos de controle de estoque. Entre os mais praticados estão:

Além de definir o modelo de reposição é possível também estabelecer regras para a gestão do estoque. Isso diz respeito, por exemplo, à relação com os fornecedores e à própria escolha dos produtos a serem usados. No geral, o mais importante é ter critérios em relação a isso.

2. Sofistique o seu fluxo de caixa

Uma boa gestão do fluxo de caixa é outro aspecto que diferencia lojas bem administradas das demais. Saber disso é essencial especialmente para quem quer saber como administrar uma loja de celular.

Na prática, a gestão do fluxo de caixa é um processo. E ela diz respeito ao valor líquido que surge da relação entre o que a empresa recebe e o que ela gasta.

Esse processo considera sempre 3 elementos, que são:

Uma boa gestão de fluxo de caixa, essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, significa gerir toda a movimentação de entrada e de saída de dinheiro da empresa em um período específico.

Isso pode ser feito a partir da realização de registros constantes, controle de estoque e das contas a pagar.

3. Conte com bons vendedores

A qualidade da sua equipe é outro ponto a ser considerado por quem procura saber como administrar uma loja de celular. Profissionais preparados para bem atender conseguem não só esclarecer as dúvidas dos clientes. Eles vão além e encontram as soluções procuradas.

Entenda que nem sempre uma pessoa vai até a sua empresa em busca de algo certo para comprar. Muitas vezes ela precisa de direcionamento para chegar em uma ideia que ela tem na cabeça, mas que ainda não está clara.

Para isso e outras situações, o vendedor é essencial. Assim, o importante é que ele esteja bem treinado e que toda a equipe fale a mesma língua. De preferência, seguindo os parâmetros da empresa. Dessa forma o cliente perceberá que existe um diferencial no seu negócio e a tendência é que ele se torne fidelizado.

4. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma maneira de fazer com que a sua empresa encontre um posicionamento no mercado em que atua. Isso é interessante porque é esse o diferencial que pode fazer com que ela seja única no mercado. Ele é, basicamente, o mapeamento de um caminho para se chegar onde pretende.

A melhor maneira de fazer esse planejamento é começar com um diagnóstico da realidade da própria empresa. Geralmente isso é construído a partir da Análise SWOT que, em resumo, compara as forças e fraquezas da organização com a concorrência e avalia ameaças e oportunidades que o mercado apresenta.

A partir de então se faz possível traçar objetivos de curto, médio e longo prazo, elaborar estratégias e ações e adotar métricas de desempenho para conferir se há evolução no processo.

5. Saiba como administrar uma loja de celular de acordo com a demanda

Com a Análise SWOT será possível identificar oportunidades no mercado. E isso é importante porque auxilia você na busca por produtos e serviços que as pessoas realmente procuram.

Vá além disso, procurando estar sempre em dia com o que de mais moderno o universo da tecnologia apresenta. Aparelhos celulares novos são apresentados constantemente, por isso, o profissional que trabalha com esse tipo de solução deve estar atento às inovações.

Também vale a pena entender tudo o que se relaciona com esse tipo de inovação. Serviços alternativos como de reparo e venda de acessórios, por exemplo, podem representar uma fonte de renda extra considerável para o futuro do seu projeto.

6. Invista em soluções específicas

Por fim, cabe ao empreendedor pensar em formas de sofisticar sua ação. Adotando soluções específicas ele é capaz de tornar mais fáceis uma série de procedimentos. Entre outros exemplos estão:

Assim, é importante investir em soluções tecnológicas avançadas e específicas. Avançadas porque é isso o que pode simplificar o trabalho com essa série de exigências de um negócio de sucesso. E específicas porque somente pensando em soluções desenvolvidas especificamente para o seu negócio é que você tem como extrair o máximo do potencial dele.

E no caso de quem procura saber como administrar uma loja de celular, isso envolve um cuidado maior com a natureza do equipamento em questão.

É por esse motivo que vale a pena contar com um software de gestão para o seu negócio. Com ele, mais do que sistematizar os processos, você terá como fazer isso de acordo com a realidade da sua loja. Logo, este pode ser o passo decisivo para montar um projeto organizado, moderno e com elevado potencial de lucro.

Agora que sabe como administrar uma loja de celular, não deixe de conhecer as soluções da Alterdata e entender como elas podem ser úteis para o futuro da sua empresa!

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