Ícone do site Blog Alterdata

O que um bom software para supermercado precisa ter?

bom software para supermercado

O software para supermercado é a ferramenta que ajuda a otimizar a gestão deste estabelecimento, contribuindo em frentes como atendimento, controle financeiro e vendas.

Pode ser um excelente recurso, desde que tenha funções verdadeiramente úteis para o gestor. Seus resultados são precisos, pois automatiza diversas tarefas — além de executá-las com rapidez.

No entanto, é preciso certificar-se de que o software para supermercado escolhido atende todas as demandas do estabelecimento.

Quer saber o que um bom software para supermercado precisa ter? Continue a leitura e saiba quais funcionalidades são indispensáveis.

Relatórios de Business Intelligence

O software para supermercado é um verdadeiro aliado na gestão do negócio. Para tal, um dos seus diferenciais deve ser a emissão de relatórios de Business Intelligence, ou BI.

Esse tipo de relatório gerencial é completo e possibilita a visão geral da empresa, algo impossível sem uma ferramenta apropriada.

As informações que constam nos relatórios de Business Intelligence devem ser seguras e completas, mostrando a realidade do supermercado.

É fundamental que apresente as vendas diárias, com movimentações detalhadas, bem como outros assuntos para que a gestão tome decisões baseadas em fatos.

Por isso, utilize a tecnologia na análise de dados!

Facilidade para criar e fazer vendas

Outra funcionalidade que o software para supermercado deve ter é um conjunto de ferramentas que ajudem a vender com facilidade.

O processo de venda requer agilidade e precisão!

Por isso, quando é moroso e cheio de erros, põe em risco o sucesso da negociação.

Sendo assim, um bom software para supermercado precisa possibilitar o lançamento das vendas e a emissão de cupons ou notas fiscais em poucos cliques.

Agora, imagine a seguinte situação: você vendeu algo que seu cliente quis em um processo rápido e preciso. Isso é excelente para sua experiência de compra!

Tão excelente que contribui decisivamente para fidelizá-lo.

Gerente eletrônico com Inteligência Artificial

Continuando nossa lista de funcionalidades que um bom software para supermercado deve ter, chegamos ao gerente eletrônico.

Essa função não dispensa a figura do gerente, mas complementa seu trabalho de modo importante.

O gerente eletrônico de um software para supermercado, quando tem Inteligência Artificial, analisa constantemente toda a base de dados. Ele verifica problemas no lançamento de notas fiscais, aponta cadastros incompletos entre outros.

Mas como ele consegue ser tão inteligente assim?

A Inteligência Artificial é o segredo por trás do gerente eletrônico. O software pensa e age como um ser humano, mas da maneira com a qual foi programado. Desse modo, consegue levar ao módulo a informação que precisa ser alterada.

Assistente de compras

Quanto mais compras, melhor!

No software para supermercado, o assistente de compras é a função responsável por manter o estoque bem administrado, considerando todos os fatores que impactam nas vendas do seu negócio.

Isso é importantíssimo, pois indica o que comprar, quando deve ser feito e a quantidade necessária. Lembre-se de que estoque parado significa dinheiro parado.

O assistente de compras do software para supermercado usa Inteligência Artificial para fazer buscas no sistema a partir de dados estratégicos: compra, venda, entrada, saída, devolução, demanda reprimida, sazonalidade e outros.

Todos esses dados são utilizados para determinar as informações fundamentais para a manutenção adequada do estoque.

Gestor financeiro para conhecer a fundo a saúde do negócio

O gestor financeiro é mais uma funcionalidade importante que deve ter no software para supermercado. Ele ajuda a entender como está a saúde financeira do seu empreendimento. Vai além do “está vendendo muito ou pouco”.

Esse módulo financeiro deve permitir acesso rápido e simplificado a todas as contas do supermercado.

Por meio de relatórios de Business Intelligence, gera relatórios que ajudam na tomada de decisão. No entanto, um dos seus diferenciais deve ser a permissão de personalizar quais informações serão apresentadas.

Auxílio na precificação de produtos

A correta precificação de produtos é fundamental para o sucesso do seu supermercado. 

Uma vez que as vendas são a principal fonte de lucro, os valores devem ser definidos corretamente.

Isso envolve conhecer todos os custos, estabelecer a margem de lucro adequada, fazer pesquisa de mercado e considerar a relação entre preço e valor. 

Nesse sentido, o software para supermercado deve ser um importante aliado.

Quando é bom, basta informá-lo sobre:

Após isso, o software para supermercado calcula automaticamente o preço de venda, ou seja, dispensa o uso de planilhas e cálculos manuais para definir corretamente os valores.

Praticidade no reajuste de preços

Para identificar um bom software para supermercado, fique de olho ainda no quão prático ele é na hora de reajustar preços.

O ajuste de preços pode ser uma tremenda dor de cabeça, pois quando não é organizado acaba ocasionando divergências entre preços dos encartes e das gôndolas.

Um módulo exclusivo para isso permite, em poucos cliques, selecionar grupos de produtos e alterar todos de uma única vez.

Um bom software para supermercado ainda te deixa informar quando os preços antigos devem ser praticados novamente. 

Note que isso automatiza uma função que leva tempo, ou seja, te permite focar em questões estratégicas.

Possibilidade de pagar com Pix

O seu estabelecimento ainda não aceita Pix?

No dia 6 de maio de 2022, o Banco Central registrou 73,2 milhões de transações pelo Pix, um novo recorde de pagamentos e transferências feitos em um único dia pelo sistema de pagamentos instantâneos, que foi lançado em novembro de 2020.

O recorde comprova o quanto é fácil pagar com Pix. Esse tipo de transação financeira tem inúmeras vantagens, como realizar transferências instantâneas sem limites de horários e cobranças de taxas.

O software para supermercado, portanto, deve oferecer essa modalidade de pagamento direto no caixa. Basta que o leitor faça a leitura do QR code com a câmera do celular, confirme os dados e realize o pagamento.

Simplicidade, rapidez e eficiência garantem uma excelente experiência de compra.

Importação de notas fiscais de compra

Outra funcionalidade de um bom software para supermercado é sua capacidade de importar, de modo otimizado, notas fiscais de compra.

A otimização acontece da seguinte maneira: você informa a chave de acesso da nota fiscal e deixa o sistema fazer o lançamento. Simples assim!

Quando o saldo for diferente do presente na conta, o sistema alerta a divergência.

Software para supermercado na nuvem

Por fim, é importante que o software para supermercado seja hospedado em nuvem, pois isso dispensa a instalação de softwares pesados que deixam o computador lento.

Quando está na nuvem, pode ser acessado a partir de qualquer lugar por meio da internet. Assim, você tem como gerenciar seu supermercado sempre que tiver tempo, independentemente se está dentro ou fora dele.

Conheça o Alterdata Shop, o software para supermercado que tem todas essas funcionalidades e muito mais!

Sair da versão mobile