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Usando o WhatsApp Business como aliado no seu supermercado

WhatsApp Business para supermercados

A chegada do WhatsApp Business foi um sopro bem-vindo de inovação para os negócios. “Irmão” do aplicativo famoso e popular de mensagens, sua versão corporativa apresenta funções que permitem às empresas se aproximar de seus clientes. Ainda assim, para muitos, essa é uma ferramenta nova. Alguns segmentos, como o de varejo, só agora começar a testar todo seu potencial. Afinal, como o WhatsApp Business pode ajudar os supermercados?

Essa é uma dúvida bastante válida, já que se trata de uma ferramenta relativamente nova e que, acima de tudo, traz a inovação para dentro dos supermercados.

Especialmente em tempos como os atuais, após a pandemia do Covid-19, essa é uma real necessidade dos supermercados. E para o futuro do setor, vai ser ainda mais significativo para conquistar ótimos resultados financeiros.

E então, que tal aprender mais sobre como o WhatsApp Business pode fazer a diferença no seu supermercado? Continue a leitura!

Inovação: uma necessidade dos supermercados

Em todos os setores do mercado, segmentos da indústria, camadas do comércio, a inovação é uma necessidade. Para os varejistas, em especial os supermercados, é uma demanda tanto interna quanto externa.

Afinal, cada vez mais, a forma de se consumir muda.

Com a pandemia de Covid-19, os consumidores se viram obrigados a ficar de fora dos pontos de vendas. Para os mercados, surgiu a necessidade de aderir à tele-entrega ou aos aplicativos. Algumas redes já mais estruturadas possuíam seus próprios e apenas precisaram se adaptar à nova demanda.

Ainda assim, é preciso de mais.

Muito se comenta sobre como o setor de supermercados viveu, por muito tempo, baseado em antigas convicções. Agora, o momento e o perfil dos consumidores, prova que é hora de mudar. E para tocar essa transformação, nada melhor do que contar com a inovação.

E como ponto de contato para suprir necessidades de vários setores, como Atendimento e Marketing, o WhatsApp Business prova ser a solução perfeita.

Ele é capaz de trazer os consumidores mais perto, eliminando ruídos de comunicação e barreiras físicas. É uma ferramenta cômoda, tanto para a empresa como para a pessoa.

E por isso, deve ser aproveitado.

O que é o WhatsApp Business?

Como já explicamos, o WhatsApp Business é um aplicativo de troca de mensagens destinadas à empresas. No caso, serve como ponto de contato das empresas com seus consumidores e parceiros, que conversar com a empresa a partir de seus próprios aplicativos pessoais.

Gratuito, o aplicativo é um sucesso justamente por conta da sua simplicidade. Basta ter um número de celular que todos, pessoas físicas e empresas, podem criar um perfil.

É possível, portanto, compartilhar mensagens de texto, de voz e de vídeo. Além de enviar fotos, arquivos como PDFs, entre outros. No entanto, as funcionalidades do WhatsApp Business vão além do convencional, e por isso é uma ferramenta tão necessária. Veja:

As funções do WhatsApp Business

Entre as funcionalidades do WhatsApp Business, é possível destacar alguma que, se bem usadas, podem realmente significar um diferencial competitivo para o seu negócio. No caso de supermercados, ainda mais — especialmente por ser uma novidade:

Criação de um Perfil Comercial

Como todo perfil, o WhatsApp Business oferece a possibilidade de seu supermercado disponibilizar informações úteis ao público.

Entre elas, você pode disponibilizar uma descrição do supermercado, imagem, site ou link do aplicativo, endereço de e-mail e endereço físico.

Possibilidade de Obter Respostas Rápidas

O WhatsApp Business é também uma forma de se colocar “na mão” dos clientes, no sentido de que cada contato é facilitado. Portanto, é possível conversar de forma ágil, entendendo seus problemas e oferecendo soluções rápidas.

Além disso, é possível salvar mensagens e responder as mais comuns de forma padronizada.

Envio de Mensagens Automatizadas

As mensagens automatizadas são alternativas bastante válidas para situações específicas, como uma saudação ao contato que chega para conversar com o supermercado.

Além disso, é possível programar mensagens em massa, com ofertas ou comunicados, que facilitam a comunicação e disseminam o recado de forma bem eficiente.

Acesso ao Relatório de Estatísticas das Mensagens

Com o WhatsApp Business, seu supermercado pode acessar relatórios completos com as métricas do fluxo de mensagens, identificando o número de envios bem-sucedidos, mensagens lidas, etc.

Como o WhatsApp Business pode ser utilizado em seu supermercado?

E agora, como de fato — na prática — o WhatsApp Business pode servir a um supermercado? Pois bem, há vários exemplos bem-sucedidos pipocando por todo Brasil, sendo um aliado tanto nas vendas como no relacionamento com o cliente.

Entre estratégias inovadoras e outras mais tradicionais, o que se destaca é a eficiência dessas ações, que contam com a mobilidade e flexibilidade da ferramenta.

Envio de ofertas ao consumidor

A principal vantagem do WhatsApp Business é sua capacidade de estreitar o relacionamento com consumidores. Isso quer dizer que seu supermercado pode estar mais presente no dia a dia, e logo nas preferências, dos clientes.

Por isso, uma possibilidade bacana é o envio de ofertas ao consumidor diretamente via mensagens de WhatsApp. É o que já faz uma rede de supermercados carioca. Assim, além de até mesmo economizar com a impressão de panfletos em mídia física, você tem a certeza de que suas ofertas serão lidas e analisadas pelos consumidores.

Com isso, o potencial de retenção e sucesso é muito maior.

É possível montar estratégias variadas, como definir mensagens automáticas para dias de promoções — ou antecipando-se a datas comemorativas e feriados.

Possibilidade de ter um feedback rápido do cliente

A proximidade com o consumidor é uma quando você envia ofertas diretamente a ele, mas é totalmente diferente quando, além disso, você estabelece um contato direto.

É o que possibilita também o WhatsApp Business, com a possibilidade de ter uma conversa transparente com cada cliente.

Assim, é possível pedir e receber feedbacks autênticos e aprofundados sobre a experiência de cada um com os serviços do supermercado.

Essas impressões são valiosas, pois além de possibilitarem uma resposta rápida (no aplicativo), também servem de insights instantâneos para o supermercado.

Com um canal direto, os consumidores podem escrever para o supermercado suas opiniões e considerações sobre o serviço e os preços. Tudo isso, entregue de bandeja para um supermercado com estratégia de marketing e pricing afiada, pode ser determinante no sucesso a curto e médio prazo.

Além disso, a ferramenta dá a capacidade dos atendentes agirem rapidamente no gerenciamento de reclamações, amenizando quaisquer impactos negativos.

Agendar compras e realizar pré-vendas

Outra forma de se aproximar ainda mais dos consumidores com o WhatsApp Business é por meio do agendamento de compras.

Ou seja, através de um canal fixo, o cliente pode agendar compras — que serão separadas internamente. Ao consumidor, basta buscar na hora combinada e pagar.

Uma alternativa bastante bacana é a realização de pré-vendas. Mesmo que não seja muito comum no meio de supermercados, é uma forma de inovar. Pode funcionar muito bem para certos produtos, como bebidas alcoólicas.

Aproxime-se do consumidor com a solução certa

Com o uso do WhatsApp Business, seu supermercado pode crescer em três quesitos: na confiança do cliente, no seu relacionamento com cada um deles e na possibilidade de oferecer um contato personalizado. É o que a ferramenta oferece — e que seu varejo deve aproveitar enquanto há tempo.

A inovação é o caminho para que, cada vez mais, os supermercados sejam vistos como negócios parceiros e presentes na vida das pessoas. Não apenas um repositor de compras semanais ou mensais, mas uma marca que se importa com cada consumidor.

E então, agora que você sabe tudo sobre o WhatsApp Business para supermercados, que tal começar a utilizar a ferramenta?

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