Ícone do site Blog Alterdata

Varejo: margem ou giro?

Varejo

Varejo

Há 3 variáveis comerciais no varejo: VENDAS, ESTOQUES E MARGENS. Há uma relação oposta entre margens e giros de estoque.

Quando se recebe um item, se tenta maximizar sua margem. Em muitos casos o giro é menor do que o planejado, e o varejista decide se I mantém o preço de venda (PV), e age para mudar a velocidade de vendas; II demarca o item, reduzindo o PV, tentando melhorar imediatamente seu giro.

A maioria dos varejistas opta pela opção I. A prendi, com o tempo, que a opção II é, na maioria dos casos, a indicada.

Vantagens da I:

Vantagens da II

Em síntese, um varejista organizado deve perseguir:

Varejistas mais informados usam a demarcação automática para gerir margem e giro, demarcando itens com pouco giro inicial, com ótimos resultados.

Autor: Luiz Antonio Secco, sócio da Azov Consultoria e Educação em Varejo

Sair da versão mobile