Ícone do site Blog Alterdata

Um ERP pode ser seu aliado na hora de se preparar para a Black Friday. Veja como!

ERP na Black Friday

Saber como se preparar para a Black Friday é o primeiro passo para aproveitar uma das datas mais importantes para o varejo hoje em dia. O grande evento, que começou nos Estados Unidos e tradicionalmente acontece na quarta sexta-feira de novembro, teve alta nas vendas de 4,7% em 2018 em relação a 2017. Segundo dados da consultoria Ebit Nielsen, as vendas online até 17h de 23/11/18 somaram R$ 2,1 bilhões.

Como você pode ver, aproveitar a Black Friday para aumentar as vendas e melhorar os resultados da empresa deve ser uma prioridade. Com isso em mente, o ERP para varejo é um grande aliado na preparação para a data. A ferramenta pode apoiar em pontos determinantes para o bom desempenho nesse período — como controle de estoque, atualização de descontos e emissão facilitada de nota fiscal. Veja como um ERP pode ajudar na hora de se preparar para a Black Friday!

Controle de estoque

O ERP integra todos os processos da empresa, centralizando as informações em um único sistema. Isso abrange também o estoque. Ao implementar a ferramenta no seu negócio, você melhora a gestão do estoque, evitando compras desnecessárias para a Black Friday, por exemplo.

Ao controlar melhor seu estoque você evita, ainda, um dos grandes desafios enfrentados pelos varejistas na data: disponibilizar para os clientes uma quantidade de produtos que, na verdade, não tem armazenada. Isso leva a efetuar vendas e não conseguir entregar os itens no prazo prometido, o que afeta a reputação da empresa e faz com que ela perca credibilidade no mercado.

Ao adotar um sistema ERP você pode fazer promoção de vendas sem medo. Com o apoio da ferramenta, fica mais fácil manter o controle de estoque atualizado, com o monitoramento preciso das entradas e saídas de produtos, inclusive dos que estão com descontos. Dessa forma, a quantidade de itens disponíveis para vendas estará sempre alinhada com o que você realmente tem em estoque.

Histórico de vendas

Por meio de um ERP é possível acompanhar as movimentações de vendas da empresa no dia a dia. Com isso, você pode analisar as projeções de cada mês a partir de gráficos e relatórios, definindo a melhor estratégia para aumentar as vendas.

Para se preparar para a Black Friday, comece analisando a performance da empresa no mesmo período no ano anterior. Veja os produtos que tiveram mais saída, a data e o horário em que a maior parte das vendas se concentrou e, ainda, os itens que não tiveram bom desempenho.

Ao usar seu ERP para analisar o histórico, você tem acesso fácil e rápido às informações de que precisa e pode se preparar para alcançar um melhor desempenho no mesmo período do ano.

Atualização de descontos

Uma das maiores reclamações dos consumidores em relação à Black Friday no Brasil é que os varejistas não oferecem descontos reais em seus produtos. Esse tipo de sensação atrapalha as vendas e, até mesmo, afeta a imagem das empresas perante o cliente. Por isso, tenha atenção especial a esse tópico, oferecendo descontos que, de fato, façam diferença para o consumidor. Agir de forma transparente e honesta é atitude inegociável.

Com isso em mente, saiba que fica mais fácil fazer a atualização de descontos ao usar ERP para gerenciar as vendas. A ferramenta permite que você veja rapidamente o preço atual de determinado item e defina o desconto que quer aplicar em cima dele, tornando-o atrativo para o consumidor.

Na hora de usar o ERP para atualizar os descontos, é importante considerar alguns pontos. Você deve, por exemplo, avaliar os produtos que têm maior saída e negociar preços com fornecedores a fim de garantir a lucratividade. A boa notícia é que o ERP permite ter ampla visão de todos os itens em estoque, tornando mais fácil a definição daqueles que entrarão em promoção.

Emissão facilitada de NF

Independentemente do porte da empresa, ela deve emitir notas fiscais e fazer a declaração de tributos para o Ministério da Fazenda. Apesar de importante, o processo pode ser complicado e demorado sem a ajuda de um ERP. Por contar com um emissor de NF, a ferramenta disponibiliza o documento rapidamente, já que as informações de clientes e produtos ficam guardadas. Isso evita a repetição de um trabalho que leva tempo para ser executado.

Essa velocidade é essencial na Black Friday. Com um aumento substancial no volume de vendas, é importante que as notas fiscais sejam emitidas rapidamente a fim de agilizar a entrega do produto para o cliente e desafogar os funcionários da empresa.

Integração com plataformas de e-commerce e marketplaces

Ao se preparar para a Black Friday, o ERP também pode ser uma mão na roda por contar com outro recurso importante: integração com plataformas de e-commerce e marketplaces. Com o apoio do sistema, é possível monitorar todas as operações em apenas um lugar.

A ferramenta permite que a integração seja feita sem complicação e que o gestor gerencie à distância estoque, financeiro, vendas e clientes. Use o ERP a seu favor antes mesmo da Black Friday, comparando resultados das lojas e orientando funcionários para garantir mais rentabilidade quando a data chegar.

Relatórios

Outro recurso valioso do ERP é a geração de relatórios. Ao acessar dados passados e o histórico de vendas, você pode melhorar a experiência do cliente para a próxima Black Friday, por exemplo. Use o ERP para analisar os produtos mais vendidos pela empresa ao longo do ano. Então, defina os descontos de acordo com o que seus consumidores mais procuraram nos últimos meses.

Ter uma estratégia bem-elaborada faz toda a diferença em uma das melhores épocas do ano para o varejo. Por isso, use o ERP como aliado na hora de se preparar para a Black Friday. Com o apoio da ferramenta, você terá acesso fácil e rápido aos dados da sua empresa. Assim, a tomada de decisões fica bem mais simples e a experiência do cliente será cada vez melhor.

Pensa em usar um ERP para vender ainda mais na Black Friday? Entre em contato com a gente. Temos uma solução sob medida para o seu negócio!

Sair da versão mobile