O segredo para garantir segurança em condomínios

Se tem algum fator que não passa despercebido por quem está em busca de uma moradia é a questão da segurança. Nesse ponto, os condomínios residenciais teoricamente saem na frente, já que hoje a tecnologia para condomínios proporciona uma série de benefícios que visam garantir a proteção e o bem-estar dos moradores.

Mas se engana quem pensa que as tecnologias voltadas à segurança se atem apenas às câmeras de vigilância. Nesse artigo apresentaremos outras ferramentas que certamente asseguram a segurança em condomínios.

Quer saber quais são essas tecnologias? Então continue a leitura e confira!

Porteiro virtual

Qualquer condomínio que seja, grande ou pequeno, pode se beneficiar de um sistema de portaria inteligente como o porteiro virtual. Esse recurso dispensa a figura física nas entradas de acesso ao condomínio e, diferentemente do que muitos pensam, permite maior segurança.

Um porteiro humano mal treinado pode deixar escapar os hábitos e rotinas dos moradores, o que pode ser um prato cheio para os criminosos. Além do mais, a rotatividade desses profissionais é relativamente alta, por isso, nem sempre é possível confiar integralmente nos seus serviços, infelizmente.

A funcionalidade do porteiro virtual é bastante simples, embora o mecanismo que envolve o sistema seja bem elaborado. Ao acionar a portaria eletrônica, a chamada é direcionada para uma central de monitoramento remoto que logo em seguida encaminha a ligação para o morador. Este, por sua vez, decide se deve receber o visitante ou não.

Immobile Condominio Redes sociais fechadas

Para facilitar a comunicação entre os condôminos, síndico e outros colaboradores, a instalação de uma rede social fechada é a melhor opção.

Um sistema interno que possibilite a troca de mensagens e que deixe os moradores cientes sobre todas as ocorrências do condomínio em tempo real, pode melhorar a segurança do ambiente.

Identificação por biometria

A identificação pessoal por biometria é uma tecnologia já bastante utilizada, especialmente pelas instituições bancárias.

O reconhecimento das impressões digitais, da voz e da retina, por exemplo, podem evitar uma série de situações que envolvam riscos à segurança das famílias.

Um exemplo que ilustra isso são os elevadores que identificam a pessoa por meio da impressão digital. Uma vez identificado o condômino, o elevador vai diretamente até o pavimento de sua moradia e não é forçado a parar caso alguém o chame durante o caminho.

Esse recurso tecnológico pode ser usado nas entradas do condomínio como também em todas as portas e fechaduras das residências. Os acessos, digamos assim, são as fases mais críticas em relação à defesa habitacional.

Monitoramento remoto

É bem verdade que monitoramento remoto já não é mais uma novidade, no entanto, na maioria das vezes não se usa todo o potencial que essa tecnologia possibilita.

Além das tradicionais câmeras espalhadas pelo condomínio, o ideal seria que houvessem câmeras para vigiar os porteiros também. Acredite ou não, os cochilos durante a noite são bem comuns.

Outra vantagem do monitoramento remoto é a possibilidade de acompanhar o que acontece no condomínio pelo smartphone, um excelente recurso para quem viaja com certa frequência.

Para concluir, compreenda que a tecnologia para condomínios traz outras vantagens além da segurança, uma delas é a economia. Tomando como exemplo o sistema de portaria inteligente, os custos relacionados aos porteiros seriam eliminados.

O que achou do nosso artigo? Foi útil pra você? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

 

Related Posts

Implantação de ERP passo a passo: confira!

Balancete dinâmico: acompanhe as finanças em tempo...

6 estratégias para aumentar o lucro do restaurante

Comments

  • http://www.mixhouseabc.com.br/2016/07/eletricista-residencial_27.html
    05/07/2017 at 18:19

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta