Ícone do site Blog Alterdata

3 funções básicas de bom um software de oficina mecânica

software de oficina mecânica

Gerenciar uma oficina mecânica não deve ser uma tarefa fácil. Afinal, é preciso sempre melhorar os processos a técnicos, gerenciar a fila de trabalho e, ao mesmo tempo, agradar o cliente. Pensando nisso, alguns gestores de oficinas até consideram contratar uma segunda empresa para ajudar a lidar com esses elementos importantes para o negócio. No entanto, esse tipo de atitude não é necessária se utilizado o software de oficina mecânica.

Isso porque essa é uma ferramenta que apresenta uma ampla variedade de funcionalidades que podem atuar nas mais diversas áreas da oficina mecânica. Por exemplo, é possível realizar o gerenciamento do estoque, organizar as ordens de pedidos e também melhorar a experiência do cliente. Tudo isso em um único local, sem precisar fazer terceirização com outra empresa.

Quer saber mais detalhes sobre esse software de oficina mecânica? Acompanhe esse texto para conhecer quais são as principais funcionalidades contidas nele e perceba como elas podem ajudar na rotina da sua oficina. Confira!

Por que é importante usar o software de oficina mecânica?

Uma das principais vantagens da utilização de softwares em qualquer empreendimento é a possibilidade de substituir tarefas manuais por tarefas automatizadas. Mas isso não quer dizer eliminar o quadro de pessoal da empresa e substituir por máquinas.

Na verdade, o software ajuda a eliminar aquelas tarefas mais burocráticas que pessoas desempenham e que tem têm alto grau de cometimento de erros. Com a utilização desse software, esses procedimentos se tornam automatizados, o que reduz drasticamente a necessidade de retrabalho quando erros são cometidos. Assim, a equipe tem maior produtividade e dedica mais tempo a tarefas mais complexas.

Outro aspecto interessante é que o uso do software ajuda a gerenciar o empreendimento como um todo. Ao ter acesso a informações detalhadas e precisas, o gestor da oficina mecânica consegue ter uma visão global sobre o que tem ocorrido com a sua empresa. Assim ele consegue, por exemplo, reduzir esses custos, determinar onde devem ser realizados investimentos, tomando decisões cada vez mais assertivas.

Quais as principais funcionalidades de um software de oficina mecânica?

Um bom software não é aquele que apenas foi desenvolvido aos moldes do perfil do empreendimento. Mas aquele que compreende e oferece soluções para os gargalos enfrentados pela empresa. Considerando isso, separamos a seguir algumas das principais funcionalidade de um bom software de oficina mecânica.  

1. Maior eficiência e agilidade na emissão de ordens de serviço

As ordens de serviço são uma espécie de etiqueta que ajudam a identificar cada atendimento prestado ao cliente. Esse é um recurso extremamente importante para registrar e comprovar os serviços prestados pela oficina mecânica. No entanto, a ordem de serviço, quando emitida de maneira manual, costuma exigir muito tempo para ser feita, o que acaba demorando na entrega do serviço ao cliente e nos procedimentos gerais da rotina da oficina.

Com a utilização de um software que faz o gerenciamento das ordens de serviço, esse tipo de situação não existe. A partir do uso dessa ferramenta tecnológica, é possível ter maior facilidade e interatividade na emissão desse documento.

Por exemplo, o gestor pode criar uma personalização nos campos presentes nesse documento, alterando a ordem da informação que achar mais conveniente. Tal como incluir um campo que identifica o responsável pelo veículo, entre outras possibilidades. 

Além disso, com o software é possível separar os equipamentos em grupos, fases e tipo. Isso ajude, por exemplo, a localizar onde determinado equipamento está. Também é possível separar a ordem de serviço em produtos ou serviços. Assim, o sistema separa automaticamente esses tipos de transações.

2. Gerenciamento de estoque mais eficaz

O estoque é um local bastante sensível no processo produtivo da oficina mecânica. Isso quer dizer que, se a oficina não tiver controle sobre as entradas e saídas de produtos, é possível ter produto faltante na prateleira ou o inverso: excesso do mesmo, ficando encalhado na oficina. 

Esses tipos de situações devem ser equilibradas, e com a utilização do software tudo fica mais fácil. Ferramentas como esta ajudam a ter acesso às informações gerais do estoque, podendo categorizá-las das mais variadas formas.

Por exemplo, é possível criar uma relação entre produtos equivalentes para situações em que o cliente não encontra o produto desejado, para recomendar algo equivalente. Dessa forma, oficinas mecânicas não perdem a venda nem o cliente, aumentando o ticket médio.

Outra característica importante do software na gestão de estoque é que ele pode indicar o momento correto para compra de mercadorias, ao analisar os dados internos. É possível verificar quais peças têm menores ou maiores saídas e, com isso, a empresa pode criar estratégias para vender mais.

3. Atenção especial ao cliente

De nada adianta a oficina mecânica ter uma equipe técnica bem treinada e não estar atenta a experiência do cliente. Afinal, é o consumidor que garante a longevidade do negócio. Por isso é importante investir em estratégias que melhoram a satisfação do cliente. Isso pode ser facilmente conquistado com utilização do software de oficina mecânica.

Ele ajuda a automatizar o contato da empresa com o cliente. Por exemplo, um cliente pode cadastrar um telefone e receber mensagem da oficina informando que o concerto foi finalizado. Desta forma, há maior comodidade e conforto para você e seu público.

Além disso, o software de oficina mecânica também permite visualizar o histórico do cliente, detalhando as notas fiscais emitidas, os produtos e serviços adquiridos. Dessa maneira, o software auxilia o gestor da oficina a conhecer as características dos seus consumidores. Com isso, o sistema consegue criar estratégias inovadoras que melhoram ainda mais o relacionamento com seu consumidor.

Essas foram algumas informações sobre as funcionalidades básicas de software de oficina mecânica. É importante destacar que diversos softwares podem ser encontrados à disposição no mercado. No entanto, é fundamental saber escolher qual mais se adequada ao seu negócio.

Por isso, vale a pena firmar um contrato com uma empresa especializada em softwares para oficinas mecânicas. É o caso, por exemplo, a Alterdata. Nós desenvolvemos um sistema com layout de fácil utilização, alto desempenho e de qualidade para melhorar os diversos procedimentos na rotina da oficina mecânica. Solicite a demonstração do software para conhecer melhor.  Se quiser conhecer melhor nossa empresa, nos siga nas redes sociais.

Sair da versão mobile