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Sistema para supermercado: como escolher?

Sistema para Supermercado

Escolher um ERP pode parecer uma tarefa complicada. Entre as inúmeras opções de sistema para supermercado disponíveis na praça, é natural se perguntar qual é a melhor disponível. E essa é realmente uma preocupação válida — um bom sistema é fundamental para que o seu estabelecimento cresça e se desenvolva no mercado

Só com um bom sistema é possível gerenciar sua loja de forma eficaz. Com ele, você tem controle de todos os processos, das finanças e consegue conhecer seus clientes mais de perto com uma análise profunda dos números.

Se você está em dúvida sobre qual sistema para supermercado escolher, não se preocupe: preparamos um guia com as principais características que você deve procurar ao avaliar um software de gestão para a sua loja. Vamos conhecer?

Como escolher um sistema para supermercado

Elaboramos aqui um roteiro com as principais funcionalidades que você precisa ficar de olho ao escolher seu sistema para supermercado. Entre elas, elegemos as que facilitam a gestão da sua loja, automatizam processos, garantem mais produtividade na sua rotina e fazem uso da tecnologia disponível no mercado para modernizar sua operação.

Somente com um sistema que ofereça tudo isso, por um preço justo, você será capaz de gerar a vantagem competitiva necessária para superar seus concorrentes e aumentar sua lucratividade!

Veja, a seguir, nossos 4 pontos cruciais na escolha de um bom sistema:

1. Certifique-se de que ele possui bons módulos de gestão

A primeira coisa que um sistema para supermercado deve fazer é ajudar na gestão do seu empreendimento. Por isso, é fundamental analisar se o software oferece módulos básicos de gestão.

Os mais importantes são as ferramentas de gestão de estoque, o gerenciamento de preços e promoções e as integrações com o seu departamento financeiro, facilitando tarefas como a análise de receitas e despesas em um determinado período de tempo e as conciliações bancárias.

Primeiramente, a gestão de estoque é o pilar para o bom funcionamento de qualquer negócio. Seu sistema para supermercado deve oferecer a análise de todas as movimentações de entrada e saída da loja, além de indicar a quantidade de cada item que deve ser comprada, evitando rupturas. Ele deve oferecer também a análise via curva ABC de produtos — uma das ferramentas mais práticas para definir a relevância dos itens que fazem parte do seu estoque. O aviso de mercadorias perecíveis próximas ao vencimento também é um diferencial.

Já no módulo de promoções, a gestão de preços é fundamental. Ela será uma mão na roda para alterar os valores dos produtos em massa nas suas lojas, algo que acontece com frequência devido às promoções ou reajustes. Mas é possível ir além: um bom sistema para supermercado permite firmar parcerias com grandes indústrias, criar clubes de promoções com ofertas individualizadas e trabalhar com políticas de reembolso através de ferramentas de cashback.

Sobre as finanças, certifique-se que seu sistema para supermercado tenha suporte a diferentes formas de pagamento, mas que, principalmente, facilite a sua vida no momento da conciliação bancária. Conciliar tudo manualmente pode se tornar um verdadeiro pesadelo, portanto, esse é um módulo essencial para garantir a produtividade nas suas tarefas administrativas.

2. Alie-se à tecnologia

Entramos na terceira década do século 21. Não há mais desculpas para não usar a tecnologia como uma aliada no seu negócio. Seu sistema para supermercado precisa ter poderosas ferramentas tecnológicas ao seu dispor — só assim é possível enfrentar a concorrência dos grandes de igual para igual.

Por isso, garanta o módulo de self checkout entre as funcionalidades, serviço em que os próprios clientes passam e pagam suas compras no caixa. Esta é uma tendência especialmente entre os mais jovens, mas adesão está aumentando entre todas as faixas etárias por conta da pandemia.

Outra facilidade tecnológica é a utilização de um sistema integrado de pagamento que aceite diversas modalidades e bandeiras em um só terminal. Dessa forma, é possível definir quais os adquirentes para cada bandeira sem a necessidade de diversas máquinas de cartão, e o seu sistema para supermercado gerencia tudo automaticamente. Assim, você tem mais segurança nas transações e a emissão do cupom fiscal e do comprovante do cartão acontece de forma unificada.

Para quem conta com serviço de delivery fora de aplicativos como o iFood e o Rappi, a tecnologia também ajuda gerando links de pagamento. Com essa facilidade, sua empresa recebe os valores devidos pelo cliente no momento da efetivação do pedido, evitando que a entrega saia para o seu destino sem a confirmação do pagamento. É ideal para quem atende através de redes sociais, WhatsApp ou outros meios digitais.

3. Exija suporte e integração fácil com lojas virtuais

Lojas virtuais de supermercados, também conhecido como e-supermercados, estão em crescimento, impulsionados pela pandemia, e essa não deve ser uma modalidade de negócios restrita às grandes empresas. Seu sistema para supermercado tem a obrigação de oferecer uma integração total com os produtos da sua loja, facilitando sua entrada no mundo digital.

Entre as possibilidades oferecidas pelo seu sistema para supermercado na hora de montar uma loja virtual, certifique-se que o software garanta total transparência e segurança aos seus clientes no momento do checkout. Ele também deve ser projetado para dispositivos móveis, oferecer alternativas de pagamentos para os clientes e garantir um upload ilimitado de imagens. Todas estas são características fundamentais para uma e-commerce de sucesso!

Alguns sistemas para supermercado ainda enviam os pedidos automaticamente para o seu módulo de delivery e oferecem a criação da loja sem a necessidade de conhecimento técnico em programação ou mesmo de um domínio na internet. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Assim, é possível criar sua própria loja online e oferecer essa comodidade aos seus clientes, que não precisarão sair de casa para realizar compras.

4. Conte com um suporte especializado e disponível 24 horas

O suporte especializado é uma das vantagens mais importantes para o seu supermercado. Só quem já ficou sem sistema na loja sabe o terror que isso é para as finanças, para os clientes e para os funcionários — um verdadeiro caos em meio ao dia a dia da sua empresa.

O sistema para supermercado que você escolher precisa contar com uma equipe de profissionais sempre dispostos a resolver os problemas e fornecer suporte, especialmente se a sua operação funciona em horários alternativos como à noite ou de madrugada.

Sem um suporte especializado, sua loja corre o risco de enfrentar problemas que não se restringem ao ponto de venda: dificuldades de migração ou integração, bugs e problemas nos acessos são todos facilitados com uma equipe disponível para prestar ajuda. Deu para entender a importância disso tudo, não é mesmo?

Gostou da nossa seleção? Com essas informações em mãos, você já está bem mais apto a negociar e exigir o melhor sistema para supermercado para a sua loja.

Mas queremos finalizar tudo com uma dica extra: todas essas as características das quais falamos aqui no texto podem ser encontradas no software da Alterdata!

As vantagens proporcionadas pelo sistema para supermercado da Alterdata envolvem tudo isso que citamos aqui e muito mais! Para saber mais sobre elas, basta acessar a página com os detalhes do programa. Lá, você encontrará mais informações sobre o ERP, além de outras vantagens como parceiros de hardware e questões fiscais.

Você ainda pode marcar um horário e conversar com um de nossos consultores — basta clicar aqui e fazer o agendamento de um horário. Nossa equipe terá o maior prazer em lhe atender e esclarecer todas as suas dúvidas!

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