Ícone do site Blog Alterdata

Como não errar na escolha do seu sistema para mercado

Sistema para mercado

Uma dúvida bastante presente entre empresários do ramo supermercadista é a seguinte: como escolher o melhor sistema para mercado?

Pode parecer um mero detalhe, mas o software de gestão é fundamental para o desenvolvimento das empresas. Por meio dessa ferramenta, torna-se possível fazer uma gestão mais apurada das finanças e também conhecer melhor as características dos clientes.

Se você deva está interessado em saber mais sobre o tema, saiba que este conteúdo é dedicado à importância de contar com um sistema para mercado na sua loja e também sobre as principais funcionalidades que este software deve possuir. Continue com a gente!

Qual a importância do sistema para mercado?

Um sistema para mercado proporciona diversas ferramentas que auxiliam durante todas as etapas da administração do seu negócio. Desse modo, torna-se possível otimizar a gestão financeira, planejar melhor as compras, ter um melhor controle de estoque, aperfeiçoar o fluxo de caixa, planejar promoções, entre outras questões.

Vale destacar também que uma boa ferramenta é automatizada. Com isso, há a eliminação de tarefas manuais e diversas atividades são executadas de maneira automática. Essa questão contribui para a otimização da produtividade e também ajuda a diminuir o número de erros.

Com a melhora da produtividade, há a diminuição de tarefas burocráticas e, consequentemente, você poderá dedicar os seus esforços às tarefas estratégicas e que possam contribuir para o crescimento do seu mini ou supermercado.

Com a redução do número de erros, reduz-se substancialmente o retrabalho. Desse modo, há a diminuição de gastos e também a empresa tende a ser mais produtiva.

Vale destacar ainda que devido às diversas funcionalidades que ajudam a aperfeiçoar a gestão, um sistema para mercado ajudará você a ter um conhecimento global da sua empresa. Dessa forma, você entenderá melhor as atividades e as necessidades de cada setor do empreendimento.

Esse conhecimento auxiliará em melhores tomadas de decisão, podendo garantir um futuro mais promissor do seu mercado. Entre elas estão o fato de decidir o momento ideal para contratar novos funcionários, abrir filiais, vender novos produtos ou serviços, etc. Todas essas decisões tendem a ser mais seguras, pois você contará com um conjunto de informações confiáveis e organizadas em apenas um local.

O sistema ainda deve ser flexível e prático. Você poderá acessar às informações em qualquer dispositivo (smartphone, tablet etc), bastando ter acesso à internet. Além disso, não é preciso investir em uma equipe de TI ou infraestrutura, pois o sistema é bastante intuitivo.

Quais as principais funcionalidades da ferramenta?

O sistema Alterdata, por exemplo, conta com diversas funcionalidades que fazem a ferramenta apresentar diversos diferenciais competitivos no mercado. Entre eles estão a presença do módulo de promoções, compras, a gestão da curva ABC, o reajuste de preço, a conciliação de cartões de crédito, entre outras funcionalidades. Destacaremos cada uma delas na sequência do conteúdo, logo abaixo:

Módulo de promoções

Sabemos que as promoções são fundamentais na construção de um supermercado de sucesso. Isso porque, por meio delas, torna-se possível vender diversos produtos por um preço competitivo e, consequentemente, atrair mais clientes. Assim é possível aumentar as vendas e melhorar o faturamento do seu mercado.

Nesse sentido, o sistema para mercado da Alterdata é bastante útil. Por meio dessa ferramenta você conseguirá desenvolver promoções atrativas com apoio de grandes indústrias.

Tudo isso se dá por meio do Clube de Promoções. Ele possibilita que você ofereça produtos ou mercadorias com preços competitivos e ainda receba o reembolso. Muito prático, não é mesmo?

Compras

A gestão de compras faz parte da rotina de um supermercado, pois é necessário realizar o reabastecimento do estoque de tempos em tempos. Isso ocorre quando uma determinada mercadoria acaba ou está próxima seu término. Em ambas as situações, é necessário fazer a recolocação do estoque para que seja possível aproveitar as oportunidades de venda e atender aos interesses dos clientes, evitando a ruptura.

Sem dúvida, a gestão de compras é uma das questões mais importantes na administração de um supermercado. Isso porque, com uma boa gestão, torna-se possível comprar os produtos de acordo com a necessidade da sua empresa e também dentro da quantidade certa. Dessa maneira, evitam-se desperdícios — incluindo gastos desnecessários — e é possível fazer um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Nesse contexto, o sistema para mercado da Alterdata é bastante útil. O módulo de compras da ferramenta faz a análise de todas as movimentações de entrada e saída e mostra a quantidade ideal que a ser comprada levando em consideração cada produto, de modo que não falte nenhum deles nas prateleiras.

Curva ABC

A Curva ABC é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão de estoque. Por meio dessa prática, torna-se possível fazer a classificação dos produtos que compõem o estoque de um mercado e a importância de cada um deles.

Como relatório Curva ABC do ERP da Alterdata você saberá quais são os produtos principais do supermercado, os mais lucrativos e os que apresentam maior giro. Todas essas informações podem ser analisadas rapidamente. Por isso, você vai adquirir ainda mais conhecimento sobre o seu empreendimento.

Reajuste de preço

Por diversos motivos, pode ser necessário fazer o reajuste de preço. Entre eles estão as promoções, alta de insumos, inflação, renegociações, entre outros fatores. Nesse contexto, fazer o ajuste de milhares de produtos podem ser bastante trabalhoso. Por isso, no nosso módulo de reajuste de preços é possível selecionar grandes grupos de produtos e alterar vários preços de uma só vez. Além disso, é possível informar ao sistema quando voltar ao preço normal, auxiliando nas promoções.

Conciliare

O Concliliare é o módulo que realiza a conciliação de cartões, método de pagamento cada vez mais comum devido ao aumento da popularidade desse item. Nesse cenário, muitas empresas têm encontrado dificuldade para gerir esses valores. Contando com o nosso sistema para mercado, você terá o controle total das vendas e saberá o quanto faturou com as vendas efetuadas no cartão, seja no débito ou no crédito.

Self checkout

O self checkout é um termo em inglês, que traduzido para o nosso idioma, significa realizar a passagem das compras por conta própria. Essa prática vai melhorar experiência do cliente, pois ele terá total autonomia para fazer as compras em um caixa automático, contando com a facilidade do pagamento em cartão.

Suporte especializado

Sabemos que um sistema de gestão não pode parar. Por esse motivo, contamos com suporte especializado e pronto para auxiliá-lo da melhor forma possível. Nossa equipe de profissionais experientes tem o objetivo de resolver problemas e fornecer o melhor suporte possível à sua loja.

Como é deu para perceber, a escolha do sistema para mercado é fundamental para o desenvolvimento das empresas do setor. Isso porque, por meio dessa ferramenta, torna-se possível otimizar a gestão financeira e conhecer melhor as características do seu negócio. Considerando os benefícios mencionados e as funcionalidades apresentadas, vale muito a pena contar com essa ferramenta no seu negócio.

Diante do que foi apresentado, não perca mais tempo: conheça o nosso sistema para mercado acessando o site agora mesmo!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre a ferramenta e suas funcionalidades, solicite uma demonstração gratuita do software da Alterdata, agendando o melhor horário para conversar com dos nossos consultores comerciais. Estamos sempre dispostos a ajudar, esclarecendo as suas dúvidas em relação ao sistema.

Sair da versão mobile