Ícone do site Blog Alterdata

Sistema para MEI: qual o ideal?

Sistema para MEI: qual o ideal?

Uma dúvida bastante frequente, especialmente entre os empreendedores iniciantes é seguinte: qual é o sistema ideal para MEI? Esse questionamento é bastante pertinente, pois as ferramentas informatizadas ajudam as empresas a automatizar em diferentes processos, a diminuírem o número de erros, a reduzirem execução de tarefas burocráticas e a otimizarem a produtividade.

Diante desse cenário, é fundamental contar com uma ferramenta que ajude no crescimento das microempresas. Isso porque, Muitas delas estão iniciando no mercado, contam com uma estrutura reduzida, mas precisam pensar em formas de escalar o negócio. Nesse sentido as ferramentas informatizadas são fundamentais.

Pensando na importância desse assunto, neste conteúdo explicaremos detalhadamente qual a importância de contar com sistemas informatizados e destacaremos qual a ferramenta ideal para MEI. Boa leitura.

Qual a importância de contar com um sistema para MEI informatizado?

Os sistemas informatizados proporcionam diversos aspectos positivos para as empresas e isso também é válido para os Microempreendedores Individuais (MEI). As ferramentas de gestão ajudam as empresas a automatizarem diversas tarefas, reduzirem a execução de procedimentos manuais e a otimizarem a produtividade. Desse modo, podemos dizer que a ferramenta é fundamental para as organizações desse porte.

Essa questão ganha ainda mais relevância para as Microempresas, pois muitas delas estão iniciando as suas atividades no mercado. Os sistemas informatizados tendem a acelerar a produtividade e também tornar um negócio mais escalável.

Além disso, é muito importante destacar que com esse sistema há menos necessidade de digitação. Com isso, ganha-se mais eficiência no controle financeiro e na emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Vale a pena ressaltar ainda que muitas ferramentas disponibilizam um período de avaliação gratuita para que a pessoa possa testá-la. Dessa forma, o indivíduo poderá verificar se o software conta com os recursos necessários para auxiliá-lo no negócio. Isso tende deixar a pessoa mais tranquila, pois ela terá segurança de fazer a contratação de um sistema que possa ajudar a microempresa.

Como funciona o ERP para microempresa?

Antes de explicar como funciona a ferramenta, é importante destacarmos o que é um ERP. Trata-se de uma sigla originária da língua inglesa que significa Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial traduzindo para o nosso idioma.

O ERP é um sistema abrangente e que disponibiliza aos gestores informações referentes a diversos setores de uma empresa. Entre eles estão dados em relação ao desempenho das finanças, da contabilidade, da logística, do marketing etc. É importante mencionar que todo o sistema é on-line, simples e prático para a organização do seu empreendimento.

A ferramenta conta com diversos benefícios para as microempresas. O primeiro deles é o detalhamento das informações. Sabemos que não é simples a tarefa de confrontar informações bancárias com a movimentação do seu negócio, especialmente quando você trabalha com mais de um banco.

No nosso ERP, você conseguirá visualizar o fluxo de caixa de forma simples e detalhada. Com isso, torna-se possível fazer conciliações bancárias sem dificuldades. Muito prático, não é mesmo?

Outro aspecto positivo da ferramenta é que ela é intuitiva. Desse modo, fica mais fácil analisar a saúde financeira da sua empresa. Por meio do sistema torna-se possível analisar saldos, pagamentos e recebimentos de maneira assertiva. Além disso, você poderá acessar gráficos que demonstram os gargalos existentes nos processos e também a lucratividade do seu negócio.

Por fim, é importante mencionar aqui todo o sistema é simplificado. Você ter acesso a dados Seguros que o auxiliarão a tomar melhores decisões. O sistema de gestão empresarial ainda apresenta diversos relatórios analíticos e você também poderá acessar um calendário financeiro que demonstra as contas a pagar e a receber em um determinado período.

Como funciona a emissão de notas fiscais?

Uma das principais vantagens de ser um Microempreendedor Individual é a facilidade de formalizar o seu negócio. Isso porque, como pagamento de uma guia única e que corresponde a 5% do salário mínimo (atualmente R$ 55,00) torna-se possível pagar todos os tributos e regularizar a sua atividade.

Com a formalização do seu negócio, você poderá emitir notas fiscais. Em que elas estão a NF-e e a NFC-e. Nesse sentido, o sistema de gestão da Alterdata é extremamente útil, pois ele ajudará a sua empresa a lançar o documento de forma simples e prática.

Vale destacar ainda que o sistema evita a ocorrência de erros cadastrais junto à SEFAZ (Secretaria de Fazenda). A própria ferramenta válida todos os documentos antes de eles serem enviados.

Depois de autorizar as notas de XML e DANFE, torna-se possível enviar e-mails para o seu cliente de forma automática. Além disso, há a compatibilidade com todos os tipos de certificado digital (A1, A3 e Token).

Por fim, vale mencionar que o próprio sistema da Alterdata faz a conversão do cadastro de clientes do seu software atual com o objetivo de facilitar a migração para o ERP4ME.

Como o ERP ajuda na gestão de estoque?

Além de auxiliar na gestão financeira e na emissão de notas fiscais, o sistema de gestão empresarial também ajuda as empresas na gestão de estoque. Essa questão é fundamental para companhias de diversos segmentos e portes.

É importante que não falte produtos na sua empresa, pois você pode perder oportunidades de venda. O excesso de estoque também não é uma boa ideia, pois gera desperdícios financeiros e materiais. Por esse motivo, a gestão de estoque é fundamental.

Contando com o ERP da Alterdata, a sua empresa conseguirá fazer o controle de estoque dos produtos de maneira simples e prática. Só é necessário informar a quantidade do item na tela de cadastro.

Vale destacar que o sistema de gestão automatiza diversos processos relacionados ao estoque. Quando um determinado produto é vendido, a própria ferramenta se encarrega de descontar do estoque. Quando uma mercadoria nova entra, o software atualiza também. Desse modo, todas as operações ficam registradas na ferramenta.

Por fim, o sistema de gestão empresarial possibilita a visualização do extrato de movimentações. Desse modo, torna-se possível fazer a visualização do extrato de toda a movimentação dos produtos em apenas uma única tela.

Quais as vantagens da ferramenta para o setor contábil?

O ERP otimiza a produtividade do segmento contábil e da empresa como um tomo. O sistema vai ajudar a sua empresa a melhorar a gestão das finanças, a lançar as informações financeiras, a reduzir a digitação, o retrabalho e o número de erros. O melhor de tudo é que tudo isso tem baixo custo e é de simples utilização.

Os sistemas de gestão empresariais são muito práticos, pois proporcionam uma visão ampla de todo o negócio. Desse modo, vocês todos tendem a ter um conhecimento global da empresa e tendem a tomar decisões mais assertivas. Diante dos diversos benefícios proporcionados por essas ferramentas, vale muito a pena contar com elas no seu empreendimento.

Agora que você já sabe qual é o sistema ideal para MEI, conheça agora a nossa ferramenta e veja como podemos ajudar o seu negócio a se destacar no mercado.

Você gostou deste conteúdo na qual destacamos qual é o sistema ideal para MEI? Compartilhe este conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse importante assunto.

Sair da versão mobile