Ícone do site Blog Alterdata

Avaliando o melhor sistema de gestão para supermercados

Sistema de Gestão para Supermercados

Ter um sistema de gestão para supermercados é muito importante para administrar bem esse tipo de estabelecimento. Afinal, apenas com um software é possível fazer um gerenciamento completo, que envolve desde as compras, passando pelo controle de estoque, até o caixa da sua loja.

Porém, para ter a certeza de que você terá bons resultados ao usar programas do tipo, é de fundamental importância que você tenha um sistema que seja realmente eficiente. E no post de hoje, você vai conferir como escolher o melhor sistema de gestão para supermercados. Vamos conferir?

9 pontos a considerar em todo sistema de gestão para supermercados

Para avaliar o melhor sistema de gestão para supermercados, é importante que você se atente a todos esses tópicos que separamos abaixo. Saiba mais, a seguir:

1. Módulo de promoções

O melhor sistema de gestão para supermercados deve ter um módulo de promoções, que serve para levar mais clientes até o estabelecimento, por meio de ofertas atrativas. Essa solução deve permitir que você ofereça produtos com preço especial aos seus clientes e ainda receba reembolso.

De tal maneira, os pequenos e médios comércios têm condições de brigar de igual para igual com os grandes supermercados e hipermercados.

2. Módulo de compras

Naquele que é considerado o melhor sistema de gestão para supermercados, também há um módulo de compras exclusivo. O programa analisa todas as movimentações de entrada e saída, mostrando a quantidade que você deve comprar para que não falte nenhum produto na prateleira.

As funcionalidades devem estar apresentadas de forma prática e rápida, sem que você tenha qualquer dor de cabeça por conta disso. Ficará muito mais fácil de administrar o seu estoque e você perceberá como o investimento vale a pena.

3. Cálculo automático da curva ABC de produtos

Você sabe quais são os produtos mais vendidos no seu supermercado? E quais deles são os que mais trazem lucro? A resposta para essas perguntas está na curva ABC de produtos.

Não será mais preciso perder tempo analisando todas as movimentações do seu estoque manualmente! Isso porque um bom sistema de gestão para supermercados tem a alternativa de gerar a curva ABC automaticamente.

Com o conhecimento desse número, ficará muito mais fácil de você pensar em promoções e estratégias de vendas, tendo em vista que conhecerá ainda mais o seu negócio, independentemente do tamanho do seu mix de produtos.

4. Ferramenta de reajuste de preço

Sempre que um supermercado lança um novo encarte de promoções, todos os produtos devem estar imediatamente com os preços atualizados no sistema e nas prateleiras. Isso é possível quando se tem um bom sistema de gestão para supermercado.

Com essa funcionalidade do programa, é possível selecionar grupos de produtos e fazer as mudanças de preços todas de uma vez.

Outra vantagem é que basta um clique para que os preços voltem ao valor antigo, quando uma promoção acaba, por exemplo. Automatizar as atividades desse tipo é muito importante, para que você possa deixar de lado essas tarefas mais operacionais e focar naquilo que é estratégico.

5. Suporte especial

Os supermercados são estabelecimentos que não podem parar! É preciso estar sempre trabalhando para atender a todos os clientes com rapidez, eficiência e a cordialidade que eles merecem. Por isso, ficar sem sistema é algo inadmissível.

Um bom sistema para supermercado, portanto, tem um suporte especial, com horário de funcionamento diferenciado. Assim, se garante um atendimento eficiente em todos os momentos do dia.

6. Conciliação de cartões

O uso de cartões de crédito para compras em supermercados cresce cada vez mais. Para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as vendas feitas por cartões de crédito e débito nos supermercados cresceram 14,1% apenas no primeiro semestre de 2020.

Com o aumento nesse tipo de venda, muitos estabelecimentos enfrentam problemas para administrar os valores. É preciso ter cuidado para não misturar os montantes ou fazer confusão com as somas.

Ao utilizar um sistema de gestão para supermercados eficiente, é possível fazer a conciliação de cartões e o total controle das vendas. Além disso, ele cruza as informações do software com o que a operadora creditou na conta do estabelecimento.

Dessa maneira, o software analisa as divergências e emite alertas. Além disso, com esse recurso é possível fazer a baixa automática dos títulos, sem que seja necessária uma intervenção manual. Para o usuário, basta importar os extratos bancários.

7. Self Checkout

Os clientes do seu supermercado reclamam sobre as grandes filas nos caixas? Com uma ferramenta chamada de self checkout, é possível melhorar a experiência do cliente.

Isso porque ele terá autonomia para realizar as compras em um caixa automático e fazer o pagamento com cartão de crédito. Tudo de forma totalmente autônoma e gerando mais benefícios para o estabelecimento e também para os clientes.

Um sistema de gestão para supermercados moderno e eficiente também conta com esse serviço. Por isso, antes de fazer uma contratação, vale a pena se informar sobre o assunto e garantir um ERP que tenha o recurso integrado.

8. Sistema de e-commerce

As vendas online já são uma realidade! Além disso, elas podem servir para aumentar as receitas dos estabelecimentos, atendendo a um outro perfil de clientes.

Já imaginou vender também pela internet? Ao contratar o melhor sistema de gestão para supermercados, você também deve garantir um suporte para criar o seu próprio site de vendas. Assim, você poderá oferecer aos clientes a opção de comprar os produtos em casa e recebê-los no conforto dos seus lares, usando apenas um notebook ou o próprio smartphone.

Seu e-commerce, ou e-supermercado, como também é chamado, deve possuir integração total com os produtos que você tem nas prateleiras do estabelecimento físico, sem ser necessário investir em uma equipe de TI e infraestrutura para isso.

Por conta disso, ao investir em um sistema de gestão para supermercados que tenha essa função, você também faz economia de custos. Ter um setor de TI é caro e, muitas vezes, pouco conveniente para um supermercado. Essa é a importância de investir em um software que já tenha os recursos necessários para a execução das atividades de um e-supermercado.

9. Integração com máquinas de cartão de crédito

Se o seu supermercado precisa de várias máquinas de cartão de crédito para realizar uma venda, também pode contar com uma solução exclusiva que faz parte do pacote oferecido pelo sistema de gestão.

Ao utilizar esse serviço, o seu estabelecimento terá vantagens, tais como:

Conheça a Alterdata

E o melhor sistema de gestão para supermercados está ao seu alcance: é possível revolucionar e automatizar muitas atividades do seu negócio.

Com o software da Alterdata empresa especialista em sistema de gestão para supermercado, você terá um ERP que engloba todos os tópicos apresentados anteriormente. Temos muita tradição no segmento de ERPs para esse tipo de estabelecimento, já tendo gerado a satisfação de muitos supermercados, que não param de crescer.

Ficou interessado? Então clique aqui e conheça o software da Alterdata. Temos certeza de que você gostará muito de todas as funcionalidades que oferecemos!

Sair da versão mobile