Ícone do site Blog Alterdata

Conheça 6 serviços contábeis rentáveis na era digital

Serviços contábeis na era digital

Assim como ocorreu em outras áreas, os serviços contábeis foram impulsionados pela tecnologia. A era digital, que se consolidou pouco antes de 2016, trouxe diversas inovações e mudanças para as empresas, como o uso da inteligência artificial na contabilidade. No caso dos contadores, alguns serviços passaram a ter ainda mais destaque.

Saber quais soluções podem ser ofertadas em comunhão com a tecnologia para seus clientes é algo importante. Afinal, com isso, será possível ampliar a gama de consumidores, levar soluções ágeis ao mercado e ainda aproveitar todo o potencial de rentabilidade que a transformação digital traz.

Quer conhecer os principais serviços contábeis rentáveis nesse sentido? Então, continue a leitura!

1. Consultoria financeira empresarial

Dois mil e vinte foi considerado o ano do empreendedorismo. Com tantas novas empresas entrando no mercado, não é difícil imaginar que a necessidade de contar com profissionais contábeis para organizar as finanças também cresceu. Em vista disso, os empreendedores passaram a procurar por consultorias financeiras empresariais.

Em função das facilidades trazidas pela era digital, como ferramentas integradas e, até mesmo, a possibilidade de ter seu escritório consigo a qualquer momento (na nuvem), oferecer essa solução se tornou mais simples.

Além disso, as facilidades que os programas de contato virtual trouxeram — como Skype ou Zoom — são imensuráveis. Eles permitiram que os encontros acontecessem de qualquer parte do Brasil, inclusive em grupos.

No que diz respeito às consultorias financeiras, isso significa que, hoje, é possível atender empresas em busca de direcionamento independentemente da localização. Consequentemente, os contadores podem expandir sua atuação. Conseguem aconselhar mais companhias e levar seus serviços a locais antes impedidos pelas barreiras geográficas.

2. Planejamento tributário

O sistema tributário (em especial após a reforma tributária) do país impõe algumas dificuldades a qualquer empresário. E, quem melhor para ajudar a superá-las do que o contador? Nesse momento, as inovações também cumprem um papel importante.

Afinal, elas permitem que o profissional escolha um regime verdadeiramente adequado às necessidades do cliente, evitando que ele pague mais impostos ao realizar escolhas equivocadas.

Tudo isso ao facilitar a rotina de trabalho do próprio contador. Ele passa a automatizar os processos, acessar atualizações de obrigações legais com facilidade e organizar seus cronogramas. Consequentemente, consegue aprimorar a produtividade, ofertar um atendimento personalizado a cada consumidor e reter sua carteira de clientes.

3. Planejamento estratégico empresarial

Ajudar as organizações na tomada das melhores decisões para seus negócios por meio de documentos e dados contábeis é uma tarefa que exige dedicação e tempo. Em geral, grandes volumes de arquivos estão envolvidos no processo — bem como algumas burocracias. Contudo, com a tecnologia como aliada, realizar esses serviços contábeis se tornou mais prático. Isso porque o uso de softwares para a troca de informações permite o acesso aos dados necessários em minutos.

Ademais, a segurança também se tornou um tema de grande destaque nos últimos anos. Ao usar as ferramentas certas, como firewalls e criptografia, nenhum dos lados envolvidos na solução precisam se preocupar com vazamentos de documentos confidenciais ou acesso de terceiros não autorizado.

Por fim, o fator virtual também ampara o oferecimento de serviços contábeis de planejamento estratégico a empresas. Afinal de contas, permite que os clientes possam tirar dúvidas e serem orientados sem a necessidade de aguardar as reuniões presenciais, por exemplo.

4. Business Valuation

O mercado financeiro representa um grande exemplo de setor que foi amplamente digitalizado. Se, antes, os pregões ocorriam ao vivo, hoje eles são acessados por qualquer investidor pela internet. Esse movimento, ao longo dos anos, culminou em IPOs (Initial Public Offers ou abertura de capital) também facilitados pela tecnologia.

Contudo, o que não mudou, é o fato das empresas ainda precisarem comprovar sua solidez e liquidez antes do IPO. Nessa hora, o contador se mostra imprescindível no sucesso da operação. Esse é mais um momento em que a segurança digital, a troca simples de informações pela internet e a possibilidade de ter um escritório na nuvem ajudam.

Com essas facilidades, o profissional pode orientar as empresas e executar as operações necessárias para que a abertura de capital seja um sucesso. Por fim, compliance e contabilidade digital permitem que o contador continue a acompanhar os processos financeiros. Assim, é capaz de amparar, até mesmo, a tomada de decisão dos que o contratam.

5. Controle patrimonial

O controle do patrimônio de clientes costumava contar com algumas barreiras físicas. Elas incluíam grandes volumes de documentação, armazenamento desses arquivos e necessidade de usar armários e, até mesmo, cadeados, para garantir que ninguém os acessasse. Hoje, porém, isso não é mais relevante.

Os softwares de armazenamento de dados permitem que os contadores organizem cada cliente por pastas. Dentro delas, está contida toda a documentação referente ao seu patrimônio. Ela, por sua vez, pode ser gerida de qualquer lugar e ampara a geração de relatórios que otimizam a entrega de resultados.

Outra facilidade que ajuda nesse sentido é o Enterprise Resource Planning (ERP). Conforme o nome indica, ele auxilia no planejamento dos recursos de uma organização, levando agilidade aos processos contábeis. Com isso, os clientes ficam satisfeitos e o trabalho do gestor é maximizado.

6. Abertura e fechamento de empresa

Exceto pelo MEI, que costuma ser simplificado, abrir e fechar empresas é uma tarefa que exige o cumprimento de diversas burocracias. Mais uma vez, a tecnologia ajuda a facilitar esse processo. Ela amplia o acesso ao conhecimento e leva o contador para espaços em que, talvez, ele não pudesse estar fisicamente. Sendo assim, pode orientar seus clientes.

No caso do fechamento de empresas, é importante salientar que o processo incorreto tenda a culminar em execuções fiscais aos titulares. Já em termos de abertura, o Brasil é conhecido por ser um dos países mais burocráticos. Então, ao ofertar o serviço virtualmente, tendo seu escritório consigo em qualquer lugar e mantendo a organização das rotinas de trabalho, o contador tem a chance de conquistar excelentes resultados.

Como é possível perceber, os serviços contábeis se tornaram ainda mais rentáveis na era digital. Para aproveitá-los, invista nas ferramentas certas — conheça o software contábil da Alterdata e potencialize seus resultados.

Quer conferir outras informações sobre a contabilidade na era das transformações? Então, assine nossa newsletter e receba nossas novidades por e-mail!

Sair da versão mobile