Quando a economia do país não vai bem, é bastante comum que as empresas reduzam seus pedidos, deixem de comprar insumos ou tenham dificuldades para honrar com todos os seus compromissos. Em períodos assim, reforçar as ações e melhorar o relacionamento com o cliente pode realmente salvar um negócio.
Diante dos últimos acontecimentos no Brasil e no mundo todo, é bem difícil ignorar o fato de que há uma grande crise econômica. O momento não é dos melhores, afinal de contas, a alta do dólar, a inflação e a queda no consumo acabam prejudicando muito o funcionamento de inúmeras empresas.
Então, o que fazer para vencer o obstáculo e manter a carteira de clientes? É hora de aprender a lidar com os impactos negativos da crise e impedir que ela destrua o relacionamento com seus clientes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é relacionamento com o cliente?
Relacionamento com o cliente é um conceito de marketing que indica a conexão permanente entre uma companhia e seus compradores, somando todas as interações. Vale destacar que a gestão dessa relação tem como propósito fidelizar o consumidor, manter um vínculo de longo prazo e fazer dele um defensor legítimo da marca.
A manutenção do relacionamento com o cliente, como acontece em qualquer outro tipo de relação, depende de conhecimento, de diálogos constantes, de empatia e de reciprocidade. Ao adotar a estratégia, os negócios conseguem desenvolver uma gestão eficaz, construindo relações com seus consumidores duradouras e saudáveis.
Qual a sua importância?
As novas tecnologias estão promovendo diversas mudanças nas inúmeras relações, principalmente nas de consumo. Com menos tempo, novos produtos, soluções e muito mais informação surgindo a todo instante, o cliente hoje exige um atendimento eficiente e que facilite sua vida.
Isso quer dizer que é preciso oferecer uma experiência de atendimento muito mais consistente, que seja focada nas suas necessidades e personalizada. Essa estratégia, além de aumentar o engajamento com a marca, garante a fidelidade dos consumidores e poupa recursos da empresa — já que atrair clientes e retê-los é menos custoso e muito mais fácil do que conquistar novos.
Essas novas demandas não são somente desafios à empresa, afinal, também são uma excelente oportunidade de identificar pontos de melhoria e falhas no negócio. É justamente nessa relação que surgem oportunidades e até uma nova visão do mercado, compreendendo melhor o que os consumidores esperam.
Como criar relacionamento com o cliente?
Se não é possível impedir que uma crise econômica comece, o mais indicado é aprender a passar por ela de forma inteligente. Por isso, elencamos algumas dicas infalíveis que vão ajudar você a criar um relacionamento com o cliente, mesmo em situações críticas. Confira!
Seja empático
No momento de se relacionar com os consumidores, é preciso pensar justamente neles e não apenas nas vendas que a empresa pode fechar. Como esse cliente gostaria de ser tratado? Procure sempre entender suas demandas, ouvir com bastante atenção e focar em suas reais necessidades.
É fundamental tomar cuidado para não pressionar a pessoa a comprar determinado produto ou serviço, pois isso pode ser um caminho sem volta em um atendimento que repele potenciais clientes em vez de atraí-los. Seja sempre agradável, empático e, claro, simpático.
Crie uma relação de confiança
Confiança é, sem dúvida alguma, a base de qualquer relação, até mesmo quando falamos sobre interações comerciais. Portanto, mostre ao cliente o quanto ele é relevante para sua empresa. Conhecer o seu público é o passo inicial de qualquer estratégia de relacionamento e isso quer dizer que você precisa ouvi-lo com atenção e manter um cadastro de clientes cuidadoso, com todos os dados dos contatos.
Aproveite esse conhecimento para personalizar todo o atendimento — ao fazer o consumidor se sentir valorizado, você acaba ganhando sua confiança e certamente vai ser lembrado.
Tenha um canal de comunicação aberto
Um dos principais pilares dos relacionamentos saudáveis é a comunicação. Caso ela seja eficaz e aberta, vai facilitar a resolução de várias situações, inclusive daqueles clientes que se encontram decepcionados ou irritados por causa de alguma coisa que não tenha saído de acordo com o que era esperado.
Além disso, vale lembrar que estamos vivendo na era das redes sociais, logo, qualquer descontentamento por parte do consumidor poderá ser exposto e propagado de forma muito rápida por esse meio. Sem contar que o contrário também vale: qualquer avaliação positiva da empresa faz com que ela se torne cada vez mais importante.
Garanta excelência no atendimento
O atendimento é a verdadeira porta de entrada de uma empresa, porque é por meio dele que negócios podem ser prolongados ou encurtados. Assim, é preciso ter em mente que o relacionamento está intimamente ligado ao atendimento.
O consumidor só vai se sentir satisfeito caso ele tenha resolvido todos seus problemas de forma clara, objetiva e rápida, em qualquer ponto de sua jornada de compra. Portanto, é essencial ter uma central de atendimento variada e muito bem planejada. E-mail, chat online, mídias sociais, telefone e outras formas de se relacionar diretamente com as pessoas são estratégias válidas.
Resolva problemas com agilidade
Quando surgir algum problema, assuma imediatamente a responsabilidade e seja extremamente rápido. Para isso, o ideal é manter uma equipe sempre pronta em proporcionar aos clientes as melhores soluções.
Demandas que são transferidas de setor em setor, promessas não cumpridas e longas esperas são as piores experiências que um consumidor pode ter. Então, procure manter uma relação bem próxima a fim de identificar os problemas rapidamente e acompanhar as resoluções, com o intuito de receber feedbacks úteis.
O que realmente importa, sobretudo em um momento de crise, é a comunicação, o contato e a atenção ao cliente. Logo, se você está apenas entregando seu produto/serviço, é hora de refletir sobre o tipo de relacionamento que está estabelecendo com o seu público.
Enfim, consumidores satisfeitos são, sem dúvida alguma, a melhor propaganda da empresa — por isso a importância de garantir um excelente relacionamento com o cliente. Comece agora mesmo a transformar esse aspecto nas suas estratégias e confira os resultados no crescimento do seu negócio.
E então, gostou do artigo? Aproveite e escute o podcast “Contabilidade sem neura”! No episódio dessa semana vamos falar sobre um assunto que muitos contadores tem se questionado na pandemia: Como prestar um bom atendimento na crise do coronavírus? Em tempos de distanciamento social, em que a gente tem que evitar ao máximo a aproximação física? Vamos falar sobre como construir um relacionamento com o cliente desde o primeiro contato.