As redes sociais e o público-alvo têm uma relação muito direta. Afinal de contas, essas mídias se tornaram canais de comunicação com a audiência, já que elas permitem a troca de mensagens instantâneas, além da interação por meio de comentários.
Para quem deseja investir no marketing digital, as redes sociais são imprescindíveis. Hoje em dia, muitas empresas conseguem alavancar suas vendas e melhorar o relacionamento com o cliente com campanhas nessas plataformas.
Inclusive, alguns empreendimentos digitais concentram suas vendas nas próprias redes sociais, principalmente, as empresas menores.
Diante de toda a popularidade das redes sociais, o artigo vai mostrar como essas plataformas são importantes para uma aproximação com seu público-alvo.
Além de trazer algumas dicas de divulgação, comunicação e relacionamento nas redes. Acompanhe.
Quais as vantagens das redes sociais na aproximação com os clientes?
Montar boas estratégias de divulgação nas redes sociais é algo que tem muito valor para o marketing.
Por meio desses canais, é possível ampliar o reconhecimento dos seus produtos, fora o quanto a aproximação com o cliente é mais orgânica e natural.
Isso porque as redes sociais abrem espaço para que os seguidores compartilhem suas opiniões e possam interagir diretamente com a marca, seja por meio de comentários, feedbacks, avaliações, mensagens ou simplesmente reações nos posts.
Sendo assim, as redes sociais ajudam você a se conectar com o seu público. Além disso, algumas outras vantagens desses canais são:
- Amplia o diálogo com uma audiência maior;
- Ajuda na divulgação dos produtos e serviços;
- Reduz o tempo de compra dos consumidores;
- Aumenta o brand awareness (consciência de marca).
Percebe-se que os benefícios são inúmeros, fora que as redes sociais não exigem um valor de investimento alto, como grande parte das mídias tradicionais.
Na realidade, as redes sociais mais populares (Facebook, Instagram ads e Twitter) são gratuitas e somente os anúncios pagos necessitam de investimento financeiro.
4 dicas de marketing para redes sociais
Diante de todas as vantagens das redes sociais, principalmente, em relação à aproximação com o público-alvo, várias empresas têm buscado estratégias para campanhas de divulgação nesses canais.
Visto que sem planejamento nenhuma ação pode alcançar com certeza um bom resultado. Por isso, abaixo, separamos algumas dicas. Confira.
1 – Conheça a sua audiência
Se a sua intenção é ampliar a comunicação com o público, o primeiro passo é conhecer quem são os seus seguidores.
Isso pode ser feito com uma pesquisa de mercado ou a identificação dos clientes mais recorrentes.
Campanhas no Google entregam métricas o qual é possível fazer uma análise mais precisa de quem é sua audiência, como anunciar no Google Ads é uma poderosa estratégia, além de divulgação, para o entendimento de seu público-alvo.
No entanto, as próprias redes sociais levantam dados importantes a respeito da audiência, gerando relatórios que trazem informações sobre a faixa etária, localidade, gênero, preferências, entre outros.
Com isso, é possível direcionar as campanhas, produzindo conteúdos segmentados e que falam a mesma língua do seu público.
Dessa forma, a aproximação é muito maior, pois os seguidores criam uma identificação com a marca.
Leia mais! Como fazer marketing de conteúdo para contadores?
2 – Produza conteúdo relevante
Longe das propagandas invasivas e sensacionalistas das mídias tradicionais, as redes sociais têm a intenção de oferecer conteúdos de valor ao público.
É com materiais informativos que se pode chamar a atenção dos seguidores e fazer com que eles se interessem pela sua empresa.
Sendo assim, traga informações que façam sentido para os seus seguidores e produza conteúdo relevante, para que eles possam não só conhecer os seus produtos, mas também aprender algo diferente.
Uma estratégia do marketing digital capaz de trazer eficiência aos seus conteúdos, é o marketing de conteúdo. Seu foco é na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem promover diretamente a marca.
Ou seja, a empresa ajuda seu público a resolver seus problemas e se torna uma autoridade no assunto. Mesmo em empresas consideradas convencionais podem se destacar no marketing digital, como é o caso de escritórios de contabilidade.
Aprofunde seu conhecimento: O guia de marketing digital para contadores: 5 estratégias para seguir.
3 – Interaja com os seguidores
Como vimos, as redes sociais vão além da divulgação, mas também são canais de comunicação.
Por isso, é importante que as marcas interajam com os seguidores, para que o público se sinta valorizado.
Por vezes, uma simples resposta em um comentário já faz toda diferença para o relacionamento com os leads (potenciais clientes).
Além disso, é necessário responder os usuários que entram em contato por mensagem (direct messenger).
Ou mesmo usar os recursos das redes sociais para a interação. No Instagram, por exemplo, nos stories é possível abrir uma caixa de perguntas para uma interação mais íntima com cada um.
Hoje em dia, grande parte das redes sociais contam com chatbots, para que as marcas possam programar respostas automáticas.
Assim, os usuários não se sentem negligenciados no contato, mesmo fora do horário comercial.
4 – Monitore os resultados
É importante aproveitar as funcionalidades das redes, principalmente, a geração de relatórios de análise. Com elas é possível identificar qual campanha teve um resultado melhor, o perfil de público que foi atingido, se conseguiu atingir o objetivo final, entre outros.
Por isso, monitore os resultados e verifique o que precisa ser aprimorado em suas campanhas.
Dessa forma, é possível fortalecer o marketing da marca e investir em ações ainda mais positivas nas redes sociais, evitando que as próximas campanhas sejam ineficientes.
Conclusão
As redes sociais são ótimos canais de comunicação e aproximação com o público. Porém, é preciso saber como construir esse relacionamento, para que a sua marca realmente ganhe notoriedade no mercado.
Com as dicas de hoje, é possível iniciar o seu planejamento de marketing para as redes sociais.
Assim, você verá o quanto elas podem contribuir para o crescimento da sua empresa e ampliação do seu negócio.
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