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Quer ampliar o mix de atividades? Listamos 7 serviços de contabilidade para oferecer no escritório

Serviços de contabilidade para oferecer no escritório

Competitividade é a palavra de ordem no meio contábil, em virtude da maciça adesão ao modelo de negócios digital. Por isso, os profissionais de contabilidade devem atender a novas demandas, que surgem com a crescente ramificação dos serviços mais básicos.

Ou seja, tal como empresas do varejo, diversificar o mix de serviços oferecidos ao cliente é o caminho para aumentar lucros e manter o negócio escalável. Afinal, já faz tempo que os escritórios contábeis deixaram de ser simples apuradores de impostos. Hoje, eles são verdadeiros aliados estratégicos e dão apoio em processos de tomada de decisão nos mais altos níveis.

Assim sendo, confira desde já 7 tipos de serviços que você pode incorporar às suas rotinas e, assim, ampliar a sua participação no mercado. Tenha uma ótima leitura!

1. Consultoria

Toda empresa brasileira precisa lidar com uma espécie de “inimigo” comum — no caso, a carga tributária aliada à complexidade do sistema que a controla. Esse fator, por si só, já evidencia que tocar um negócio no Brasil exige muito controle na parte financeira.

Dessa forma, também não é difícil concluir que há um verdadeiro oceano de oportunidades para empresas contábeis. Afinal, quem melhor para ajudar a lidar com o fisco brasileiro do que o contador?

A consultoria, portanto, é uma forma de atender às empresas que precisam de informação, no sentido de aliviar o peso dos impostos e melhorar a gestão financeira. Trata-se de um serviço contábil aplicado em um regime de projeto.

Ou seja, na consultoria, sua empresa se compromete a auxiliar na solução de um ou mais problemas específicos de maneira focada. Terminada a sua participação, o contrato de prestação de serviços se encerra.

2. Planejamento tributário

Não há como superar as dificuldades impostas pelo nosso sistema tributário sem planejamento. Afinal, os obstáculos são inúmeros, começando pela própria escolha do regime de tributação.

Preferido das PMEs, o Simples Nacional é um bom exemplo de que, sem criteriosa avaliação e um plano de ação, o que parece vantajoso pode se revelar mais caro. Isso porque, nesse regime, a tributação é feita por alíquotas progressivas. Logo, dependendo do tipo de empresa e das sazonalidades que ela sofre, é bem possível acabar pagando mais impostos, se comparado com outros regimes taxados como “vilões”.

A escolha do regime, portanto, é um dos aspectos que podem ser tratados pela sua empresa ao prestar serviços de planejamento tributário. Não chega a ser uma novidade, contudo há sempre uma ferramenta ou solução nova que você pode aplicar e se diferenciar da concorrência, oferecendo como serviços de contabilidade, como veremos mais à frente.

3. Contabilidade digital

Um dos maiores avanços da contabilidade na última década foi o crescimento da digitalização. Com ela, todo sistema de contabilidade é “desmistificado”. Isso significa que o próprio cliente, hoje, é capaz de controlar parte da contabilidade da empresa, bastando um software ou um aplicativo.

Um bom exemplo disso é o eContador, app que — sem exagero — coloca toda a parte contábil de um negócio nas mãos dos seus gestores. Sendo assim, porque não pensar em uma solução que tire da sua empresa tarefas de rotina, deixando para seus profissionais a parte mais estratégica? Essa é a ideia ao fornecer serviços de contabilidade digital como esse.

Não menos importante, facilitar o acesso por meio de apps ajuda em um aspecto fundamental em todo negócio: o atendimento ao cliente. Isso porque as soluções estão disponíveis 24 horas por dia, bastando alguns toques na tela para serem acessadas. É o fim do contador inalcançável, que só pode falar com hora marcada ou em extensas e chatas reuniões.

4. Business valuation

Quando um negócio abre capital por meio de IPO ou vai ao mercado em busca de financiamento, precisa provar que é sólida e apresenta liquidez. Dessa forma, é necessário contratar o chamado business valuation. Esse serviço tem a finalidade de dizer ao público externo ou interno: “vejam, esta empresa vale X”. Isso é feito tanto por métodos quantitativos quanto por análises mais subjetivas que captam a forma como o mercado vê a companhia em questão.

Contudo, o valuation não serve apenas como uma resposta aos de fora. Para os próprios gestores, trata-se de um serviço essencial, porque serve como base para tomar decisões.  Afinal, como traçar novos rumos sem conhecer o real valor de um negócio? Ou ainda, como solucionar desafios complexos quando não se conhece bem o patamar em que a empresa se encontra?

Para fazer o business valuation, e oferecer como serviços de contabilidade, você deve recorrer a procedimentos como análises de fluxo de caixa e de capital de giro. Ele também está presente na avaliação os riscos inerentes ao setor e na definição do posicionamento do seu cliente no mercado com base em indicadores macroeconômicos.

5. Certidões negativas

As Certidões Negativas de Débito (CND) atestam que uma empresa não apresenta dívidas fiscais ou trabalhistas. É, de certa forma, um atestado de bons antecedentes. Elas são exigidas, por exemplo, por órgãos públicos em processos licitatórios, leilões ou contratos de concessão.

Para obtê-las, é necessário atender a todas as obrigações fiscais e tributárias, assim como pagar os encargos trabalhistas. Em algumas empresas, isso exige uma extensa varredura nas contas e registros contábeis — o que representa, então, uma oportunidade de negócios.

6. Controladoria

contabilidade gerencial é a vertente que cuida do controle das atividades contábeis, garantindo assim a conformidade de processos e adequação às normas. Para alguns profissionais e teóricos, esse tipo de serviço é designado por controladoria, que tem no contador/controller o especialista na sua execução.

Em um sentido mais amplo, o controller é o responsável por manter a empresa nos eixos. Isso significa cuidar para que ela não se desvie do planejamento estratégico. Isso, por sua vez, implica controlar de perto a parte operacional.

7. Abertura de empresas

Exceto para a categoria MEI, abrir uma empresa no Brasil ainda é uma tarefa para poucos. Afinal, segundo o ranking Doing Business, o Brasil ocupa, em 2019, a 109º posição em uma lista de 190 países, ordenados pelas facilidades de seus ambientes de negócios. Ou seja, quanto mais baixa a posição, mais difícil é empreender.

Assim sendo, auxiliar na abertura e no fechamento de empresas é mais um serviço a ser oferecido pelo seu escritório contábil. Vale salientar: não encerrar um negócio pode gerar graves consequências e até expor seus titulares a execuções fiscais.

Vimos, neste artigo, sete opções em serviços de contabilidade que seu escritório pode explorar e crescer ainda mais como empresa. Avalie-as com cuidado e não deixe de fazer um planejamento antes de incorporá-las à sua prateleira de serviços, certo?

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