Ícone do site Blog Alterdata

Programa para oficina mecânica: conheça a Alterdata

programa para oficina mecânica

Ter um programa para oficina mecânica é fundamental para facilitar a gestão do negócio e agilizar boa parte dos trabalhos. Geralmente, é o próprio dono (você) que centraliza as responsabilidades de gerenciamento.

Faz parte da sua lista de afazeres a capacitação da equipe, os pagamentos dos fornecedores, as cobranças, a gestão do estoque e ainda cuida do relacionamento com os clientes. No entanto, tudo isso pode te sobrecarregar.

As consequências são velhas conhecidas de quem tem experiência na administração de negócios: esgotamento, ansiedade, problemas de saúde e resultados negativos na produtividade.

Mas com um bom programa para oficina mecânica, como o Auto Center da Alterdata, você ganha um aliado que funciona como o motor do carro. Ele melhora o funcionamento dos componentes e proporciona alto desempenho. Veja como!

O que é um programa para oficina mecânica?

O programa para oficina mecânica é um software para ser instalado no computador, oferecendo um apoio na rotina do negócio. Ele agiliza o trabalho de todos, tanto o seu quanto dos mecânicos.

Tecnologias como essa fazem cada vez mais diferença na vida dos empresários, porque facilita as tarefas no dia a dia. Torna o trabalho mais rápido e preciso, diminuindo consideravelmente as chances de erro.

O programa para oficina mecânica realiza cálculos, elabora gráficos e pesquisa informações — tarefas que, sem a ajuda de um software, demandariam muito tempo.

Outro ponto importante é que esse tipo de programa ainda permite otimizar o relacionamento com os clientes, tanto ao oferecer serviços adequados às necessidades deles, quanto um pós-venda eficiente. Dessa maneira, o programa deixa o seu negócio mais eficiente, reduz custos e auxilia na gestão. Trata-se de uma solução essencial para tornar a oficina mais competitiva.

Como funciona o programa para oficina mecânica Auto Center?

O Auto Center é o programa para oficina mecânica que a Alterdata projetou para suprir as necessidades de um gestor como você. Para isso, ela elaborou o sistema a partir da ideia do funcionamento de um motor.

Você sabe que quando os componentes de um veículo funcionam corretamente, o conjunto tende a ganhar maior desempenho. Por isso, o Auto Center integra os processos da oficina para proporcionar mais velocidade e precisão na gestão.

Para entender o seu funcionamento, vamos apresentar as principais características do programa para oficina mecânica Auto Center:

Ordem de Serviço

A ordem de serviço é uma das principais ferramentas para uma oficina mecânica, pois se trata de um documento que formaliza o serviço a ser prestado. Funciona como guia de execução e mantém todos os envolvidos alinhados.

O diferencial da ordem de serviço no programa para oficina mecânica Auto Center está na facilidade de uso e possibilidades de interatividade. É possível personalizar a posição dos campos na tela, priorizando o que deve ser preenchido.

Também há a possibilidade de criar grupos por equipamento, fase ou funcionário responsável pelo veículo. Desse modo, em poucos cliques você verifica a situação do que está acontecendo na oficina.

Destaque ainda para a praticidade em relação às ordens de serviço, pois não é necessário criá-las separadamente para produtos e serviços. O próprio sistema Auto Center faz a separação na hora de faturar.

Localização de Produtos Equivalentes

A Localização de Produtos Equivalentes é uma ferramenta fundamental para aumentar o ticket médio sem perder vendas por não ter determinado produto em estoque.

Trata-se de um recurso onde você ou o vendedor se torna capaz de oferecer ao cliente um produto equivalente ao buscado. Por mais que vocês tenham esse conhecimento, o sistema serve de apoio para qualquer momento.

Isso facilita bastante a rotina de quem precisa atender com rapidez e precisão, sem margem para erro. Ajuda ainda caso o produto desejado esteja com preço acima do esperado.

CRM – Customer Relationship Management

O CRM, ou Customer Relationship Management, é a ferramenta de Gestão do Relacionamento com o Cliente do programa para oficina mecânica Auto Center. O seu foco é o relacionamento e o acompanhamento das negociações com os clientes. Ajuda a manter uma comunicação a longo prazo com eles, pois permite conhecê-los profundamente para fidelizá-los a partir de suas preferências.

No software Auto Center, em uma única tela, é possível visualizar todo o histórico de cada cliente: notas fiscais emitidas (produtos e serviços), ordens de serviço realizadas, análise cadastral, inadimplência e outros.

Linha do Tempo

Já a ferramenta Linha do Tempo rastreia os documentos da sua origem até o destino, permitindo rapidez para entender o que houve com ele. Isso é extremamente necessário quando, de repente, você se depara com um título a pagar ou a receber, porém está com a cabeça tão cheia que acaba num ‘apagão temporário’, esquecendo de onde é, sobre o que se trata.

Esse tipo de situação, sem um sistema como o Auto Center, faz com que os gestores mobilizem pessoas para levantar o máximo de informações — desviando-as de tarefas mais importantes.

Mas com a ferramenta Linha do Tempo isso será passado! Basta pôr o nome do documento no sistema e deixar que ele apresente o passo a passo do que ocorreu com ele, do momento que chegou até seu status atual.

Conciliação de Cartões de Crédito

O controle do fluxo de caixa é fundamental para manter em dia as contas da oficina mecânica, além de saber qual o lucro médio. E se você vende bastante no cartão de crédito, precisa conferir se estão corretos os valores creditados na conta bancária.

A ferramenta de Conciliação de Cartões de Crédito faz essa tarefa, cruzando informações que estão no sistema com as enviadas pela operadora do cartão, além do que foi creditado.

Quando há divergências, o programa para oficina mecânica envia alertas de modo automático. Além disso, os títulos de cartão de crédito são baixados sem intervenções manuais, logo, basta fazer a conciliação bancária.

BI – Business Intelligence

Por último, mas não menos importante, o programa para oficina mecânica Auto Center conta com um módulo de Business Intelligence, para você ter acesso a relatórios que permitem um novo olhar sobre o negócio. No lugar de relatórios extensos, engessados e difíceis de interpretar, o Auto Center agrupa as informações e ordena do jeito que você desejar. Basta aplicar os filtros para obter as respostas para diversas perguntas.

Relatórios de Business Intelligence colocam a sua oficina mecânica em outro patamar, pois estimulam ideias para continuar crescendo. Eles podem apontar, por exemplo, tendências de consumo entre os seus clientes.

Com o programa Auto Center, o seu negócio pode ficar ainda mais potente. Essa é a ferramenta para controlar a operação com eficiência e tomar decisões verdadeiramente estratégicas.

Aproveite para conhecer o programa para oficina mecânica e solicitar a sua demonstração!

Sair da versão mobile