O Pinterest é uma rede social muito popular entre os amantes da moda, beleza e decoração de ambientes. Nele, você pode salvar diversas inspirações para looks, maquiagens, ambientes, artesanato, dicas caseiras e muito mais — tudo em pastas diferentes, mas que quando abertas, mostram todos os itens na tela. Mas um detalhe importante (e que muitos negócios ignoram!) é que você pode usar a plataforma para aumentar suas vendas de roupas. Você já sabe que Instagram, Facebook e WhatsApp podem alavancar seu negócio, mas por que não apostar em uma rede social não tão conhecida, mas com muitos fãs assíduos? Neste post, você vai descobrir com usar o Pinterest para aumentar suas conversões em sua loja de roupa. Confira!
Por que investir no Pinterest para vender mais em minha loja de roupa?
O Pinterest é uma rede social para se inspirar. Lá você é responsável por montar pastas (chamadas de boards) com imagens que vão influenciar nas roupas, receitas caseiras, sapatos, decoração de casa e no que mais desejar. Portanto, é uma ótima forma de mostrar que as peças da sua loja não só inspiram, como podem fazer parte do guarda-roupa da cliente.
Segundo o Statista, 9,58% dos internautas brasileiros utilizam o Pinterest. Pode parecer pouco, mas essa faixa é, majoritariamente, formada por pessoas com poder de compra. A própria rede social divulga (dados mundiais) que 69% do seu público é feminino. Além disso, 56% têm de 18 a 34 anos e 31% de 35 a 54 anos.
Outro fator interessante é que a rede social costuma sugerir imagens parecidas com aquelas que o usuário costuma salvar. Com capricho e bom uso de palavras-chave, suas fotos estarão no meio delas.
Busca pela Câmera
Uma grande vantagem do Pinterest é um recurso chamado Busca pela Câmera, disponível no aplicativo da plataforma. Funciona assim: o usuário vê alguma peça em uma loja física, fotografa com o aplicativo e ele começa a enviar sugestões de imagens parecidas. Se entre suas fotos houver algum produto parecido, a probabilidade de que o Pinterest o indique é alta.
Como utilizar o Pinterest para aumentar as vendas de uma loja de roupas?
O Pinterest faz muito sucesso com quem gosta de salvar fotos para usá-las como referências. Veja como usar a rede social para dar um boom nas vendas de suas peças!
1. Faça uma conta business
Um usuário comum só consegue salvar fotos já postadas; já uma conta business permite que você compartilhe fotos, veicule anúncios e analise métricas. Para isso, é simples: crie sua conta pessoal, clique na seta do canto superior direito e vá em “Adicionar uma conta business gratuita” ou faça seu cadastro aqui.
Além de possibilitar postagens de pins de sua autoria, a conta business também permite que você personalize a a capa do perfil com vídeos ou imagens. O usuário também terá um campo para enviar mensagens à empresa.
2. Crie pins de produto
Os pins de produto são formas simples de mostrar o que você vende e, de quebra, levar o usuário à sua loja. Nele, você posta uma foto, informações sobre o produto, preço, disponibilidade e o link referente a ele — basicamente todos os dados importantes para seu potencial cliente.
O mais bacana é que você não precisa adicionar essas informações; o próprio site faz isso com base no que está no seu e-commerce. Além disso, a criação de pins é orgânica, ou seja, gratuita. No entanto, você precisa instalar a tag do Google Shopping.
Para criar pins de produto, siga o passo a passo:
- no seu e-commerce, vá em cada página que você deseja ativar para pins de produto e adicione marcações Open Graph ou Schema.org na seção <head> e </head> no HTML;
- abra o validador do Pinterest para se certificar de que a plataforma consegue visualizar os dados do seu produto;
- clique em “Apply Now”. Dentro de horas, o produto estará disponível no Pinterest.
Na página principal de um perfil comercial, o Pinterest também disponibiliza a aba Comprar, para que os usuários façam compras diretamente na plataforma.
3. Coloque ideias de combinações
Uma maneira de fazer com que o cliente veja o valor de sua peça é mostrando como ela se adapta no guarda-roupa. Portanto, crie e compartilhe looks com a roupa — podem ser sugestões para o trabalho, lazer e até festas. Combinações interessantes instigam o usuário a salvar suas fotos em pastas, o que faz com que elas atinjam usuários em diversas regiões do país (e até do mundo!).
4. Atenção à qualidade das imagens
O Pinterest é uma rede social majoritariamente visual. Então, se você quer chamar a atenção parra sua loja de roupa, precisa caprichar nas fotos.
Na hora de montar os looks, conte com modelos, como em um editorial. As imagens devem ser chamativas e marcantes, mas mostrar todos os detalhes da peça. A plataforma recomenda imagens verticais de alta qualidade (até 20MB) e na proporção 2:3.
5. Invista no Shop The Look
Sabe a dica de montar looks para contextualizar suas peças no guarda-roupa da cliente? Uma forma inteligente de seguir essa dica e ainda aumentar suas vendas é por meio do Shop The Look, recurso do Pinterest em que uma empresa pode mostrar diversos produtos em um mesmo anúncio.
Para aproveitar o recurso, siga o passo a passo:
- insira um novo pin e clique no ícone de etiqueta, no canto superior esquerdo;
- escolha a roupa que você deseja marcar na foto;
- adicione a URL do seu e-commerce referente à peça e uma imagem específica dela;
- finalize as marcações e escolha uma pasta para adicioná-la.
6. Inclua sua marca
Uma forma de divulgar a sua empresa é colocando sua logo no canto inferior direito das imagens. Assim, cada vez que sua foto for compartilhada, a sua marca também será.
7. Invista em conteúdo relevante
Seu usuário precisa ver valor em seus pins. Além de criar pastas para coleções, faça também algumas com dicas de looks para home office, outras para trabalho em escritório e por aí vai. Mas você não precisa focar apenas nisso: crie imagens ensinando a tirar manchas de uma peça, a desamassar sem o uso de ferro, a manter os sapatos sempre novos. O fã de Pinterest ama uma dica caseira que facilite seu dia a dia.
Use também palavras-chave nos títulos e descrições, pois é por meio delas que os usuários encontram suas imagens na ferramenta de busca. É possível usar até 100 caracteres para o título e 500 para a descrição.
8. Faça vídeos curtos
Com o sucesso do TikTok, do Reels e dos stories, os vídeos curtos também chegaram ao Pinterest. Você pode mostrar looks ou até criar um desfile virtual para diferentes peças — o importante é que ele deve ser marcante logo nos primeiros segundos.
Para cada objetivo, uma duração diferente: anúncios de vídeo devem ter entre 6 e 15 segundos, já outros tipos podem durar mais.
Outra dica importante é não se apoiar tanto no áudio — o conteúdo deve ser entendido com ou sem som. Para isso, apoie-se em textos ou legendas e evite diálogos.
Por fim, coloque uma imagem de capa marcante e otimize legenda e título para aparecerem nas buscas da ferramenta.
Viu como é possível utilizar o Pinterest para vender mais peças e divulgar os produtos de sua loja de roupa para usuários no Brasil inteiro? Para mais dicas sobre moda, continue acompanhando nosso blog!
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