Ícone do site Blog Alterdata

8 vantagens de aderir ao outsourcing contábil

Outsourcing contábil vale a pena?

Há uma tendência de terceirizar alguns serviços empresariais, e a contabilidade é um deles, afinal, nem sempre vale a pena ter um time de contadores dentro da empresa. O outsourcing contábil, como acontece especialmente com o outsourcing de outras áreas de backoffice, é bastante comum no mundo dos negócios, oferecendo diversos benefícios para as empresas, independentemente do porte.

Mas, afinal, o que é outsourcing? Esse conceito remete à terceirização de determinada área da corporação. Ou seja, uma empresa contrata outra para que desenvolva certa área de sua companhia — lembrando que essa terceirização não se limita às pequenas organizações, pois mesmo os grandes negócios ou de médio porte têm adotado essa solução.

Quer conhecer as principais vantagens de aderir a essa tendência na sua empresa? Então continue a leitura!

1. Mais segurança

A segurança é uma grande vantagem do outsourcing contábil. Em razão das diversas transformações na lei e das obrigações dos empreendimentos, essa é uma ótima forma de manter as informações seguras.

Assim, a empresa que investe em outsourcing vai ter sempre à disposição um time de profissionais atualizados, com capacidade para entregar um trabalho que vai garantir mais segurança ao negócio.

2. Maior qualidade das informações

No Brasil, as mudanças no padrão contábil foram grandes, por isso a atualização do conhecimento é obrigatória. Com tantas transformações e mudanças, as corporações precisam ficar atentas para que consigam acompanhar as entregas, sem receberem multas.

Terceirizar a contabilidade da empresa vai garantir ao empreendedor maior qualidade das informações. A empresa contratada deve contar com profissionais especialistas e preparados, com um know-how específico para responder a todos os processos necessários do melhor modo possível.

3. Qualificação da tomada de decisão

A contabilidade não é somente um setor burocrático e técnico. Essa ideia é completamente ultrapassada, devendo ser superada pelos gestores e empreendedores. Afinal, hoje em dia, essa área assumiu uma função estratégica dentro das empresas.

Nesse contexto, o outsourcing contábil apresenta dados e relatórios que são fontes de informações indispensáveis para o processo de tomada de decisão. Com base em números confiáveis, aumentam-se as chances de que as escolhas sejam completamente alinhadas às perspectivas da empresa.

Desse modo, a visão analítica dos profissionais de outsourcing trará vantagens importantes para a gestão empresarial como um todo. Além disso, vai ser possível contar com o conhecimento de mercado da própria empresa que faz o outsourcing — o que contribui para melhorar o posicionamento do seu negócio.

4. Foco no negócio

Outro grande benefício relacionado ao outsourcing contábil é que a organização pode concentrar a atenção no seu core business. Para as empresas que costumam ter equipes menores, isso significa que os poucos profissionais não precisam se esforçar para dominar as atividades relacionadas à contabilidade.

Com toda certeza, essa energia extra é imprescindível para mercados em que a competitividade é muito alta, exigindo, dessa forma, uma atenção maior dos empresários que ainda precisam se consolidar em seu setor.

5. Profissionais sempre qualificados e capacitados

Com as diversas mudanças na legislação contábil e fiscal, se torna cada vez mais necessário contar com profissionais atualizados e com grande conhecimento técnico. Pois bem, com o outsourcing, o negócio consegue concentrar profissionais experientes e capacitados para o exercício de todas as tarefas ligadas à rotina contábil.

Dessa forma, a possibilidade de algum erro acontecer é muito baixa, reduzindo, assim, o risco de a organização sofrer com multas ou com penalizações que podem prejudicar suas finanças. A experiência de profissionais externos qualificados, sem dúvida alguma, ajuda as empresas a melhorarem a integração de processos internos e a se tornarem mais maduras.

6. Redução de custos

Outra vantagem que o outsourcing contábil oferece para o empreendedor é a redução de custos no orçamento anual. Quando o negócio tem o suporte de empresas especializadas em uma área como a contabilidade, acaba eliminando os custos de uma contratação direta. Pense em quanto custaria para a empresa ter um contador com carteira assinada para trabalhar todos os dias da semana, de forma exclusiva.

A contratação via outsourcing contábil possibilita que a corporação economize com recrutamento, seleção, encargos trabalhistas, equipamentos necessários e demais exigências de Recursos Humanos. Esses custos, com o outsourcing, passam a ser da empresa contratada, que vai diluir todos eles em sua estrutura.

7. Consultoria ágil

Muitos negócios que tinham grandes chances de alcançar sucesso no mercado acabaram fracassando por errarem na gestão contábil e financeira. Mas, quando uma empresa faz o outsourcing da contabilidade, pode ter informações e análises bastante úteis, de forma ágil e simples, no que diz respeito a preços, estoques, custos, investimentos e demais aspectos relevantes para o desenvolvimento da empresa.

Tudo isso faz com que os profissionais da companhia tenham mais segurança na hora de tomarem decisões. Não se esqueça de que, ainda que o outsourcing contábil garanta muitos benefícios para a empresa, é necessário buscar um parceiro que possa atendê-lo com qualidade.

Afinal, há prestadores de serviço que realizam suas atribuições contábeis mecanicamente, sem levar em consideração a realidade em que o cliente está inserido — e é claro que essa atitude pode trazer muitos prejuízos e problemas para o empreendedor no futuro.

8. Otimização de espaço

O espaço pode ser um grande problema quando se deseja expandir um negócio. Imóveis, seja para alugar ou comprar, custam muito, principalmente no caso de metrópoles. Com o outsourcing contábil, você não vai precisar de uma equipe trabalhando em suas dependências, o que garante espaço livre para outros departamentos.

De maneira geral, o outsourcing contábil agrega grandes benefícios para uma empresa, como segurança, possibilidades de crescimento, inovações, mais tempo para focar em aspectos essenciais, espaço livre, dados que ajudam na tomada de decisão e melhor gerenciamento de cada setor.

Enfim, uma contabilidade qualificada é sinônimo de crescimento, segurança e reconhecimento no mercado. Esse serviço precisa ser considerado no momento de otimizar o negócio, independentemente do segmento!

Gostou de conhecer as vantagens do outsourcing contábil? Quer conferir mais artigos do segmento nosso blog? Então, aproveite para baixar agora mesmo o e-book “Planilha de fluxo de caixa para empresas”!

Sair da versão mobile