Ícone do site Blog Alterdata

Como criar uma ordem de serviço na sua oficina mecânica?

Uma dúvida bastante presente, especialmente entre os empreendedores iniciantes do setor, é a seguinte: como criar uma ordem de serviço na oficina mecânica? Esse questionamento é bastante pertinente, pois o documento ajuda a comprovar que um determinado serviço foi prestado ao cliente. Além disso, é uma excelente maneira de profissionalizar os seus serviços e ganhar credibilidade.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é uma ordem de serviço, informaremos qual a importância desse documento, destacaremos sobre as principais vantagens de utilizar ordem serviço na oficina mecânica, explicaremos quais são os elementos necessários na ordem de serviço e destacaremos como informatizar processo. Continue com a gente.

O que é uma ordem de serviço?

Trata-se de um procedimento frequente por parte das empresas, incluindo as oficinas mecânicas. Isso porque, por meio do documento, torna-se possível formalizar os trabalhos feitos na empresa, ou seja, demonstram o serviço prestado ao consumidor.

É importante destacar ainda que a ordem de serviço também é fundamental na organização da quantidade e da qualidade dos materiais necessários na execução do serviço. Além disso, é preciso também organizar a mão de obra para executar uma determinada tarefa.

Com o passar do tempo, é natural que as tarefas vão aumentando na oficina mecânica. Por esse motivo, também aumenta a necessidade do registro das atividades, e a ordem de serviço é bastante útil nesse contexto.

Para que serve a ordem de serviço?

Destacamos anteriormente que a ordem de serviço formaliza o atendimento a um cliente. O documento demonstra o serviço prestado, a mão de obra e os materiais utilizados.

Nesse contexto, é importante mencionar ainda que é preciso ter a atualização do status do serviço para que seja possível verificar se as demandas estão sendo cumpridas dentro do prazo estipulado ou não.

Diante das características descritas, podemos considerar que a ordem de serviço funciona como uma ferramenta de suporte. Isso porque, o documento prevê a organização das demandas que serão feitas em um determinado período e ainda autoriza o começo das atividades.

Desse modo, podemos dizer que a ordem de serviço é uma ótima ferramenta de gestão, pois possibilita um planejamento das demandas e, com isso, fica mais fácil organizá-las e entregá-las, de maneira eficiente, no prazo previsto.

Quais são as vantagens de utilizar a ordem de serviço na sua oficina mecânica?

A utilização da ordem serviço proporciona diversos benefícios para as oficinas mecânicas. Entre eles estão a transparência ao cliente, a redução de erros, a redução e a otimização da produtividade. Destacaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do conteúdo.

Transparência ao cliente

Sem dúvida, esse é um dos principais benefícios proporcionados pela ordem de serviço para as oficinas mecânicas. A emissão do documento ajudará a sua empresa a desenvolver uma relação de transparência e confiança com os clientes.

Isso porque, o consumidor saberá exatamente o serviço que foi prestado, o preço a ser pago e também a previsão de execução de um determinado conserto na oficina mecânica.

A construção de uma relação de confiança e transparência com os clientes é um dos principais segredos de uma empresa de sucesso. Quando isso acontece, as pessoas tendem a ter uma imagem positiva da oficina e poderá voltar a comprar dela ou mesmo recomendá-la aos amigos, contribuindo para ampliar ainda mais a base de consumidores e aumentar as receitas.

Redução de erros

Como na ordem de serviço há a previsão dos materiais a serem utilizados na execução do serviço e também qual atividade será feita, há a diminuição do número de erros. Isso porque, os funcionários saberão exatamente quais serão os trabalhos feitos no dia, os materiais necessários e como eles deverão ser executados.

Vale destacar ainda que os erros tendem a ser menores caso sua empresa Conte com sistema de gestão empresarial. Isso porque, ao contar com a ferramenta não será preciso lançar ordens manuscritas. Com isso, diminuem-se as chances de o documento ser lançado de forma equivocada.

Diminuição dos custos

Com a a diminuição no número de erros, reduz também o retrabalho. Desse modo, a sua empresa economizará recursos como o tempo necessário de retrabalho e energia elétrica. Desse modo, podemos dizer que as ordens de serviço contribuem para reduzir os gastos operacionais da empresa.

Otimização da produtividade

Ainda como consequência da redução do número de erros, podemos dizer que a ordem serviço nas oficinas mecânicas contribui para a otimização da produtividade. Isso acontece porque será possível reduzir o retrabalho e, consequentemente, a sua empresa conseguirá executar mais tarefas, em menos tempo e contando com menos recursos. Desse modo, a sua oficina mecânica tende a ser mais eficaz e efetiva.

O que a ordem de serviço da oficina mecânica precisa ter?

Não há muitos segredos em relação a esta pergunta. A ordem de serviço da oficina mecânica deve constar o serviço que foi prestado, os materiais necessários para a execução e o valor do serviço. Desse modo, torna-se possível garantir mais Transparência ao cliente e ele terá a segurança de contar com a sua empresa ou recomendá-la aos amigos.

Vale destacar também que a ordem serviço também pode ter nome do profissional responsável pelo serviço, laudo técnico, motivo do pedido por parte do cliente, problema solucionado do serviço e o horário de início e do fim da execução de uma determinada demanda.

Desta maneira, podemos dizer que as informações presentes na ordem de serviço autorizam o início de um determinado serviço e também é bastante útil para uma consulta futura de informações.

Como é possível informatizar esse processo?

A boa notícia é que a ordem de serviço na oficina mecânica pode ser informatizada facilmente. Isso é possível por meio do sistema de gestão empresarial. A ferramenta proporciona uma visão global da empresa e ainda automatiza diversas tarefas, como a emissão de ordens de serviço.

Dessa maneira, podemos considerar que a ferramenta é uma grande aliada no crescimento do seu negócio no mercado. Isso porque, a sua empresa será mais produtiva e conseguirá reduzir custos. Além disso, você terá uma visão global de todo o seu negócio, o que ajudará a tomar melhores decisões.

A criação de ordem serviço é uma tarefa fundamental nas oficinas mecânicas. Isso porque, essas simples práticas contribuem para a profissionalização do seu negócio também ajuda a comprovar os serviços prestados ao cliente, garantindo mais transparência e confiabilidade. desse modo, é muito importante estar atento em relação a esse tema.

Este conteúdo na qual fornecemos dicas sobre como criar uma ordem de serviço na sua oficina mecânica foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e receba outros conteúdos relevantes sobre o tema em primeira mão. Estamos no YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook.

Sair da versão mobile