Você já ouviu falar em esupermercados? Essa é uma tendência para o comércio varejista e é interessante que empresários do setor atendem para isso, tendo em vista que é uma boa maneira de atender a novos públicos e também aumentar a lucratividade dos estabelecimentos tradicionais.
Vale lembrar que, segundo um estudo realizado pela empresa Ebit | Nielsen, divulgado em reportagem do portal Meio & Mensagem, apenas entre março e abril de 2020, houve um aumento de 20% nas compras de supermercado pela internet.
É claro que isso tem interferência do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Porém, durante o período de quarentena, as pessoas aprenderam a comprar online e devem continuar com esse hábito, eventualmente, mesmo quando a crise sanitária já estiver totalmente solucionada.
Logo, investir em esupermercados é muito interessante para os empresários do setor varejista. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Esclarecemos, a seguir, as principais delas. Acompanhe!
Afinal, o que são esupermercados e quais são as suas diferenças em relação a um e-commerce convencional?
Os esupermercados nada mais são do que e-commerces para supermercados. No entanto, existem algumas particularidades que devem ser observadas. A primeira delas é que os alimentos podem ser perecíveis e, por conta disso, a logística deve ter uma atenção especial.
Além disso, como o consumidor não escolhe exatamente o que ele pretende adquirir, é uma obrigação do estabelecimento garantir a qualidade e a integridade dos produtos. Além de deixar os clientes satisfeitos, isso fará com que eles ganhem confiança e voltem a fazer compras de supermercado online em outras oportunidades.
Como fazer a escolha da plataforma para esupermercados?
Ao iniciar o atendimento pela internet, é importante que você faça a escolha de uma boa plataforma para esupermercados. Deve-se pensar em todas as possibilidades que envolvem o processo de compra do consumir e verificar se a opção escolhida atende a todos os requisitos.
Nesse momento também pesa a escolha por um site ou aplicativo para o esupermercado. O ideal é que você tenha ambas as opções, para que o cliente possa escolher qual ele prefere para fazer as suas compras.
No entanto, se precisar escolher apenas uma delas, por questões financeiras, por exemplo, o mais indicado é optar pelo aplicativo. Afinal, com o app, os clientes poderão fazer as suas compras mais rapidamente e terão a acessibilidade facilitada, tendo em vista que poderão acessar o esupermercado por meio de seus smartphones ou tablets.
Ao fazer a escolha da plataforma, é importante que você verifique se ela tem um design responsivo, ou seja, se é adaptável ao tamanho da tela do dispositivo em que é acessado. Isso é fundamental para que o cliente possa fazer as suas compras com mais facilidade.
Além disso, a navegação também precisa ser intuitiva e segura, para que os clientes consigam fazer as compras mais facilmente e se sintam à vontade para compartilhar informações pessoais, como o seu endereço residencial e número do cartão de crédito ou débito para pagamento.
Qual é o papel do ERP em um esupermercado?
Se você já tem um supermercado físico e agora deseja também atender os seus clientes no meio digital, algo fundamental de ser realizado é a escolha de um bom ERP. É importante que o sistema operacional utilizado seja o mesmo para ambos os canais de atendimento, para que você tenha o trabalho otimizado.
Para começar, você precisa organizar muito bem a gestão do seu espaço físico, controlando todos os departamentos, como o financeiro, a gestão de estoque, as atividades logísticas, o controle fiscal etc.
Depois de ter tudo organizado, deve ser feita a integração com a plataforma do esupermercado. Dessa forma, conforme os clientes forem comprando, as atividades serão realizadas de forma automatizada, otimizando os trabalhos que precisam ser feitos pela sua equipe.
Além disso, com o ERP integrado à plataforma para esupermercados, você terá acesso a relatórios que serão gerados, como a curva ABC de produtos. De tal maneira, será muito mais simples e prático fazer a gestão do supermercado virtual e se programar para bem atender o consumidor, aumentando os seus lucros, automaticamente.
Quais as principais estratégias e ferramentas de marketing para esupermercados?
Para conquistar mais vendas em um esupermercado, você precisa adotar algumas estratégias de marketing. Veja, a seguir, algumas das principais delas!
Anúncios nas redes sociais
Ter páginas nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, é muito importante para os esupermercados. Isso porque os consumidores que compram pela internet, geralmente, acessam esses canais.
Para ter mais resultados positivos e alcançar mais público, o ideal é que você faça anúncios, que são publicações pagas, em que você define um valor e uma estimativa de alcance de usuários é gerada.
Além disso, ao fazer anúncios nas redes sociais, você consegue nichar o seu público, de acordo com uma série de fatores. Um deles é a geolocalização, o que é muito interessante para esupermercados.
Você pode escolher a opção de mostrar o seu anúncio apenas para moradores da sua cidade ou região de atuação, por exemplo. Isso é importante, tendo em vista que, para a maioria dos esupermercados, é difícil ter uma abrangência muito grande de área para atendimento.
E-mail marketing
Para atrair público para o seu esupermercado, investir em uma estratégia de e-mail marketing é uma excelente estratégia, sobretudo se você já tiver uma base de dados com os endereços dos clientes cadastrados.
A ideia é que você envie e-mails com as ofertas da semana, promoções e até mesmo envie cupons de desconto. Assim, as pessoas conhecerão o estabelecimento digital ou até mesmo lembrarão que precisam comprar um item de supermercado e farão a compra.
Notificações push
As notificações push são mensagens que aparecem nos sites ou aplicativos, para que os usuários conheçam determinado produto ou acessem a uma página. Na prática, funciona como um anúncio dentro da sua própria plataforma.
Esses anúncios podem lembrar o consumidor de ofertas especiais do dia, por exemplo. Assim, as pessoas que entrarem para comprar determinado produto poderão ficar sabendo que existem outras boas opções de itens para adquirir, aumentando o ticket médio do seu estabelecimento.
Os esupermercados estão em alta e você pode sair na frente dos seus concorrentes ao investir nesse modelo de negócio. Com toda a certeza, o investimento valerá a pena!
Siga a Alterdata nas redes sociais para acompanhar mais informações interessantes para o ramo supermercadista! Você nos encontra no Twitter, no LinkedIn, no YouTube, no Facebook e no Instagram.