O que é gestão de pessoas e como implementá-la em sua imobiliária?

Muito se ouve falar em gestão de pessoas no mundo empresarial. Na verdade, ela é essencial em qualquer negócio, independentemente da atividade exercida e do porte da empresa. Assim sendo, vale a pena que as imobiliárias implementem a gestão de pessoas para obterem maior engajamento da equipe e, consequentemente, aumentarem a produtividade.

Leia o post e confira a importância da gestão de pessoas para sua imobiliária!

O que é gestão de pessoas

Primeiramente, é importante entender esse conceito, que, afinal de contas, não é difícil. Gerir significa administrar, portanto, gestão de pessoas nada é mais é que administrar uma empresa considerando que ela é composta por pessoas, com perfis e necessidades específicas, que precisam ser consideradas para o desenvolvimento do negócio em sua totalidade.

Trata-se de um processo contínuo que envolve uma série de ações, desde a contratação do colaborador até o seu desligamento. Nesse sentido, o funcionário pode ser considerado como um cliente interno, que deve estar bem preparado para atender o cliente externo.

Liderança e gestão de pessoas

Os líderes precisam estar preparados para administrar suas equipes, ou seja, fazer a gestão dos membros que a compõem. Essa liderança tem como foco harmonizar todos os funcionários em função de atingir os objetivos da empresa, direcionando corretamente seu potencial para a conquista de maior produtividade.

Nas imobiliárias, o objetivo principal é intermediar venda, compra e aluguel de imóveis, sendo que a sua maioria também realiza a administração condominial das unidades. O líder deve, portanto, dar seu exemplo, mostrando que tem interesse em trabalhar e conquistar clientes, que está preparado para as transações imobiliárias.

Além disso, dividir suas conquistas é uma excelente forma de mostrar que está interessado na opinião dos colaboradores e deseja que eles participem das atividades da imobiliária. Isso significa que, na gestão de pessoas, o líder deve cobrar sim, mas também deve compartilhar sucessos (o sucesso é fruto do trabalho de todos).

Divisão de funções

Uma das preocupações no gerenciamento de pessoas é a atribuição adequada de funções aos colaboradores. Cada um deve desempenhar seu papel e estar ciente dele para que o negócio funcione. Fazer com que o funcionário assuma sua própria responsabilidade é fundamental em qualquer empresa — e nem sempre é fácil.

Cada corretor vai ter sua própria forma de trabalhar e isso deve ser respeitado. Mas é essencial que sua função seja cumprida devidamente. Nesse sentido, o departamento de Recursos Humanos pode ser bastante útil. Certamente, os mais esforçados e aptos tendem a ganhar mais e esse é um requisito que precisa ser aceito por todos os funcionários.

Processo bem elaborado de gestão de pessoas

Gestão de pessoas implica em um processo de integração dos funcionários entre si, dos funcionários com os gestores e dos funcionários com a empresa (incluindo os clientes, que são fundamentais para a existência da organização).

Muitas práticas podem ser aplicadas a fim de desenvolver o processo de forma eficiente:

  • Seleção de candidatos para vagas disponíveis;
  • Treinamento e desenvolvimento dos funcionários (dentro ou fora da empresa);
  • Elaboração de um plano de cargos e salários (instrumento que estipula como o colaborador pode crescer na empresa);
  • Pacote de benefícios (forma para estimulá-los ao trabalho);
  • Assistência social (que pode envolver a família do funcionário);
  • Segurança no trabalho (preocupação com a saúde e a qualidade de vida de cada colaborador);
  • Responsabilidade social;
  • Comunicação interna (considere seu funcionário como um parceiro);
  • Desligamento (quando o funcionário sai da imobiliária).

Planejada e aplicada da forma correta, a gestão de pessoas só trará benefícios à imobiliária. Você já investe em gestão de pessoas? Reconhece a importância dela no âmbito de qualquer negócio? Faça seu comentário sobre esse tema!

Related Posts

Como captar mais clientes para sua imobiliária: 7...

Mitigação de riscos: conheça a chave para o sucesso...

8 dicas essenciais para a gestão de conflitos em...

Deixe uma resposta