Ícone do site Blog Alterdata

Por que ter o software de automação comercial numa loja de construção?

Software de automação comercial

Você deseja simplificar as operações internas do seu negócio? Ou quer mudar o atendimento ao cliente de sua loja de construção? Então precisa conhecer melhor o software de automação comercial. Sim, por meio dele isso e muito mais se torna possível.

A pesquisa Investimentos na Indústria 2020-2021, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2021, revelou dados sobre isso. Segundo ela, 82% das grandes empresas pretendiam investir em melhorias no processo produtivo e no aumento da capacidade de produção.

Esse investimento é reflexo da chamada Indústria 4.0. É ela quem engloba diversas tecnologias que permitem a automação e troca de dados. Dentre elas, destacamos a Internet das Coisas, a Computação em Nuvem e o software de automação comercial.

Quer conhecer os principais motivos para investir em um software de automação comercial para sua loja de construção? Nós listamos os dez principais neste artigo. Além disso, trazemos também outras informações que são muito importantes. Acompanhe!

O que é automação comercial?

Quando se fala em automatizar algo, significa tornar determinada ação automática. Isso ocorre com o auxílio de tecnologias. De modo geral, é aplicado em atividades repetitivas que são executadas de forma manual.

Na loja de construção, uma atividade manual que pode ser automatizada é o controle de estoque. Assim que o sistema identifica o pedido do cliente, ele reserva a quantidade solicitada para que não seja adquirida por outro usuário.

O interessante é que um software de automação comercial pode funcionar em distintas áreas da sua loja de construção. Desde a coleta de dados que são importantes, como as informações dos clientes e a emissão de relatórios.

Note que esse tipo de programa estimula a produtividade da sua equipe, pois faz com que ela gaste menos tempo com tarefas burocráticas. Além disso, melhora o relacionamento com o cliente.

Outros processos que podem receber ajuda do software de automação comercial na sua loja de construção são:

Por que investir em um software de automação comercial na sua loja de construção?

O software de automação comercial, além de facilitar e agilizar processos na loja de construção, permite que as tarefas sejam realizadas com maior segurança e menor suscetibilidade a falhas. É o caso dos cálculos, emissão e atualização de documentos.

Veja abaixo dez motivos para ter um software de automação comercial na sua loja de construção.

Aumenta a produtividade da equipe

Quando você investe em um software de automação comercial, esse é o primeiro impacto a ser percebido. Observe que esse tipo de solução trabalha em conjunto com a equipe, não necessariamente no lugar de alguém.

Desse modo, o software de automação comercial otimiza o trabalho dos colaboradores, que por sua vez conseguem realizar mais tarefas em menos tempo.

Otimiza o tempo dos colaboradores

Sabe aquele trabalho mal feito que, se tivesse oportunidade, poderia ser executado de maneira melhor? Em muitos casos, isso ocorre por falta de tempo.

O software de automação comercial permite que sobre mais tempo para que os colaboradores se dediquem às atividades estratégicas da loja de construção, como negociar com clientes ou fornecedores.

Isso é muito válido quando você deseja ter uma equipe alinhada com o planejamento estratégico, pensando constantemente em melhorias para o negócio.

Padroniza os processos

Por mais que sua loja de construção tenha processos definidos, é impossível garantir o cumprimento de todos sem um acompanhamento constante.

É nesse sentido que entra o software de automação comercial, pois estabelece regras para alguns processos e segue o que foi programado sem interferências.

Diminui a quantidade de falhas humanas

Você se sente cansado quando faz uma atividade repetitiva? Por mais que diga “não”, uma hora acaba cansando e falhando. É normal.

Mas o software de automação comercial consegue fazer isso e muito mais, com menos chances de errar, pois torna os processos padronizados e coerentes entre si.

Monitora tudo em tempo real

 

O software de automação comercial armazena dados de diferentes áreas, permitindo o aumento do fluxo interno entre elas. Torna acessível o monitoramento de dados.

Como é atualizado em tempo real, cada líder tem como acessar informações atuais de forma rápida, auxiliando na tomada de decisão.

Melhora a gestão da empresa

Quando os líderes têm à disposição, de maneira fácil e prática, informações valiosas sobre a loja de construção e suas diferentes áreas, conseguem desempenhar melhor suas tarefas.

Desse modo, eles têm meios para encontrar falhas nos processos e introduzir melhoras. Assim, o software de automação comercial consegue ser benéfico para o negócio como um todo.

Acelera a velocidade dos processos

Por meio do software de automação comercial, a execução dos processos se torna mais rápida, pois muitas tarefas passam a ser realizadas automaticamente. Além disso, as áreas estão digitalmente integradas. Quer um exemplo?

Quando o software de automação comercial para loja de construção armazena todos os dados de um cliente, como os canais utilizados para contatar a empresa e seu histórico de pedidos, isso agiliza o atendimento do vendedor, que passa a ser certeiro.

O ganho é múltiplo, pois:

Impacta positivamente na satisfação dos clientes

Aproveitando o gancho do subtópico anterior, o atendimento rápido e resolutivo por meio de um software de automação comercial é capaz de aumentar a satisfação do cliente em relação à loja de construção.

Isso contribui para a realização de novas vendas e a consequente fidelização dele. Além disso, pode estimular o marketing de influência, no qual esse cliente indica sua loja para outras pessoas, tanto de dentro quanto de fora do seu meio de convívio.

Maior confiança na análise de resultados

Um bom software de automação comercial gera relatórios periódicos para a análise da gestão comercial. Como são precisos e atualizados, aumenta a confiança na análise dos resultados.

Gestão inteligente

Note que o software de automação comercial permite que seja realizada a gestão inteligente da sua loja de construção.

Essa gestão inteligente consiste em medidas tomadas que dão subsídios aos gestores para que suas decisões sejam mais ágeis e assertivas, otimizando o negócio.

Trata-se de um movimento que possibilita respostas rápidas e constantes diante das mudanças no mercado e público, sendo extremamente positivo para manter a saúde financeira da loja de construção.

Conheça o software de automação comercial da Alterdata para lojas de construção. Solicite sua demonstração e obtenha as vantagens citadas ao longo deste artigo!

Sair da versão mobile