Ícone do site Blog Alterdata

Entenda qual o lucro médio de uma oficina mecânica

Você sabe como calcular o lucro médio da oficina mecânica? Trata-se de uma das dúvidas mais frequentes por parte dos empreendedores do segmento. Realmente essa questão é bastante importante, pois as empresas precisam ser lucrativas para que possam continuar as atividades e essa realidade não é diferente em relação às oficinas mecânicas.

Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos o que é o lucro médio, qual a sua importância, destacaremos sobre os principais custos envolvidos em uma oficina mecânica, explicaremos como o cálculo do lucro é feito informaremos sobre as diferenças entre lucro bruto e o líquido. Acompanhe a seguir.

O que é o lucro médio?

O lucro médio é uma das métricas financeiras mais importantes nas empresas de oficina mecânica. Ainda nesse posto destacaremos mais sobre essa questão. Esse indicador financeiro leva em consideração as receitas e as despesas, e também o valor que sobra após as vendas.

Vale destacar que não é uma regra fixa sobre Quanto deve ser o lucro médio de uma oficina mecânica, pois isso varia bastante conforme o empreendedor administra o seu negócio.

Qual a sua importância?

O lucro médio é uma métrica que demonstra a sustentabilidade de um negócio do ponto de vista financeiro. Por meio desse indicador, torna-se possível verificar se a empresa é lucrativa ou não e também se encontra em uma boa situação financeira.

Trata-se de uma métrica básica para a oficina mecânica. Caso seja lucrativa, ela poderá continuar as suas atividades e também terá a oportunidade de fazer investimentos em expansão do negócio, como a abertura de novas filiais, a contratação de funcionários ou mesmo a disponibilização de novos serviços no mercado, gerando ainda mais valor aos clientes.

Por outro lado, se a empresa não for lucrativa será difícil continuar as atividades da sua empresa. Isso porque as receitas não serão suficientes para financiar os custos do empreendimento, tornando inviável mantê-lo.

Como é feito o cálculo do lucro médio?

O lucro médio não é calculado somente levando em consideração as receitas e despesas empresariais. Por esse motivo, é muito importante entender o passo-a-passo de como esse lucro é calculado.

Primeiramente, deve-se levar em consideração os custos variáveis e também os fixos para estabelecer o custo final de um determinado produto ou serviço. As despesas fixas fazem referência às que não variam em cada mês. Entre elas estão os salários dos funcionários, aluguel, internet etc. Após ter a quantia total de despesas fixas, elas vão ser divididas pelo número total de produtos e, assim, será definido um percentual que contará para o produto final.

As despesas variáveis, por sua vez, apresentam oscilações. Nesse contexto, podemos considerar como variável as despesas que não estão previstas no orçamento empresarial. Entre alguns exemplos estão o custo necessário para embalagem do produto e taxas de cartão.

Por esse motivo, essas variáveis devem ser contabilizadas com um percentual médio e é preciso contar com um orçamento folgado com o intuito de cobrir os gastos necessários que não são previstos sem prejudicar o fluxo de caixa em um mês.

Desse modo, o lucro médio costuma variar em cada mês por causa dos custos variáveis. Nos períodos em que os custos variáveis forem mais altos, o lucro médio tende a diminuir. O oposto também é verdadeiro e nos períodos de redução dos custos variáveis, o lucro médio aumentará.

Quais são os principais custos envolvidos na oficina mecânica?

Diversos custos estão envolvidos nas atividades das oficinas mecânicas. Por esse motivo, é importante conhecer para que seja possível planejar o orçamento e, assim, otimizar o desempenho das finanças do seu empreendimento. Pensando nisso, destacaremos abaixo os principais custos envolvidos.

Aluguel

Trata-se de um dos custos fixos mais frequentes. Caso o local de funcionamento da empresa não seja imóvel próprio, certamente haverá esse gasto e ele acontecerá todos os meses. Por isso, é muito importante prever no orçamento empresarial.

Pró-labore

Refere-se a quantia paga aos sócios administradores pelo seu trabalho na empresa. Trata-se de uma forma de separar as contas pessoais das contas empresariais, pois evita-se a mistura delas. É uma excelente forma de organizar as finanças da sua oficina mecânica.

Materiais de escritório e limpeza

Ambos são fundamentais para a manutenção das atividades empresariais Os materiais de escritório são ferramentas indispensáveis para a execução dos trabalhos da empresa. As ferramentas de limpeza, por sua vez, ajudam a deixar o ambiente limpo e organizado.

Salário dos funcionários

É fundamental que ele seja justo, pois essa prática demonstra que a sua empresa valoriza os funcionários. Vale destacar que o aspecto financeiro é um dos principais fatores que ajudam a manter os empregados motivados. Por isso, vale muito a pena pagar salários atrativos.

Taxas de cartão

A cada pagamento que os clientes fazem por meio do cartão (seja débito ou crédito), há a incidência das taxas de cartão. Vale destacar que o valor oscila conforme cada operadora que fornece as máquinas de cartão. Por esse motivo, é fundamental buscar boas condições.

Comissões de vendas

Assim como as taxas de cartão, trata-se de outro custo variável. Cada empresa define um percentual específico das vendas para premiar os funcionários que venderam mais e ajudam a empresa a crescer.

Quais as diferenças entre lucro bruto e líquido?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. O lucro bruto é calculado somente considerando a diferença entre as receitas e as despesas. O lucro líquido, por sua vez, é mais completo e demonstra real situação financeira do negócio, pois considera o custo dos impostos e contribuições sociais.

Como funciona a margem de contribuição de serviços?

A margem de contribuição pode ser calculada por meio da diferença entre a receita de vendas e os custos variáveis, incluindo as despesas operacionais da oficina. A margem de contribuição é importante para definir os preços dos serviços. No entanto, deve-se também levar em consideração os valores praticados no mercado como balizador para os serviços.

Essa métrica é uma das mais importantes no setor das finanças da oficina mecânica. Isso porque, ela demonstra o quanto sobra para a companhia quitar as despesas fixas e ter lucro após a incidência de algumas despesas variáveis, como os impostos sobre venda e também as comissões dos vendedores. Desse modo, podemos dizer que esse indicador demonstra o grau de saúde financeira do seu negócio.

Como é possível perceber, o lucro médio é um conceito fundamental para empresas dos mais variados nichos, incluindo a oficina mecânica. Por esse motivo, é muito importante entender como é feito o cálculo e acompanhar a métrica, pois ela ajudará a verificar seu negócio está sustentável do ponto de vista financeiro e também garantir a viabilidade do seu empreendimento.

Este post na qual destacaremos sobre o que é o lucro médio de uma oficina mecânica foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas para oficinas mecânicas. Estamos no YouTube, LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram.

Sair da versão mobile