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Loja de material de construção: dicas de controle de estoque

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O controle de estoque é fundamental para um negócio de sucesso. No caso de uma loja de material de construção, seu uso estratégico ganha ainda mais importância.

A realidade é que a essência do negócio está na forma como produtos acabados e insumos são inseridos na lógica do projeto. É por isso que entender como lidar com o estoque de maneira a fazer um controle qualificado é tão importante. Com uma boa gestão você consegue ter a certeza de que a quantidade certa de mercadorias estará disponível quando necessário. Somente assim você tem como atender a demanda dos seus consumidores e ganhar mercado.

Defina um método para o controle de estoque

O método adequado será relevante para aspectos tanto operacionais quanto financeiros da sua empresa. Entre os mais indicados estão o PEPS, sigla para Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, referente ao processo em que as mercadorias saem segundo uma ordem cronológica. O PEPS é importante para reduzir desperdícios, especialmente no trabalho com produtos perecíveis.

Já o UEPS quer dizer Último a Entrar, Primeiro a Sair. Neste caso, a lógica é contrária, ou seja, a prioridade é dos produtos que entram por último no estoque, uma vez que a tendência é que tenham maior valor. O UEPS costuma ser mais útil para produtos com o prazo de validade longo.

Outro modelo bastante comum de controle de estoque é o chamado Custo Médio, no qual soma-se o valor dos produtos que já se encontram em estoque com os novos produtos. Em seguida, divide-se o que for encontrado pelo total de mercadorias. O resultado será o custo médio por produto. A ideia é que a partir desse valor a empresa defina suas prioridades.

Programe-se para o longo prazo

É preciso se preparar para dois problemas comuns em relação ao controle de estoque: a falta de produtos em momentos de maior procura e o excesso de produtos em épocas em que a saída é pequena, o chamado estoque parado.

De qualquer forma, esses problemas geram prejuízo, seja frustrando o cliente que vai procurar soluções em outras empresas, seja no próprio desperdício de recursos.

Para lidar com isso, faça um planejamento capaz de estimar as oscilações naturais do mercado. Esse plano pode ser construído a partir das datas sazonais e do próprio histórico de compras anteriores da sua loja de material de construção. O grande segredo é ser capaz de compreender os ciclos de consumo de acordo com as épocas e se preparar para novos períodos.

Atenção aos registros de entradas e saídas

Como ter a informação exata sobre a quantidade de produtos que você tem disponíveis? Controlando as entradas e saídas adequadamente. Isso ajuda, inclusive, a acompanhar a necessidade de reposição de cada ativo, fazendo com que os riscos de excessos ou faltas se tornem menores.

Observe também as trocas e devoluções, já que é possível que você considere vendas que mais tarde não se configuram e isso pode trazer prejuízos para o seu negócio.

Em relação a esse ponto, vale destacar a importância de contar com um sistema sofisticado o bastante para automatizar os registros e armazenamento dessas informações, evitando as falhas humanas e garantindo maior confiabilidade para os processos.

Pense que quanto mais preciso for esse trabalho de controle de estoque, maiores serão os benefícios para a organização como um todo.

Faça um inventário do seu estoque

É fundamental que você tenha o mapa do seu estoque. A isso damos o nome de inventário. Com ele é possível contar com uma ferramenta para qualificar a gestão dos produtos no seu estabelecimento.

Para tanto, considere todos os produtos presentes na loja e os classifique de acordo com setores e preços. Isso trará informações precisas a respeito da incidência de saída dos produtos, bem como de sua data de vencimento. E, claro, do que está fazendo o seu faturamento ser melhor ou pior. Essa é uma maneira inteligente de fazer o controle de estoque.

Existem duas maneiras de se fazer o inventário do seu estoque. A primeira delas é manualmente. Neste caso, cabe ao colaborador fazer o preenchimento do controle de estoque da loja. A segunda, mais indicada, é por meio de um sistema automatizado, que permite minimizar a incidência de erros. Dessa forma você tem como evitar que eventuais preenchimentos inadequados prejudiquem o processo como um todo.

Prepare a sua equipe

A melhor maneira de lidar com o estoque é compreendê-lo como algo que está inserido dentro de um sistema. Um colaborador qualificado para lidar com as reposições deve considerar questões referentes a:

Por isso, prepare a sua equipe de maneira que todas as atividades acima destacadas sejam executadas com o maior grau de eficiência possível. É importante que exista um passo a passo para o funcionamento ideal desse sistema. Assim, independentemente do porte da sua empresa, o mais importante é que você organize os processos e tente implantar eficiência nas ações dentro dele. Também em relação a isso, o uso de uma solução tecnológica pode ser o diferencial que a sua loja de material de construção precisa.

Conte com um sistema para auxiliar na organização do seu estoque

Perceba que todas as dicas acima citadas podem ser aperfeiçoadas se você contar com uma ferramenta que automatize os processos. Desde os registros até conferência da disponibilidade de produtos, tudo pode ser simplificado se a sua empresa trabalhar com um software específico de gestão.

Isso porque uma ferramenta de gestão robusta pode ir além de gerir um estoque. Ela é capaz de integrar todos os departamentos da sua organização e fazer com que as informações permaneçam centralizadas em um único banco de dados. A partir de então você terá como diferenciais:

Pense em como isso pode ser útil tanto no seu relacionamento com os clientes, que terão a certeza de lidar com uma empresa ágil, quanto na otimização de tarefas, o que pode fazer com que sua equipe dedique mais tempo a questões estratégicas do negócio.

Entendeu agora como aperfeiçoar o controle de estoque em uma loja de material de construção? Então conheça a solução da Alterdata, um software específico para fazer a diferença no seu negócio.

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