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Saiba como definir sua lista de produtos para papelaria

lista de produtos para papelaria

Definir a lista de produtos para papelaria é uma das principais estratégias quando se tem o objetivo de vender em qualquer época do ano.

Sabemos, no entanto, que as papelarias tendem a ter picos de vendas em certos períodos, principalmente os que antecedem as aulas.

Para não depender somente das sazonalidades e expandir as vendas para todos os meses do ano, a lista de produtos para papelaria precisa ser bem elaborada.

Dessa forma, as vendas tendem a ser maiores a ponto de servir, até mesmo, para ampliar o negócio.

Sendo assim, é fundamental que a lista tenha itens diferenciados e capazes de atender a todos os perfis de público consumidor de uma papelaria.

Continue a leitura e saiba como definir sua lista de produtos para papelaria!

Qual a importância de inovar na lista de produtos para uma papelaria?

Caderno, lápis, caneta… será que esses itens são suficientes em uma papelaria?

Muito mais do que em qualquer outro segmento, a lista de produtos para papelaria deve ser diversificada para que ela tenha sucesso nas vendas. Nós mostramos as vantagens de investir nisso nos tópicos a seguir:

Vendas durante o ano todo

A sua papelaria tem potencial para vender o ano inteiro. Por isso, é fundamental que você desapegue do conceito tradicional de um estabelecimento assim.

Se a sua papelaria só oferece artigos escolares, por exemplo, a maioria das vendas serão limitadas ao período de volta às aulas.

Quer vender bastante nos outros meses do ano? Invista em uma lista de produtos para papelaria diversificada.

Mais públicos atendidos

Quando a lista de produtos para papelaria é diversificada, o seu negócio se torna capaz de atender a novos públicos.

Além dos estudantes, que são clássicos, sua papelaria passa a alcançar escritórios, artesãos, amantes da leitura e muitos outros tipos de consumidores.

Ao investir em artigos para presentes e decoração de festas de aniversário, por exemplo, o seu negócio se torna mais abrangente. É aqui que está o segredo para garantir vendas em diferentes meses do ano.

Melhor aproveitamento das sazonalidades

As diversas datas comemorativas ao longo do ano são capazes de aumentar as vendas da sua papelaria, desde que a lista de produtos contribua para isso.

Note que os exemplos acima estimulam as vendas em seis épocas do ano. Some isso ao potencial das vendas das aulas e do suprimento constante de material em escritórios.

Como investir em uma boa lista de produtos para papelaria?

Agora que você sabe como maximizar as vendas em diferentes períodos do ano, que tal aproveitar para ampliar a sua lista de produtos para papelaria? Veja o que considerar na hora de escolher cada item:

Saiba quem são os seus clientes

E entenda quais são as necessidades deles!

Estude cada público para saber quais itens podem ser ofertados. Uma loja de rua, por exemplo, pode ter serviço de cópia e impressão.

Se a papelaria ficar em um shopping frequentado por um público de alto poder aquisitivo, pode incrementar o sortimento de serviços com uma cafeteria e livraria.

Acompanhe as tendências do setor

O setor de papelaria se renova com frequência. Acompanhe as tendências dele para saber quais são os produtos licenciados da vez e quais temas estão em alta.

Esse tipo de comportamento é essencial para atender às necessidades de consumo do público. Assim, a sua lista de produtos para papelaria estará sempre atualizada e de acordo com o que as pessoas querem.

Saiba o que a concorrência está fazendo

Aproveitando o gancho do tópico anterior, é importante ainda ver o que está funcionando para os seus concorrentes.

Não se trata de copiar, ok? O objetivo aqui é superá-los!

Tente montar uma lista de produtos para papelaria com itens vendidos pelos concorrentes e incremente com outros que eles não têm.

Faça parcerias estratégicas

Conte com bons fornecedores. Garanta que o abastecimento dos itens será frequente para não ficar na mão.

Quando for possível, peça os lançamentos assim que chegarem, para sair na frente dos concorrentes.

Quais produtos não podem faltar na lista de produtos para papelaria?

Para finalizarmos, preparamos uma lista com os produtos que são vendidos o ano todo, portanto, não podem faltar no portfólio da sua papelaria. Veja:

Presentes e lembrancinhas

Sempre tem alguém fazendo aniversário, comemorando a chegada de um bebê ou feliz porque foi promovido ou está apaixonado.

Invista, portanto, em presentes e lembrancinhas como: canecas temáticas, porta-retratos, pelúcias e outros objetos que expressam sentimentos.

Artigos para escritório

Os escritórios sempre precisam de itens de papelaria. Por isso, invista em canetas, blocos de anotações, notas autocolantes, folhas de sulfite, pastas, divisórias para arquivos e outros.

Itens de decoração para festas temáticas

Bexigas, saquinhos para lembrancinhas, caixinhas, suportes e chapeuzinhos são figurinhas carimbadas das festas. Escolha alguns temas populares e disponibilize esses itens de decoração.

Esses produtos servem para fidelizar vários tipos de clientes, desde os alunos aos funcionários de escritórios.

Materiais para artesanato e pintura

A pandemia do novo coronavírus aumentou a quantidade de pessoas que buscam por conhecimento sobre artesanato. Elas se tornaram adeptas ao “faça você mesmo”, transformando itens em fonte de renda extra.

Painéis de madeira, tintas, pincéis e diferentes papéis são utilizados no artesanato. Faça uma lista com os mais procurados e coloque-os na sua lista de produtos para papelaria.

Obras literárias de sucesso

Além dos livros didáticos e paradidáticos, separe um cantinho para disponibilizar obras literárias de sucesso. Sites como a Amazon definem a lista dos campeões de vendas.

Você pode verificar a lista e disponibilizar alguns títulos, principalmente os de romance, política e biografia.

Itens de tecnologia

Não podemos deixar de fora da sua lista de produtos para papelaria os itens de tecnologia, pois são bastante requeridos pelo público em geral: mouse, teclado, mousepad, carregador de celular, baterias, calculadoras e outros.

Quer ver outras dicas para investir no seu varejo? O blog da Alterdata tem vários artigos que mostram como otimizar a gestão.

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