NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Inteligência Fiscal

Isenção e Redução do ICMS no Paraná

1 Mins de leitura

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por meio do Decreto n° 8.660/2018 (DOE de 17.01.2018), dentre outras alterações, modifica o AnexoXI do RICMS/PR, que dispõe sobre o tratamento tributário aplicado aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional. Foi regulamentada a isenção do ICMS para as empresas enquadradas no Simples Nacional, relativamente à faixa de receita bruta, acumulada nos 12 meses anteriores ao do período de apuração, igual ou inferior a R$ 360 mil, trazida pela Lei n° 19.358/2017 (DOE de 21.12.2017), divulgada oportunamente por meio do Econet Express n° 579/2017.

Também foi estabelecido que o valor do ICMS devido pelos contribuintes optantes pelo Simples Nacional no Estado, será calculado mediante a aplicação das alíquotas efetivas, calculadas a partir das alíquotas nominais constantes das Tabelas I e II acrescentadas por esta norma no Anexo XI do RICMS/PR.

Além disso, o Estado do Paraná possibilita a redução do ICMS devido por tais empresas, e para tanto, estabelece a seguinte fórmula de ajuste do valor a ser recolhido, haja vista o disposto no artigo 18, § 20, da Lei Complementar n° 123/2006:

Powered by Rock Convert

(1-    (Alíquota efetiva ICMS PR / Alíquota efetiva LC n° 123/2006)) * 100

Sendo assim, o contribuinte paranaense optante pelo Simples Nacional deverá apurar a alíquota efetiva considerando as alíquotas nominais indicadas nas Tabelas I e II do Anexo XI do RICMS/PR, e apurar também, a alíquota efetiva na forma dos Anexos I e II da Lei Complementar n° 123/2006, e aplicar a fórmula aludida acima a fim de obter o percentual de redução do ICMS.

Fonte: Econet Editora Empresarial Ltda.

Inscreva-se na nossa newsletter e mantenha-se informado sobre os principais assuntos do ramo


Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
114 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Inteligência Fiscal

Carga tributária: sua empresa pode estar perdendo dinheiro

4 Mins de leitura
00Carga tributária. Essa expressão traz à tona uma das principais preocupações do brasileiro, especialmente os empresários. Afinal, não é nenhuma novidade que,…
Inteligência Fiscal

O que fazer quando ultrapassar o limite do MEI? Entenda aqui

4 Mins de leitura
00Para quem está enquadrado na categoria, ultrapassar o limite do MEI previsto como faturamento máximo representa uma grande responsabilidade. Afinal, esse momento…
ContabilidadeInteligência Fiscal

PIS e COFINS: entenda as diferenças e tire suas dúvidas

4 Mins de leitura
00Bem que poderia ser uma dupla sertaneja, mas PIS e COFINS são, na verdade, dois dos tributos que mais exigem atenção por…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.