Ícone do site Blog Alterdata

Inteligência Fiscal [RJ]: Prazo de entrega da DECLAN IPM 2017

Inteligência Fiscal Alterdata - DAPISEF / DCTF

Notícia somente para os contribuintes do icms do Estado do Rio de Janeiro: Trata-se do prazo de entrega da Declan.

Todas as empresas que sejam contribuintes do ICMS no Estado do Rio de Janeiro e que não sejam optantes pelo Simples Nacional devem ficar atentos a esta publicação.

Abaixo está o texto publicado, ao qual destacamos os pontos mais importantes


PORTARIA SUCIEF N° 024, DE 29 DE MARÇO DE 2017

(DOE de 31.03.2017)

Dispõe sobre a entrega da DECLAN IPM 2017, ano-base 2016, e dá outras providências.

O SUPERINTENDENTE DE CADASTRO E INFORMAÇÕES FISCAIS, no uso das atribuições legais que lhe confere o artigo 26 do Anexo X da Parte II da Resolução SEFAZ n° 720, de 04 de fevereiro de 2014,

RESOLVE:

Art. 1° A Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios – DECLAN-IPM do ano-base 2016, a DECLAN-IPM de Baixa de 2017, bem como as declarações retificadoras e de anos-base anteriores deverão ser elaboradas por programa gerador, disponível no Portal da Secretaria de Fazenda e Planejamento – SEFAZ, no endereço eletrônico www.fazenda.rj.gov.br/declan, e serão entregues, exclusivamente via Internet, pelos contribuintes enquadrados nos regimes tributários Normal, Estimativa ou Outros, observado o disposto na Seção I do Anexo X da Parte II da Resolução SEFAZ n° 720, de 04 de fevereiro de 2014.

Art. 2° O contribuinte enquadrado no regime tributário do Simples Nacional em parte do ano-base de 2016 e que, excluído desse regime, tenha sido enquadrado, nos demais períodos do mesmo ano, nos regimes tributários Normal, Estimativa ou Outros, deverá entregar a correspondente declaração à Receita Federal do Brasil – RFB, com as informações relativas ao período em que esteve enquadrado no Simples Nacional, e a DECLAN-IPM à SEFAZ-RJ, com as informações relativas ao período correspondente aos regimes Normal, Estimativa ou Outros.

Art. 3° O contribuinte que, no ano-base de 2016, esteve enquadrado somente no Simples Nacional não deverá entregar DECLAN-IPM à SEFAZ/RJ, estando sujeito apenas à entrega de declaração à RFB.

Art. 4° A entrega da DECLAN-IPM ano-base 2016 observará os seguintes prazos:

I – DECLAN-IPM Normal: até 15 de maio de 2017;

II – DECLAN-IPM Retificadora: até 22 de maio de 2017.

Art. 5° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 29 de março de 2017

MAURO FERREIRA ROSA
Superintendente de Cadastro e Informações Fiscais

Sair da versão mobile